10 referências dos anos 1980s de Para Todos os Garotos

Se tem algo cada vez mais forte nas comédias românticas atuais é a referência pop dos anos 1980s, sejam hábitos, roupas, músicas ou filmes. Caso se perca, aqui vão algumas das citações da trilogia Para Todos Os Garotos. Não estão na ordem cronológica ou de importância.

1) Gatinhas e Gatões, no original,Sixteen Candles
Filme de estréia do diretor John Hughes, que em seguida fez o clássico Clube dos Cinco (The Breakfast Club), foi lançado em 1984. Estrelado pelos então desconhecidos Molly Ringwald e Anthony Michael Hall, o filme que custou pouco mais de seis milhões de dólares veio a render mais de 20 milhões, fazendo do diretor e seus atores, estrelas.



O filme tem várias sub-histórias hoje politicamente erradas e definitivamente desconfortáveis, mas a trama principal é sobre Samantha (Ringwald), a jovem que completa 16 anos na véspera do casamento da irmã e que é literalmente esquecida por toda sua família. Sam é apaixonada secretamente pelo garoto mais bonito da escola (Michael Schoeffling) e se mete em várias confusões na escola, quase todas provocadas por Ted (Hall), o geek de plantão.

Gatinhas e Gatões já trazia várias das futuras assinaturas de Hughes: a trilha sonora com as melhores bandas pops dos anos 1980s, Molly Ringwald (que disputou o papel com Ally Sheedy, que viria a entrar para o Clube dos Cinco) e se passava em um subúrbio de Chicago.

Como curiosidade, foi também o filme de estréia dos irmãos John e Joan Cusack. Viggo Mortensen fez um teste para o papel da paixão de Molly Ringwald, mas perdeu a posição para Schoeffling.

2) John Hughes
Um dos melhores e mais sensíveis diretores que trabalhava com jovens, John Hughes virou uma marca e dominou por uma década não apenas as bilheterias, mas Hollywood. Seus filmes eram românticos, dramáticos e engraçados e sempre retratando adolescentes. Lançou a carreira de muitos atores e é uma das principais influências culturais de autores e cineastas até hoje. Sua musa era a atriz Molly Ringwald, que estrelou Gatinhas e Gatões, O Clube dos Cinco e Pretty in Pink. Hughes assinou também Vivendo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off) e a franquia Esqueceram de Mim, além de muitos sucessos. Faleceu subitamente, do coração, em 2009.

3) Digam o Que Quiserem (Say Anything)

Dirigido por um estreante Cameron Crowe, o filme de 1989 é considerado um dos melhores sobre adolescentes e segue a formula de John Hughes. Além de Crowe, Digam o que Quiserem fez de John Cusack um sucesso e a cena em que faz uma serenata usando In Your Eyes, de Peter Gabriel, usando um rádio que segura acima da cabeça é uma das mais clássicas do cinema (e imitada em Para Todos os Garotos).

A trama também reflete com a última parte da trilogia (SPOILER ALERT), sobre a decisão da mocinha de ir estudar em uma cidade longe do herói. Para mostrar seu apoio, ele toca a canção que estava no rádio quando saíram pela primeira vez.

4) Blondie
Christine, a melhor amiga de Lara Jean é vista em Nova York usando a camiseta da banda Blondie. Blondie era formada pela vocalista Debbie Harry e o guitarrista Chris Stein e era um dos grupos mais famosos do movimento new wave, que dominou os anos 1980s. Entre seus grandes sucessos estão Heart of Glass e Call Me, essa última parte de várias trilhas sonoras de filmes.


5) CBGB

Enquanto Lara Jean quer visitar os famosos locais de cupcakes, Christine fala que queria conhecer o CBGB, clássico endereço do bar que foi o berço do punk e o primeiro palco de bandas icônicas como Talking Heads, The Ramones e a própria Blondie, para citar apenas três. Nos anos 2000s o CBGB foi fechado e hoje é o endereço da loja John Varvatos, que manteve o local parecido com o original.

6) Cartas e bilhetes

Antes da tecnologia de celulares e computadores, os meios de comunicação eram cartas, cartões (escritos à mão) ou telefones fixos. Lara Jean mantém a tradição romântica de escrever a próprio punho cartas de amor que geram a história. Também era comum entre adolescentes, deixar bilhetes nos armários de amigos ou namorados. Uma tradição lembrada nos filmes.

7) Sex and the City
A série fenômeno dos anos 1990s é homenageada de cara com John Cobertt no elenco. A maior homenagem é feita mesmo no terceiro filme, com a viagem à Nova York e SPOILER ALERT a consequente paixão que desperta em Lara Jean. As amigas com quem circula, os locais para comer cupcakes, a moda… tudo é uma referência à Carrie Bradshaw e companhia, até porque Lara Jean sonha em ser uma escritora, assim como era Carrie.

8) Jane Austen e Mr. Darcy

O maior clássico da autora inglesa atravessa gerações. Lara Jan lê Orgulho e Preconceito e até Peter Kasinsky sabe citá-lo (como o fez na festa da formatura). Jane Austen é o suprassumo do romantismo e final feliz, mesmo se sua obra tem muito mais profundidade que apenas o amor.

9) Oasis

A banda dos irmãos Gallagher se separou em 2008 e até o momento não sinaliza conciliação. Foi uma das mais importantes dos anos 1990s, seguindo uma linha melódica contagiante e oposta ao movimento grunge. A sugestão de Peter para que Lara Jean escolha do repertório deles a música dos dois demonstra que Peter é ligado ao indie rock e que, se tínhamos alguma dúvida, é um romântico.

10) A trilha sonora dos anos 1980s

Embora inteligentemente tenha evitado a nostalgia com as versões originais das músicas, as trilhas sonoras dos três filmes reúnem sucessos de Cindy Lauper, New Order e Spice Girls, entre outras. Vale conferir todas

Paramos em 10, mas poderíamos seguir em frente. Lara Jean é fã da tradicional série Supergatas (The Golden Girls), cita filmes com cenários nova iorquinos (os filmes de Norah Ephron como Mensagem para Você) e Uma Noite de Aventuras (Adventures in Babysitting), todos sucessos nos anos 1980s e 1990s. Qual a sua preferida?

2 comentários Adicione o seu

  1. IOMAN JOSE DE ARAUJO disse:

    Clube dos cinco, Gatinhas e gatoes e digam o que quiserem muito bom boas recordacoes👏👏👏👏True spandau balet muito show na hora do baile em gatinhas e gatoes showww

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s