Por que não conecto com Galadriel?

Eu amo a trilogia de Peter Jackson, O Senhor dos Anéis assim como curti O Hobbit. Mas estou lutando com a série O Senhor dos Anéis – Anéis do Poder. E me sinto culpada.

É impossível para mim “não gostar“, porque sou fã de J.R.R. Tolkien, mesmo estando longe de dominar seu universo. Portanto minha reação é superficial, sem antecipar as obras na qual a série foi baseada ou antecipar o que pode acontecer.

A série é a mais cara de todos os tempos, com valor de produção inegável e superior a qualquer outra, mas ainda assim cai no vazio. Tem narrativa lenta, abusando de slow motion, que demanda muito compromisso e vontade de se importar (ainda mais que sabemos a conclusão da saga). Citam nomes de personagens conhecidos, traçamos fatos paralelos, a trilha sonora é linda, assim como figurinos e fotografia. Ainda assim, Anéis do Poder faz dois erros crassos para mim no elenco e na construção de personagem. Justamente na supostamente heroína da saga: Galadriel.

Galadriel é INSUPORTÁVEL. Arrogante, quase sociopata ela não se relaciona com ninguém que não seja útil para sua vendetta (vingar a morte de seu irmão). Adora humilhar os outros lembrando que ela é “superior”. É a “Karen”, o termo que é código na cultura americana atual sobre mulheres (brancas) tóxicas.

A personagem é completamente desconectada com (quase) todos. A atriz Morfydd Clark é linda, mas não tem ainda a força de segurar a liderança de uma história tão intricada, uma personagem tão profunda e uma responsabilidade tão grande como a que tem nos ombros. Ela é o ponto fraco de toda produção e com isso atrapalha um conteúdo que tinha tudo para ser uma febre cultural, transformando a série em mero “sucesso”. É pouco.

Tudo em Galadriel me irrita. Por exemplo, no último episódio, ao ver a explosão do vulcão, lá está ela de novo indiferente às pessoas ao seu redor, apenas em slow, esperando ser engolida pela fumaça enquanto o resto tenta se ajudar para escapar do fogo. A elfa não se preocupa em salvar vidas, apenas em ter em exército para atacar Sauron. Sem mencionar que impede Halbrand de atacar Oren para minutos depois ameaçar o vilão. Aliás, ele foi quem deu a melhor resposta à ela, friamente, a expondo como hipócrita.

Injusto da produção ter feito isso com uma atriz ainda imatura. Só não desisto da série porque amo a proposta da história. Mas estou com preguiça e desapontada. No meu livro, é um fracasso diante dos bilhões investidos, mas quem sabe ainda recupera?

47 comentários Adicione o seu

  1. Lilian disse:

    Não conecta porque , além do que apontou, ela é uma chata e não tem charme nenhum. Péssima escolha para Galadriel.

    Curtir

      1. Melkides disse:

        Vc disse tudo que eu estava pensando. É exatamente isso. Parabéns pela bela análise.

        Curtir

  2. srjuliodx disse:

    Pensei que eu fosse o único que achava essa Galadriel sem sal.

    Curtir

    1. Estamos juntos. Tentei muito, mas não consigo!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Roger Gaulês disse:

        Você fez uma analise muito sensata e compartilho das mesmas impressões…quando a trilogia de LOTR de Peter Jackson foi lançada as atuações foram impecáveis, passando toda noção ao espectador de algo vivido por incontáveis eras antes…, os personagens impactavam, possuindo uma espécie de aura divina onde o peso dos milenios permeavam toda a narrativa épica da saga…, Nessa série atual tudo parece meio fake e resumido! O carisma dos personagens principais e no geral é baixo, alguns absurdamente desnecessários…. Emboa a produção cara, pode ser que msis a frente melhore, pois até o momento dá pra resumir com aquele dito wue diz, belas molduras não salvam quadros ruins!!!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Melkides disse:

        Acho que a proposta da série vai ser fazer Galadriel ir amadurecendo até chegar a ser a Galadriel dos filmes. Ou próximo a isso.

