Jane Birkin: a beleza, a moda, a música

A morte de Jane Birkin, aos 76 anos, está em todas as rodas de notícias. Depois de lutar anos contra o câncer, ela faleceu em Paris. Atriz, modelo e cantora, Jane foi um dos rostos mais idolatrados nos anos 1960s, claro, graças à sua beleza e talento.

Embora seja associada à cultura francesa, ela nascida na Inglaterra e estreou no cinema em uma pequena e marcante cena no clássico Blow UpDepois Daquele Beijo. Ficou lendária por conta de seu casamento com Serge Gainsbourg, com quem viveu por 11 anos. Juntos gravaram um álbum com a (na época) chocante Je T’Aimes, Moi Non Plus. Ela também é a musa de uma das bolsas mais famosas e caras da Hèrmes: a Birkin. Portanto de todos os ângulos, Jane Birkin era um ícone.

Jane nasceu no alto círculo intelectual londrino, filha da atriz Judy Campbell, musa do escritor Noël Coward. Seu pai, David Birkin, foi tenente-comandante da Marinha Real e espião durante a Segunda Guerra Mundial. Se destacou desde que começou sua carreira de atriz, ainda aos 17 anos. Sua fama ficou definida quando estrelou um filme ao lado de Brigitte Bardot, Se Don Juan Fosse uma Mulher, em 1973.

Antes de se casar com Gainsbourg, com apenas 21 anos, Jane já tinha se casado e divorciado do compositor John Barry, pai da primeira de suas três filhas (tem Charlotte com Gainsbourg e outra do terceiro casamento). É mentira que tenham gravado Je T’Aimes, Moi Non Plus na cama , mas a versão da história ‘pegou’ e ela lamentava e ria ao mesmo tempo de saber que sempre que se falasse nela, citariam a canção.

Já a bolsa da Hèrmes também rende histórias. Hoje ainda considerada a mais cara do mundo, foi criada em 1984 pelo executivo-chefe da marca, Jean-Louis Dumas, depois de viajar ao lado de Jane entre Londres e Paris e ouvi-la reclamar de nunca encontrar uma bolsa de couro que gostasse, por isso usava de palha. Assim uma maleta de couro preto, inspirada em um design da Hermès de 1900. Em 2015, a atriz se desentendeu com a Hèrmes por conta do uso de pele de crocodilo em algumas versões, pedindo que tirassem seu nome porque ela apoiava a PETA.

A vida de Jane Birkin sempre foi marcada pela originalidade e ousadia, assim como tristeza. Sua filha com Barry faleceu em 2013, depois de cair de seu apartamento em Paris. Em 2021, Jane sofreu um derrame, mas aparentemente tinha se recuperado. Foi encontrada morta em sua casa, em Paris. O carinho dos fãs confirmam sua passagem ímpar na Cultura mundial. Descanse em paz.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário