Quando o Victoria e Albert Museum em Londres anunciaram que fariam uma exposição em homenagem aos 140 anos de nascimento de Coco Chanel, houve quem reclamasse. Afinal, sua ligação com nazistas durante a Guerra não há como ser negada, mas a importância da criatividade de Gabrielle Bonheur Chanel para a moda no século 20, em especial para as mulheres, é inegável.

‘Gabrielle Chanel. Fashion Manifesto‘ abre em setembro, em Londres, e vai traçar o perfil da estilista desde que abriu sua primeira boutique, em 1910, até 1971, quando apresentou sua coleção final. Serão mais de 200 peças já fazendo da exposição como uma dos maiores e mais completas já feitas para e com Chanel, reunindo conjuntos usados pela realeza e celebridades. Cobrindo 70 anos da marca, as peças que estarão dispostas são incríveis, algumas com mais de 100 anos até, como a blusa de gola de marinheiro em jersey de seda crua aveia de 1916.
A trajetória de Coco Chanel e sua colaboração com os nazistas é uma mancha considerável em uma trajetória que já era controversa, porém admirada. Separamos o artista de sua Arte? Enfim, no dia em que completaria 140 anos, é algo a se pensar.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
