Bandas ou artistas femininas no universo masculino do rock, do hard ou punk rock, não era comum. Aqui no MiscelAna adoro resgatar as mais icônicas que venceram preconceito e outros desafios ainda maiores para se destacarem, como as irmãs Wilson da banda Heart, as Go-gos, Siouxsie Sioux, Blondie, ou Pat Benatar, entre outras. Uma das pioneiras e mais influentes nem sempre é lembrada com a frequência merecida: Suzi Quatro. Por isso, ao fazer a nova playlist para o Dia Mundial do Rock em 2023, comecei com ela e a canção The Wild One. No dia 14 de julho de 2023 lançou um novo single con KT Tunstall, Truth is My Weapon.
Susan Kay Quatro tem hoje 73 anos (nasceu em 3 de junho de 1950) e ainda está na ativa. Além de vocalista, era baixista de sua banda, mas embora seja americana, sua carreira foi maior no exterior do que no seu país. Seu primeiro álbum chegou às lojas há 50 anos, em 1973. Desde então, vieram outros 26 com clássicos como The Wild One, Stumblin’ In e Your Mama Won’t Like Me, entre outros. Como atriz, esteve no elenco na sitcom Happy Days (e é tia da atriz Sherilynn Fenn, de Twin Peaks), sendo que mesmo sem ser gigantesca nos EUA, em 2010 foi eleita para o Rock and Roll Hall of Fame.

Suzy sempre citou Elvis Presley como sua maior influência, após vê-lo na TV quando tinha apenas seis anos. Tendo recebido treinamento clássico para tocar piano e percussão, aprendeu sozinha a tocar baixo para entrar na banda de sua irmã. Também tocou bateria e percussão na banda de jazz de seu pai, e ninguém jamais duvidou de sua aspiração de ser artista.
Um de seus maiores hits é a canção The Wild One, de seu segundo álbum, que fez sucesso também nos Estados Unidos. A canção foi usada na trilha sonora do filme The Runaways justamente por ter sido uma das principais influências musicais da banda e de Joan Jett.
Escrita e produzida por Mike Chapman e Nicky Chinn, que se inspiraram na aitude de Suzi no palco para escrevê-la. “Fiz parte da cena do glam rock, mas não acho que o glam rock foi transferido para os EUA. Eu toquei muito no rádio com ‘All Shook Up‘ e ‘Skin Tight Skin‘ e ‘ Can The Can‘ ficou na extremidade inferior, mas meu maior sucesso foi um disco de country rock, ‘Stumblin’ In‘,” ela reconheceu anos depois. Recomendo ‘descobri-la’ !
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
