Falta pouco para embarcarmos novamente na sátira sensacional da vida de Catarina, a Grande, com a série The Great. Embora as gravações sejam na Itália, não na Rússia, boa parte da trama se desenrola em um dos lugares mais bonitos do país: o Palácio de Catarina, ou, como é conhecido também, o Grande Palácio (The Great Palace). Em estilo rococó, fica na cidade de Tsarskoye Selo e era a residência de versão da monarquia russa. Enquanto houve uma…


Embora tenha o nome da Grande, foi outra Catarina – a primeira – que ergueu o palácio. Antes da construção atual, havia apenas uma casa de madeira de um andar, em um estado de total abandono, ao lado de outra casa de madeira com dois cômodos, que, depois de restauradas, serviram como residência temporária para Catherine Alekseyevna, segunda esposa de Pedro, o Grande. Como gostava do local, a imperatriz mandou construir um palácio – de tijolo – exatamente no meio do jardim, com dois andares, e 16 quartos cada pavimento. Para decoração, escolheu seguir o estilo holandês favorito do czar. Quando ficou pronto. em 9 de agosto de 1724, festejaram em estilo com toda a corte.
Porém, após a morte de Catarina I, em 1728, a propriedade voltou ao desuso eaté que A imperatriz Elizabeth (tia de Pedro III) decidiu recuperá-lo, transformando o palácio em referência de opulência. Apenas a fachada tem mais de 10 kg de ourou, para destacar as estatua e detalhes da construção. A imperatriz queria rivalizar com Versaille e amava luxo e festas, super ciente do efeito que causava aos visitantes embasbacados com tanta riqueza. Historiadores ressaltam que enquanto os nobres viviam no esplendor, os camposneses – que sustentavam a economia com trabalho forçado e pagamento de impostos, eram negligenciados.

Na série, o período do reinado de Peter III e maior do que realmente foi (apenas seis meses e após a morte de Elizabeth), portanto não teria ficado muito tempo no palácio como fica. Não importa, a série toma “liberdades” abertamente. Quando assumou a Coroa sozinha, Catarina II (a Grande) precisou lidar com as contas pesadas que ‘herdou’ da antecessora, e nos primeiros anos de seu reinado foi mais do que econômica, apenas quando melhorou o qadro é que pôde gastar em sua residência favorita, ampliando jardins e adornos externos e internos.
De todas as residências de campo, o palácio era o preferido de Catarina II, que sempre passava o verão no local. Sempre comemorava seu aniversário – 28 de junho de 1763 – no Palácio, e viveu quase todos os eventos principais mostrados em The Great.
Após a morte de Catarina, seu filho Paul (que a odiava com força) praticamente abandonou o palácio que só recuperou sua reputação original de beleza e esplendor no reinado do neto dela, Czar Alexander I foi coroado. Será que veremos nas temporadas 4 e 5?
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
