O filme Barbie, graças à qualidade e uma massiva campanha de marketing coloca em pauta um dos dramas mais complexos para uma mulher: equilibrar feminilidade e feminismo. Se os homens topassem apostar na equidade, haveria menos sofrimento, mas, como são as coisas, partimos para o binário. Algo que o filme de Greta Gerwig endereça com humor e inteligência. O monólogo de America Ferrera, já destacado nas redes sociais me lembra um dos melhores hinos sobre o dilema, claro, assinado por Madonna.
Com What It Feels Like For A Girl, do álbum Music (mais uma vez comprovando o pioneirismo da rainha, que acertou na mosca 22 anos antes), Madonna reflete os paradoxos esperados de uma mulher e para uma mulher. A letra abre com ela provocando que tudo que os homens querem saber é ‘Qual é a sensação de uma garota?’ e, segundo ela mencionou na época, sua inspiração foi Britney Spears. Britney iniciava seu processo de conflitos com fotógrafos e críticos.
Em 2001, Madonna, que por várias décadas só tinha na Princesa Diana uma rival na indesejada pessoa mais fotografada do planeta, já estava em um momento de vida de maturidade e controle, identificou a dor da fama na jovem cantora americana. Também estava em um momento pessoal de decisão (e julgamento). Grávida de seu segundo filho, Rocco, ela ainda não era casada com o pai dele, o diretor Guy Ritchie e, para se unir a ele, precisava se mudar para Inglaterra. Foi que acabou fazendo, mas toda pressão nos ombros das mulheres a fizeram parar para refletir.
O ponto de partida é inverso da pergunta que abre a canção: por que os homens sentem medo de uma mulher forte, independente e segura? A frase de abertura, na voz A voz no início da música é a de Charlotte Gainsbourg, no filme controverso O Jardim de Cimento, de 1993. “As meninas podem usar jeans e cortar o cabelo curto, usar camisas e botas, porque é normal ser um menino, mas para um menino parecer uma menina é degradante, porque você acha que ser uma menina é degradante. Mas secretamente você adoraria saber como é, não é? Qual é a sensação de uma garota?”, ela diz.

E é o que Madonna discute, as diferenças do que uma mulher deve ou pode demonstrar para não ameaçar ninguém: “Forte por dentro, mas você não sabe disso. Boas garotinhas, elas nunca mostram isso. Quando você abre a boca para falar, você pode ser um pouco fraca?”, ela canta. “Mágoa que não deveria aparecer e lágrimas que caem quando ninguém sabe. Quando você está se esforçando para ser o seu melhor, você poderia ser um pouco menos?”, cutuca.
E é o que América fala em Barbie:
“Você é tão linda e tão inteligente e me mata que você não se ache boa o suficiente. Temos que ser sempre extraordinárias, mas de alguma forma estamos sempre fazendo errado. Temos que ser magras, mas não muito magras, e nunca podemos dizer que queremos ser magras, você deve dizer que quer ser saudável. Mas também você tem que ser magra“, diz. “Você tem que ter dinheiro, mas não pode pedir dinheiro. Porque isso é grosseiro. Você tem que ser uma chefe, mas não pode ser má. Você tem que liderar, mas não pode esmagar as ideias de outras pessoas. Você deveria amar ser mãe, mas você não fala muito sobre seus filhos. Você tem que ser uma mulher de carreira, mas também cuidar de outras pessoas. Você tem que responder pelo mau comportamento dos homens, o que é insano, mas se você apontar isso, será acusada de reclamar. Porque você deve ficar bonita para os homens, mas não tão bonita que você os tenta demais ou ameaça outras mulheres. Porque você deveria fazer parte da irmandade, mas sempre se destacar. Seja sempre grata, mas nunca esqueça que o sistema é manipulado, então encontre uma maneira de reconhecer isso, mas também seja sempre grata. Você nunca deve envelhecer, nunca ser rude, nunca se exibir, nunca ser egoísta, nunca cair, nunca falhar, nunca mostrar medo, nunca sair da linha. É muito difícil, é muito contraditório, e ninguém te dá uma medalha e agradece. E acontece que, de fato, você não apenas está fazendo tudo errado, mas também tudo é sua culpa. Estou tão cansada de ver a mim mesma e a todas as mulheres se amarrando para que as pessoas gostem de nós. Se tudo isso também é verdade para uma boneca que representa apenas uma mulher, então eu nem sei.”
Só faltava entrar What It Feels Like For a Girl no fundo.

As meninas podem usar jeans e cortar o cabelo curto
Use camisas e botas porque tudo bem ser um menino
Mas para um menino parecer uma menina é degradante
Porque você acha que ser uma garota é degradante
Mas secretamente você adoraria saber como é, não é?
Como é para uma garota
Lábios macios e sedosos, doces como doces
Baby, jeans apertados
Pele que aparece em manchas
Forte por dentro, mas você não sabe disso
Boas garotinhas, elas nunca mostram isso
Quando você abre a boca para falar, você pode ser um pouco fraca?
Você sabe como é para uma garota?
Você sabe como é neste mundo para uma garota?
Cabelo que gira nas pontas dos dedos tão suavemente
Baby, mãos que descansam em quadris salientes se arrependendo
Mágoa que não deveria aparecer e lágrimas que caem quando ninguém sabe
Quando você está se esforçando para ser o seu melhor, você poderia ser um pouco menos?
Você sabe como é para uma garota?
Você sabe como é neste mundo para uma garota?
Você sabe como é para uma garota?
Você sabe como é neste mundo
Qual é a sensação de uma garota?
Forte por dentro, mas você não sabe disso
Boas garotinhas, elas nunca mostram isso
Quando você abre a boca para falar, você pode ser um pouco fraca?
Você sabe como é para uma garota?
Você sabe como é neste mundo para uma garota?
Você sabe como é para uma garota?
Você sabe como é neste mundo para uma garota neste mundo?
Você sabe?
Você sabe?
Você sabe como é para uma garota?
O que se sente neste mundo
Mas vale lembrar que Madonna sempre foi Madonna e controvérsia nunca ficava longe. O vídeo da canção foi dirigido por Guy Ritchie, cuja assinatura é uma mescla de slow motion e muita violência. Por isso vemos Madonna liderando uma onda de crimes violentos, que termina com um acidente de carro que simboliza o suicídio. A cantora alegou na época que a mensagem era de antiviolência por isso retratou a violência de forma gráfica. Críticos não compraram a idéia e é um dos vídeos menos circulados da cantora, que sempre amou uma polêmica.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
