No mesmo ano em que Siouxsie Sioux voltou aos palcos, a banda Garbage lançou em abril um cover – até agora definitivo – de um dos maiores sucessos de Siouxsie and the Banshees: Cities in Dust. Não desaponta.
A influência do visual e da música de Siouxsie em artistas que cresceram nos anos 1970s e 1980s é inegável e Cities in Dust é um dos seus “hinos”. Faixa de abertura do álbum Tinderbox, de 1986, foi a primeira música do show também no Brasil, no ano seguinte. O álbum, um dos melhores e mais populares da banda, tem outros sucessos como Candyman e Cannons, mas nada que se iguale a essa canção que lembra a tragédia de Pompéia, de 79 DC, quando a erupção do vulcão Vesúsio “destruiu” duas cidades na Itália: Pompéia e Herculano.
As duas cidades literalmente ‘desapareceram’ por milênios até serem “reencontradas” por acaso cerca de 1600 anos depois, em 1748. Um cemitério assustador, nas escavações encontraram corpos das vítimas transformados em estátuas de terra que é o que Siouxsie canta nas letras. A cantora ficou chocada com o que viu quando visitou o lugar. “Encontramos você escondido, encontramos você deitado / Engasgando na terra e na areia / Suas antigas glórias e todas as histórias / Arrastadas e lavadas com mãos ansiosas”, ela reflete.

E é isso mesmo. Na época os corpos ficavam espalhados pela cidade – que é uma atração turística protegida pela UNESCO – mas há alguns anos foram retirados para garantir sua conservação (ficam em um museu). O desastre natural de Pompéia é uma dos registros mais trágicos da História, com milhares sendo soterrados vivos pela lava do vulcão. Seus corpos foram encontrados do modo exato como foram atingidos pela erupção e com isso possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga. Estive duas vezes em Pompéia, que segue sendo escavada. É realmente muito impactante.
Mais do que os restos, o que fascinou Siouxsie foi o fato de que pessoas e sua civilização foram reduzidas a nada em poucos minutos, por isso ela ressalta como a sensação de superioridade e segurança são irreais. Em outras palavras, precisamos apreciar o que temos quando tempos pois em segundos tudo pode virar, literalmente, pó. No caso, nos anos 1980s, a mensagem era também uma alusão ao risco e medo de uma Guerra Nuclear. “Há muito turismo lá, mas o lugar em si transcende tudo isso’, ela disse na época.
Cities In Dust se provou imediatamente como um dos hinos de uma geração e foi usado em vários filmes e séries. De A Maravilhosa Sra. Maisel a Gossip Girl, Gilmore Girls e 13 Reasons Why, entre outras. No filme Out of Bounds, de 1986, a banda faz uma rápida aparição cantando o sucesso. Claramente foi uma das influências para Shirley Manson e Garbage. Vale ouvir e muito alto!
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário Adicione o seu