Dia 1º de setembro, apenas no Brasil, é o Dia da Bailarina. E como amo ballet, frequentemente relembrando minhas favoritas, queria destacar alguns momentos icônicos das minhas favoritas ou das lendárias. Foi difícil parar em apenas 10 das que amo e vi dançar. Mas é uma homenagem.
- Marcia Haydée

Há pouco registrado que esteja disponível no Youtube, mas resgato aqui – no TikTok – o pas de deux Legend, criado para ela por John Cranko e uma dupla homenagem à sua musa e à Galina Ulanova.
- Ekaterina Maximova

A lendária russa foi uma das mais respeitadas entre as décadas de 1960s até 1980s. A “Audrey Hepburn” do balé, era intensa, perfeccionista e perfeita.
- Alessandra Ferri

A incrível bailarina italiana brilho adolescente no Royal Ballet, foi estrela do American Ballet Theatre, se aposentou e aos 50 anos, voltou aos palcos. Lenda!
- Marianela Nuñez

A grande bailarina do momento, perfeita tecnicamente e artisticamente. Um sonho de perfeição.
- Maya Plisetskaya

Icônica dentro e fora da Rússia, sua forte personalidade transparecia em todos seus papeis. Amada, idolatrada. Uma das maiores de todos os tempos.
- Natalia Osipova

Os pés de Natasha parecem asas, sua técnica é infalível e é uma das maiores da atualidade.
- Margot Fonteyn

Depois de Anna Pavlova o nome de Margot é o sinônimo de dança clássica. De elegância, de beleza e de dedicação. Amada por todos, é eterna.
- Galina Ulanova

Dentro e fora da Rússia é uma das bailarinas mais famosas de todos os tempos. Discreta em sua vida pessoal, uma romântica nos palcos.
- Zizi Jeanmarie

Zizi era musa de Roland Petit e brilho em Paris, em Hollywood, no ballet e nos cabarés. Sua Carmen, dos anos 1930s, ainda é moderna em 2023. E insuperável.
- Anna Pavlova

Se fizer google ela é ainda a bailarina mais famosa de todos os tempos. Certamente a mais empenhada em popularizar a dança clássica ao redor do mundo. Se o dia 1º celebra a bailarina, Anna Pavlova certamente é uma delas.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
