A história de como uma espionagem mal feita derrubou a presidência de Richard Nixon e rendeu livros, documentários, séries e filmes que confirmam a fascinação atemporal dos americanos pelo tema. Não é por nada, a história é tão absurda que inicialmente foi recontada em formato de drama (Todos Os Homens do Presidente), depois na ótica de pessoas envolvidas com a história (Gaslit), mas, com o tempo, o que era estranho e confuso passou a ser encarado como bizarro e até grotesco, cômico, sem dúvida. Como um presidente americano confiou em homens tão desqualificados para uma simples escuta e perdeu o mandato? Talvez por tentar responder de forma corretamente irônica, a excelente Os Encanadores da Casa Branca (The White House Plumbers) seja uma das melhores versões da história.

A série da HBO tem grife de ponta a ponta: da mesma equipe de Veep e com um elenco de estrelas liderado por Woody Harrelson e Justin Theroux como os inépitos E. Howard Hunt e G. Gordon Liddy. Quem viu Gaslit, da Lionsgateplus, que era estrelado por Sean Penn e Julia Roberts, focando em Margaret Mitchell, já ficou completamente atônito dos erros grosseiros dos dois homens responsáveis pela empreitada. Com texto assinado por Alex Gregory e Peter Huyck, que já nos fizeram rir por anos com a premiada série da HBO sobre a Vice Presidente Selina Meyer (Julia Louis Dreyfus) esses dois parecem mais dois personagens da imaginação da equipe, mas, como eles ressaltam nos créditos, são super reais!
Sim, gente, mesmo muita coisa sendo “aumentada” para narrativa, 90% do que está sendo contado é a pura verdade. E a parte mais divertida e esperta da produção da HBO é a de humanizá-los, nos levando para a vida familiar da dupla, com suas histórias pessoais e motivação. É difícil decidir quem está melhor – Woody ou Justin – mas fico com a maravilhosa Lena Headey, no papel de Dorothy Hunt. Depois de anos nos fazendo chorar e odiá-la como Cersei Lannister em Game of Thrones, ela está delireantemente perfeita e divertida na dobradinha com Woody Harrelson.


Para quem não lembra ou não conhece a história que se passou há mais de 50 anos, assessores do Presidente Nixon contrataram uma equipe de espiões para invadir os escritórios do Comitê Nacional Democrata no Watergate Office Building, em Washington DC para colocar escutas na sala e ajudar a garantir uma vitória na campanha de reeleição do candidato republicano Richard Nixon, em 1972. Eles foram pegos, as investigações foram revelando os bastidores da presidência e por fim, sem credibilidade e sob pressão, Nixon renunciou ao cargo. Se ele achava que a mancha do seu legado era o fato de ter cometido o crime, ficou pior. Agora é alvo de piadas inevitáveis sobre o fato.
Pelas atuações, pelo humor e mais ainda pelo absurdo de ser uma história verídica fazem da minissérie uma grande opção de entretenimento. E, se quiser saber ainda mais detalhes, confira Gaslit (Lionsgate Plus) e Todos Os Homens do Presidente (HBO) também. Política, com distanciamento, rende um material muito rico para risadas.

