A canção natalina mais gravada de todos os tempos

Das várias canções natalinas tradicionais, uma das mais emocionantes – e mais regravadas – é White Christmas. Composta por Irving Berlin em 1942, ela fala do cenário idealizado e comum no hemisfério norte que é uma noite de natal com neve.

Irving Berlin

Reza a lenda que White Christmas foi composta em 1940, em uma California bem quente. Berlin, que escrevia uma canção por dia religiosamente, sabia que tinha acertado e teria pedido à sua assistente para escrever, “compus uma canção no fim de semana que não apenas é a melhor canção que já escrevi, é a melhor canção jamais escrita”, comemorou.

Bing Crosby, o cantor mais famoso nos Estados Unidos nos anos 1940s, foi o primeiro a cantá-la, na noite de Natal, em 1941, apenas alguns dias após o ataque japonês a Pearl Harbor. Embora seja o maior sucesso na carreira do cantor, ele não deu nenhuma atenção especial à canção, se limitando a dizer a Irving Berlin que “não tinha nenhum problema com ela”.

White Christmas entrou como parte do musical Holiday Inn e venceu o Oscar de Melhor Canção em 1942. (Aliás, outra trivia. Irving Berlin era o apresentador da categoria e anunciou seu próprio nome, causando um constrangimento e provocando uma mudança nas regras da cerimônia. Desde então, se o artista está indicado na categoria, não pode apresentá-la, mesmo que tenha sido o vencedor no ano anterior. Mas isso é assunto para outro post!)

Irving Berlin escreveu mais de 1500 canções, várias delas consideradas clássicas. Ele já era uma celebridade antes dos 30 anos de vida (sua carreira durou 60 anos) e além de 20 musicais da Broadway escreveu trilhas sonoras para 15 filmes. Recebeu oito indicações ao Oscar, White Christmas foi a sua primeira e é uma das canções mais regravadas da história da música.

No filme, Bing Crosby, canta em dueto com a atriz Marjorie Reynolds (dublada por Martha Mears). O single vendeu mais de 50 milhões de cópias e se fixou em 1º lugar nas paradas por três meses consecutivos. A versão de Crosby ainda é considerado o single mais vendido de todos os tempos.

White Christmas consegue tocar pessoas ao redor do mundo, mesmo aos que não tem um “natal branco” ou com neve, porque a melodia desperta nostalgia em cada nota, como uma canção de ninar.

Por conta de ter sido cantada pela primeira vez logo depois do ataque à Pearl Harbor, os soldados americanos se conectaram com a canção e a letra, que fala da saudade de casa e da família, por isso ficou associada à Segunda Guerra Mundial. Crosby citava uma de suas apresentações para as tropas, com mais de mil soldados emocionados com a canção, como um dos momentos mais marcantes de sua carreira.

Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Judy Garland são apenas poucos dos inúmeros artistas que fizeram suas versões da canção. O estrondoso sucesso de White Christmas estabeleceu um mercado lucrativo que até hoje sustenta muitos artistas, que são os álbuns de natal.

É uma das minhas canções preferidas, claro. Feliz Natal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s