Nova greve em Hollywood, agora contra os videogames

Decididamente 2023 é o ano para marcar a mudança definitiva no mundo do entretenimento. Com a greve dos roteiristas desde maio, dos atores desde julho, a briga era até agora contra os grandes estúdios e plataformas, mas não vai parar aí. Já que é hora de deixar tudo equilibrado, o sindicato dos atores anunciou no dia 1º de setembro algo que sacudiu outra indústria lucrativa: a dos games. Isso mesmo, as grandes empresas de videogame estão também na discussão que envolve direitos de imagens e uso de Inteligência Artificial, entre outros problemas. A presidente do Sindicato, a atriz Fran Drescher lidera o movimento, se tornando oficialmente a nossa “Sarah Connor“, que dedicou uma vida para batalhar contra o uso exagerado de tecnologia em O Exterminador do Futuro.

O impasse nas negociações sobre um novo contrato de videogame, que discutem aumentos salariais e proteção contra inteligência artificial, serviu como mais uma causa para paralização. Considerando que as negociações com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão não foram retomadas até o momento, começar outra significa mesmo sacudir Hollywood.

O sindicato tem um contrato separado com os principais fabricantes de videogames, e ele deveria expirar em novembro, mas foi prorrogado por um ano para permitir novas discussões. As demandas são as mesmas que estão nas mesas dos estúdios de cinema e TV, sendo que o uso de IA nos Games é ainda mais preocupante e demanda proteção porque captura de voz e performance dos atores, mas, assim como nos filmes, o Sindicato entende que “ganância e desrespeito” conduzem o atual mercado, reduzindo as oportunidade de trabalho.

Assim como contra os estúdios, a Greve de Atores não é novidade. Em 2016 a greve durou 11 meses. Além das demandas de aumento de 11%, restrição do uso de IA, o sindicato tabém pede períodos de descanso, proteções de segurança, e disposições em vigência para TV e cinema, que inclui proibição de acrobacias durante testes auto-gravados e a exigência de presença médica nas gravações. Os representantes das empresas de videogame esperam alcançar o acordo antes de algo mais radical, mas todos estão atentos. Se Fran for um mínimo como Sarah, a briga será feia.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário