A linda voz de Tony Bennett

Chamar Tony Bennett de lendário não é exagero. A carreira do artista americano atravessou gerações, gêneros e fez dele um dos cantores mais populares da história do entretenimento. Frank Sinatra famosamente declarou que Tony era seu cantor favorito. Pouco antes de falecer, Amy Winehouse se emocionou de gravar com ele, seu ídolo desde criança. Com Lady Gaga ganhou prêmios com os álbuns que gravaram juntos. Tony faleceu hoje, em Nova York, aos 96 anos. No dia 3 de agosto completaria 97. Embora a família não tenha divulgado, ele foi diagnosticado com Alzheimer em 2016 (seguiu cantando até 2021).

O alcance vocal de Tony, assim como sua rouquidão, eram suas assinaturas. Sempre preferindo manter o acervo focado em clássicos americanos, suas versões para I Left My Heart In San Francisco e The Way You Look Tonight são insuperáveis. Sua carreira cobriu 80 anos e rendeu 20 Grammys. Filho de imigrantes italianos, seu nome era Anthony Dominick Benedetto, sempre quis seguir carreira artística. Além de cantar, era pintor. Explodiu em 1951, quando gravou Because of You. Dali seguiu sempre adorado por colegas e críticos. Engajado politicamente, apoiou o movimento pelos direitos civis e participou das marchas de Selma a Montgomery em 1965, e se recusou a se apresentar na África do Sul da era do apartheid.

Assim como Sinatra e Elvis Presley, a popularidade de Tony foi reduzida com a ascensão do rock, um período que o vício em drogas foi marcante em sua vida pessoal. Nos anos 1980s ele voltou a ser requisitado, ganhando mais Grammys e insistindo no Jazz. “Música boa é boa música”, disse uma vez. “Não estou preocupado se alguém que me ouve é velho ou jovem. Eu canto boas canções, ótimas canções, escritas pelos melhores compositores. É esse tipo de qualidade que as faz durar. Acredite em mim, as pessoas cantarão essas canções para sempre.”

Ele amava cantar. Sua última apresentação foi em 2021, ao lado de Lady Gaga.

“A vida é um presente – mesmo com Alzheimer”, escreveu na época. E ela nos presenteou uma das vozes mais lindas de todos os tempos. Rest in Power.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário