Em 1982, Depeche Mode já fazia algum sucesso mundial, tendo lançado seu primeiro álbum Speak & Spell quando Vince Clarke, um dos principais compositores do grupo, saiu da banda antes do segundo album. Vince era amigo de escola de Andy Fletcher e Martin Gore, sendo que suas canções eram festivas, como I Just Can’t Get Enough, um dos maiores sucessos do Depeche Mode.

Quando deixou o grupo, houve rumores de desentendimentos, como não concordar com o tom sombrio que a banda viria a adotar, ou até a fama. O mais forte era mesmo de não se dar bem com seus companheiros de banda. Vince viria a fazer duas bandas de sucesso depois, Yazoo e Erasure, por isso não ficou mal. Yazoo surgiu quando reencontrou uma vizinha de infância, a vocalista Alison Moyet. Gravaram uma demo, que rendeu um LP e fama mundial, com sucessos com Don’t Go, Situation, Nobody’s Diary e Only You, entre outras. A mais clássica delas é a linda balada, Only You, que fecha o episódio Pedro e o Lobo de The Great.

Only You foi escrita para ser gravada com Depeche Mode. O grupo estava procurando um single para começar 1982 e Vince, que estava prestes a deixar a banda, apresentou o futuro hit. Talvez porque eles já estivessem em crise, ou porque acharam que não era profunda o suficiente, mas recusaram a gravá-la e escolheram See You, de Martin Gore, no lugar. Curiosamente, foi justamente Only You que rendeu o contrato imediato para Yazoo lançar seu álbum de estreia, Upstairs At Eric’s, com a voz incomparável de Alison Moyet.
Segundo Vince Clarke, a tristeza da melodia e das letras demandava uma voz que expressasse essas emoções. Alison e ele não se viam há anos e ela estava à frente de um grupo punk, os Vandals, quando topou gravar a demo. A proposta era de gravar apenas esse single, mas a gravadora pediu um álbum que acabou sendo o único juntos. A voz forte de Alison, mais de jazz, e os teclados de Vince rodaram o mundo criando um novo som eletrônico muito copiado anos anos 1980s. As letras são sobre a saudade de uma pessoa muito querida e rapidamente chegou ao topo das paradas britânicas, em especial na versão cover de Flying Picketts.

Only You teve forte influência de The Sound Of Silence, de Simon & Garfunkel, embora famosa pelos teclados, composta no violão, com uma melodia simples e um refrão igualmente simples. Em The Great, representa o arrependimento de Catherine (Elle Fanning) de não ter dito que amava Peter (Nicholas Hoult) quando teve a chance. Ganhou outro sentido, não?
Looking from a window above, it’s like a story of love
Can you hear me
Came back only yesterday
I’m moving further away
Want you near me
All I needed was the love you gave
All I needed for another day
And all I ever knew
Only you
Sometimes when I think of her name
When it’s only a game
And I need you
Listen to the words that you say
It’s getting harder to stay
When I see you
All I needed was the love you gave
All I needed for another day
And all I ever knew
Only you
All I needed was the love you gave
All I needed for another day
And all I ever knew
Only you
This is going to take a long time
And I wonder what’s mine
Can’t take no more
Wonder if you’ll understand
It’s just the touch of your hand
Behind a closed door
All I needed was the love you gave
All I needed for another day
And all I ever knew
Only you
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários Adicione o seu