        Curtido por 1 pessoa

      3. Pode ser sim, mas até o momento ela está difícil de se conectar

        Curtir

    2. Guilherme Lima disse:

      Se conhecesse a fundo as obras de Tolkien, teria um melhor entendimento da Galadriel jovem e impetuosa. Por mais que seja difícil, o verdadeiro exercício de entendimento dessa série, é não usando apenas as obras do Peter Jackson como base absoluta. Quanto à cena do vulcão, me impressionou sua ingenuidade de achar que era uma indiferença aos demais, sendo que trata-se apenas de uma cena de impacto que reflete a dor dela, por saber que tudo que imaginou, estava se concretizando. Enfim, análises rasas são para as massas. Acho que você pode muito mais, assim como a sua expectativa em relação à obra.

      Curtir

      1. Thiago Pereira disse:

        Perfeito posicionamento Guilherme! Quando o texto começou com ‘curti o Hobbit de PJ’, eu já sabia da parcialidade do conteúdo seguinte, provindo de quem não leu os livros… Infelizmente esse desânimo dela (e de tantos outros) é pelo simples fato de serem pessoas que não leram os livros e se baseiam inteiramente nos filmes. O roteiro fraco da série é inquestionável, mas o que eu só ouço falar é da Galadriel Guerreira (que por acaso, realmente existiu).

        Curtido por 1 pessoa

      2. Por isso foi importante esclarecer

        Curtir

      3. @thiago, não tenho problema com ela ser guerreira e badass. O que acho é que a arrogância dela, sempre querendo falar com o chefe e jamais aceitando opinião contrária a dela, a indiferença de não querer ajudar ninguém (nem mesmo quando o vulcão explode) deixa a personagem antipática e distante

        Curtir

    3. Saulo disse:

      Concordo em partes, pq vc ainda viu muitas vantagens, já pra mim nada se aproveita, e como leitor de todo o Legendarium, minhas percepções são ainda piores, há quem se apegue a algumas citações dela sendo guerreira, mas isso está longe de ser oq ela representa na história dos livros, ainda mais na 2° Era onde ela já era a Elfa mais sabia da Terra Média, discípula de uma Maia, casada, mãe e altamente poderosa na magia, essa Galadriel guerreira, imatura, arrogante e impulsiva é de fazer os olhos sangrarem.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Rodrigo disse:

    Uma análise ótima, principalmente sobre a Galadriel. Ainda adiciono: diálogos em cenas que parecem intermináveis. Confesso que às vezes dou uma “acelerada”. Sobre o casting, realmente…terrível.

    Curtir

    1. Faço o mesmo!!!! Não aguento os slow motions

      Curtir

      1. Diorgenes C. S. disse:

        Concordo inteiramente com o texto. Faço das suas palavras as minhas. Porém, acho que a personagem, nesta adaptação, responde a uma proposta feminista. Um modelo de mulher “forte”, “independente”, que não se sujeita à vontade de ninguém, nem do próprio rei. No entanto, é alguém que cede aos anseios e emoções mais primitivos, o desejo de vingança e o ódio. Deixando-se ser consumida por esse ódio, a ponto de violar princípios morais. Não há nada de heróico nela no sentido clássico, a não ser a valentia, a qual não tem motivação nobre. Ela se mostra como a representação da obsessão decorrente do luto não elaborado. Quando questionada sobre o porquê de toda sua ação, ela responde: “Porque há uma tempestade em mim.”.

        Desta adaptação, o melhor personagem, na minha opinião, é o Adar. Pois ele é o espelho da Sombra. Mesmo diante de Galadriel, expondo a ela sua face mais obscura, foi necessário o Halbrand entrar em cena.

        Talvez, os produtores tenha realmente a intenção de atribuir certa vilânia à personagem. Ou, fazê-la “amadurecer” ao longos dos eventos da série.

        Curtido por 1 pessoa

    2. Diorgenes C. S. disse:

      Concordo inteiramente com o texto. Faço das suas palavras as minhas. Porém, acho que a personagem, nesta adaptação, responde a uma proposta feminista. Um modelo de mulher “forte”, “independente”, que não se sujeita à vontade de ninguém, nem a do próprio rei. No entanto, é alguém que cede aos anseios e emoções mais primitivos, o desejo de vingança e o ódio. Deixando-se ser consumida por esse ódio, a ponto de violar princípios morais. Não há nada de heróico nela no sentido clássico, a não ser a valentia, a qual não tem motivação nobre. Ela se mostra como a representação da obsessão decorrente do luto não elaborado. Quando questionada sobre o porquê de toda sua ação, ela responde: “Porque há uma tempestade em mim.”.

      Desta adaptação, o melhor personagem, na minha opinião, é o Adar. Pois ele é o espelho da Sombra. Mesmo diante de Galadriel, expondo a ela sua face mais obscura, foi necessário o Halbrand entrar em cena.

      Talvez, os produtores tenha realmente a intenção de atribuir certa vilânia à personagem. Ou, fazê-la “amadurecer” ao longos dos eventos da série.

      Curtido por 1 pessoa

  4. Marcos disse:

    Eu espero toda sexta só para vê-la

    Curtido por 1 pessoa

      1. Lilian disse:

        Aliás, todo o castigo é muito ruim, exceção feita a Arondir, Elrond e os anões. Númenor é horrível, totalmente kitsch , o roteiro, francamente, é péssimo não faz sentido. Vejo quase que por obrigação mas a série toda até agora é ruim. Em matéria de encanto , beleza e ótima história e elenco recomendo The Sandman. Até Isildur virou um pateta. Tanto dinheiro para tão pouco.

        Curtido por 1 pessoa

    1. Alex Mc disse:

      Nós meu amigo, nós 👏😏🌹

      Curtido por 1 pessoa

  5. Lilian disse:

    Dizia casting. Melhor elenco mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Ulisses Figueiredo disse:

    Perfeito. Aqui todos nós simplesmente ODIAMOS essa Galadriel supremacista. É de longe a pior personagem… Sem expressão. Até mesmo o Théo é um personagem que entregou mais.
    Sem comentários pra ela dizendo que o amigo Elrond “conspirou” pra ela ser mandada embora. Egocêntrica

    Curtido por 1 pessoa

  7. Chris disse:

    Você se conecta com a Galadriel perfeita, etérea do filme.. não com a Galadriel em processo de aprendizagem. Kkkk

    Muito audácia.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Regis disse:

    Galadriel é uma elfa com alguns milhares de anos que nasceu na idade das árvores.
    Ser arrogante é um sinônimo da maioria dos elfos, vocês queriam que ele fosse a Lúthien, mas está é outra história..

    Curtir

  9. Raphael Rangel disse:

    Gente , minha opinião. Acredito que a direção e produção da série não iria cometer esses erros justamente com a protagonista. Como muitos já disseram aqui , foi gasto muito dinheiro e tem muita gente boa envolvida ali. Muitas temporadas pela frente teremos pra tirar conclusões melhores a respeito de como desenvolverão esse temperamento , realmente , meio que insuportável da galadriel. Estamos na segunda era . E até os elfos passam por seus processos de aprendizagem. Tenho certeza que com o passar da história e o desenrolar da trama , ela irá amadurecer e perceber que ela não está no centro do universo.
    Mas se eu estiver errado , realmente será um grande desperdício , pois ela no momento parece uma adolescente mimada .

    Curtir

  10. Ana Chrystina disse:

    No universo de Tolkien, os elfos não possuem sentimentos humanos. Elfos se consideram uma raça superior e isso sempre foi bem claro em todos os livros, não é somente algo da Galadriel. É possível perceber a questão sentimental dos elfos quando o Gandalf “morre”. Enquanto todos lamentam e choram, Legolas começa a entender o sentimentos que os humanos possuem.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Alex Mc disse:

    Me permitam discordar em grau, gênero e número. A atriz domina quando está em cena, sua obsessão e força são molas mestras de cenas emocionantes. Aliás o elenco está sensacional. Mas esta atriz é uma deusa, uma surpresa positiva.

    Curtido por 1 pessoa

  12. João Luis disse:

    É notório que há algumas falhas na direção e nem tanto na atriz.

    Curtir

    1. João Luis disse:

      A série está galgando com uma certa relutância, mas está desenvolvendo. A atriz está dando o seu melhor, nada de errado. O grande problema é que sempre irão comparar com a trilogia do senhor dos anéis ou Hobbit. Grande erro.

      Curtir

      1. Regis disse:

        Criticam a série e elogiam o Hobbit!
        O filme pode ser bonito..
        Mas, é inferior (muito) ao livro..
        Na minha opinião a obra prima de Tolkien!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Eu só li o Senhor dos Anéis, por isso deixei claro que estou falando da série apenas

        Curtir

  13. Verdade seja dita disse:

    De novo o mesmo problema da famosa ” lacração ” da nisso ! O pessoal já deveria ter aceitado que se fizer um filme com os moldes tradicionais será igual a sucesso , agora tente lacrar com qualquer bobagem da modernidade de hoje e lá vai milhões de dólares no lixo e uma legião de insatisfeitos ( como nós todos aqui ) . Criar algo novo é aceitável até o ponto em que tentem criar algo que não existe ( no caso aqui uma Galadriel que dá tapa na cara de reis e sai cagando pra tudo e todos ) . Não adianta ! Sei que a personagem é forte e uma líder , mas não é o que se apresenta na série em que ela aparece metida, arrogante , insensata, insensível, sem tato , etc etc e etc . Seriam tantos os adjetivos que perdi a vontade já no segundo episódio !
    Melhor ter ido ver o filme do Pelé !

    Curtido por 1 pessoa

  14. Beto disse:

    Eu acho engraçado que a galera reclama exatamente do ponto forte da narrativa dos livros. As coisas acontecem devagar, são lentos… quando a personagem principal lembre que nós filmes em algum momento ela diz que não aceita o fardo do anel “oferecido por Frodo” exatamente por saber que existe muita escuridão dentro dela. A série vem trabalhando isso. Quanto a Elfa ser Branca, loira etc a personagem dos filmes também é assim.
    A série tá linda, super produção. A maioria dos fãs apaixonados. Quem reclama em sua maioria é quem quer a agitação de GOT. São séries e enredos totalmente diferentes e de dinâmicas totalmente diferente.
    Se a série tá ruim pare de assistir enfim.

    Curtido por 1 pessoa

  15. MAURICIO DA SILVA PINHEIRO disse:

    Concordo com tudo que vc falou realmente e uma personagem difícil de gosta

    Curtir

  16. Cassius Di Cianni disse:

    Quero crer que é intencional e que o autor pensou num arco onde a Galadriel amadurece e se torna muito melhor e mais digna. Quando a Amazon comprou os direitos foi feito um compromisso de produzir pelo menos cinco temporadas. Tem tempo para a personagem crescer.

    Curtir

  17. Anderson disse:

    Quanta groselha que escreve, esta esperando uma dondoca para uma guerra? Guerras tem os peões, mesmo que o enredo esteja modificado a produção é boa, e o trama em cima da Galadriel esta sendo bem abordado, esquece que fala da mais nobre guerreira e mais bela elfa, que peitou feanor. Então falamos de uma elfa fodastica, e os acontecimentos atuais são quase duas eras inteiras após seu nascimento e mais se 2500 anos antes dos enventos do Senhor dos anéis. Acontece que se ódio resulta não entender um personagem com tanta história e profundidade. Nesse ponto ai Galadriel viu mais guerras e perdas do que verá nos próximos quase 3000 após.
    A Galadriel do senhor dos anéis esta dentro de uma realidade totalmente diferente da Galadriel das duas eras anteriores, que é uma paz passageira.

    Curtir

  18. Gui disse:

    Está é a ideia, oras…

    Curtir

  19. francoisilva disse:

    Meus parabéns. Eu tentei engolir a história da “caminhada da heroína” mas não dá… Eu não consigo projetar essa GALADRIEL como a Senhora dos bosques de Lothlórien num futuro ainda que tão tão distante. Eu pouco me lixei se tinha elfo negro mas agora sou obrigado a acreditar que o elfo negro é o que mais se parece com um elfo de Tolkien nessa série.

    Curtir

    1. Anderson disse:

      São apenas quase 3000 anos que separam uma da outra, melhor se interar da história.

      Curtir

    2. Anderson disse:

      São apenas quase 3000 anos que separam uma da outra, melhor se interar da história.

      Curtir

  20. Cristiane disse:

    Eu tbm acho ela muito arrogante, diferente da Galadriel do filme ( Cate Blanchett) . Pra mim parecem duas Galadriels totalmente diferente uma da outra! Essa Galadriel da série é chata, arrogante e narcisista .

    Curtir

Deixe um comentário