O Espião que Não Existiu reconta uma história incrível e real

John Madden, um dos grandes diretores britânicos em atividade, autor do maravilhoso Shakespeare Apaixonado, entre outros. Seu O Espião que Não Existiu, disponível na Netflix é um filmaço clássico sensacional. Especialmente para fãs de História e espionagem. Mais ainda, reúne os dois melhores atores que interpretaram Mr. Darcy em Orgulho e Preconceito, Colin Firth e Matthew Macfadyen. Não tinha como dar errado e não dá.

A incrível história, cheia de reviravoltas e mentiras, é verdadeira. Em 1943, a inteligência britânica ousou uma improvável operação, Operação Carne Picada (Operation Mincemeat) na qual precisavam enganar os nazistas sobre o ataque dos aliados na Sicília. Em um momento em que mesmo a Alemanha encarava problemas (a Operação Valkiria estava sendo planejada e executada paralelamente), ninguém podia confiar em ninguém. É de tirar o fôlego mesmo sabendo antecipadamente o resultado.

Há muitas curiosidades no filme e John Madden sabe brincar com todas elas. Por exemplo, Ian Flemming acompanhou de perto toda ação e vemos como ele foi construindo o universo de James Bond, seu alter ego que nasceu justamente desse universo de espionagem. Além disso, a sutileza das emoções confusas, da dor da perda, dos encontros e separações reforçados por um mundo em guerra estão bem distribuidos em um filme impecável de atuações, reconstituição de época e roteiro.

Colin Firth e Matthew Macfadyen são dois grandes atores, que podem ser cômicos, dramáticos ou românticos com a mesma facilidade. Não foi à toa que ambos nos renderam o melhor herói do universo de Jane Austen, como seguem se superando em seus trabalhos atuais, Colin em The Staircase e Matthew em Succession. O duelo artístico dos dois é um deleite. Apoiados pelas maravilhosas Kelly Macdonald e Penelope Wilton, o grupo fica imbatível.

Mais tarde falarei mais do filme, aqui evito os spoilers. Mas fica a recomendação para vê-lo e revê-lo. Uma excelente chance em tempos de tão raras ofertas de qualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s