Coração de Gelo: a surpresa inevitável em The Great (Spoilers)

Era inevitável ao longo da história porque a ocasional verdade teria que lidar com a morte de Peter (Nicholas Hoult), eventualmente. E não perderam tempo, com emoção e atuações incríveis, em especial, claro, Nicholas Hoult.

O verdadeiro Peter não teve uma vida ou um legado que superassem a versão que entrou para os livros de história graças à Catarina, a Grande. Em The Great, Elle Fanning, indicada ao Emmy, se desdobra para mostrar a dor de Catherine, que se sente culpada de ter perdido – na série – a única pessoa que a ama incondicionalmente e jamais ter feito o mínimo para deixá-lo feliz. O brilhantismo do texto faz de todo episódio talvez o melhor de toda série até o momento.

Eu sabia, claro, que Peter morreria e também, graças ao atraso da exibição da série nos resto do mundo (foi ao ar no Hulu em maio e estamos em agosto). E mesmo com todos os spoilers a cena foi linda, triste e emocionante.

Catherine entrou em um estado de negação psicótica, que apenas Grigor (Gwilym Lee) (e Georgina (Charity Wakefield), sabe. O trauma e a culpa a cegam temporariamente para o problema criado por Archie e Marial, mesmo que indiretamente e os dois estão tentando ‘controlar’ Purgachev.

Críticos compararam a morte de Peter no terceiro episódio da temporada com a de Logan, em Succession. Todos sabiam, todos esperavam e todos ficaram sem ar quando finalmente aconteceu. É de uma violência psicológica manipuladora incrível em storytelling quando se acerta porque ela ‘apaga’ as más lembranças e transforma o abusador em vítima. No caso de Peter, essa viagem já vinha acontecendo há algum tempo pois assumindo o papel de mãe-pai e deixando a esposa no comando, o que é injusto diante do que inevitevalmente aconteceria. Na realidade “real”, não houve entendimento ou amor entre o casal, portanto ter criado uma tortuosa história de amor em The Great foi com a única intenção – alcaçada – de nos fazer sofrer. E deixar claro como a jovem Catherine está ainda muito longe da liderança e comando que precisa ter como Imperatriz.

Agora, criada a farsa para justificar a morte do Imperador, o foco imediato é parar Purgachev. Catherine nunca esteve tão isolada. Na geleira do trono.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário