A Broadway ficou mais triste em 2021

Depois de sofrer um ano devastador em 2020, com as portas fechadas por causa da pandemia da COVID-19, mal estava voltando “ao normal” na segunda metade de 2021 e a Broadway sofreu uma perda inestimável: Stephen Sondheim, o papa do musical moderno, faleceu em casa aos 91 anos.

É difícil até começar a descrever a genialidade de Sondheim, que era um letrista e autor de talento ímpares, assinando clássicos que estão tanto nos palcos como nas etlas. Amor Sublime Amor (West Side Story), Sweeney Todd, Gypsy, Company, Into the Woods, A Little Night Music, Assassins, Sunday in the Park With George são apenas alguns dos seus musicais. Não foi à toa que ganhou oito Tonys, sete Grammys, um Oscar (por Sooner or Later, interpretado por Madonna em Dick Tracy), um Pulitzer e um Laurence Olivier Award. Ele era a própria definição de gênio.

Suas letras e músicas eram complexas e diretas e é creditado por ter praticamente reinventado os musicais. Sua canção, Send in The Clowns, é considerada perfeita em melodia, letra e andamentos, uma das preferidas de Barbra Streisand, por exemplo.

Sua musa nos palcos foi a atriz Bernadette Peters, mas Sondheim era unanimidade entre as estrelas. Ele estreou na Broadway em como letrista de West Side Story e, em 1962, assinou a música e letras do hoje clássico e vencedor do Tony, A Funny Thing Happened on the Way to the Forum.

Por um tempo, Sondheim era o “menino prodígio” da Broadway, depois, como diz o New York Times, “titã”. Não é à toa que Jonathan Larson, como mostra o filme Tick Tick… Boom!, ao receber o apoio moral do compositor que acreditava em seu talento, sabia que chegaria onde queria. Ele é interpretado por Bradley Whitford no filme.

Mesmo com dificuldade de locomoção nos últimos anos, Sondheim celebrou os 90 anos vom muita festa (incluindo Meryl Streep entre as convidadas). Como muitos lembram, ele escreveu a linda Somewhere, um dos temas mais clássicos de Amor Sublime Amor, aos 20 anos. Sua partida será muito sentida.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s