Em O Lago dos Cisnes, o papel de Siegfried é mais do que o central masculino do balé, possivelmente é também um que foi inspirado em uma história real. Claro, nenhuma princesa Odette, transformada em um pássaro por vingança de bruxos, existiu, mas contemporâneo à Piotr Ilyitch Tchaikovsky viveu um príncipe alemão cujo destino trágico o deixou conhecido como o Rei dos Cisnes, por isso acreditam que teria possivelmente inspirado um dos maiores clássicos criados para dança. Estamos falando, claro, de Ludwig Otto Friedrich Wilhelm, ou Ludwig II, o príncipe da Bavária e O Lago dos Cisnes.
Antes de avançar, um aviso: apesar das coincidências, o ballet foi criado alguns anos antes da morte do príncipe, com apenas 41 anos, em um lago. Portanto, seria a arte sendo revivida na realidade? Seja como for, a trajetória de Ludwig II fascina historiadores até hoje. Ele reinou por 18 anos e ficou conhecido como Rei dos Contos de Fadas ou, mais criticamente, o Rei Louco. Sua passagem pelo trono rendeu projetos artísticos e arquitetônicos luxuosos e icônicos, como o Castelo de Neuschwanstein (que inspirou o castelo da Cinderella da Disney) e era patrono do compositor Richard Wagner, mas a obsessão pela beleza e a Arte aceleraram sua deposição do trono, um dia antes de ser encontrado morto (até hoje de forma suspeita).

A referência de “Rei Cisne”, segundo historiadores, é sobre sua infância passada boa parte no castelo que tem o home de Hohenschwangau, ou a grande resgião dos cisnes, nos Alpes da Bavária. Havia o lago, o “lago dos cisnes”(Schwansee), onde o pequeno Ludwig cresceu com verdadeiros cisnes, assim como ícones e retratos. Outra característica que sugere que Ludwig tenha inspirado Siegfried é sua personalidade introvertida, infeliz com seu destino de soberano. Sob rígido regime que o mantinha isolado até mesmo do irmão mais novo, ele não foi exatamente um príncipe feliz. Menos ainda por ter sido feito Rei quando mal alcaçou a maioridade e foi pressionado a encontrar uma noiva.
Seu perfil não se encaixava com o que era esperado de um monarca, sem ligar para questões de estado e apaixonado cultura francesa, investindo em construir vários castelos fantásticos, luxuosos e belos, como os de Neuschwanstein (Novo Castelo de Pedra do Cisne), Linderhof e Herrenchiemsee. Mais do que fortalezas, eram visualmente estonteantes. Ludwig também era apaixonado pela lenda de Lohengrin (“Rei do Cisne”), portanto era fã da música e as óperas de , a quem patrocinou por um tempo.
O isolamento não ajudou a saúde mental do jovem rei que não media esforços ou valores para criar cenários de contos de fadas. Endividando a Corte, ficou impopular. O parlamento, de posse de um relatório médico descrevendo o estado mental do rei como “insano”, foi declarado incapaz e afastado do Trono.


Preso no Castelo de Berg, localizado ao sul de Munique, no Lago Starnberg, foi visto vivo pela última vez indo passear com seu médico, Dr. Gudden. Os corpos dos dois foram descobertos no lago algumas horas depois. Oficialmente, sua morte foi considerada suicídio por afogamento, mesmo que autópsia tenha confirmado que ele não tinha água nos pulmões e o lago fosse raso demais para um acidente. Também não ajuda a sustentar essa versão quando havia provas de estrangulamento e um golpe na cabeça do Dr. Gudden. Testemunhas alegam que Ludwig foi morto a tiros, mas tampouco havia feridas de bala no seu corpo.
Em geral, os balés colocam Siegfried em um momento indeterminado da História, mas recentemente o Royal Ballet, em mais uma versão ‘atualizada’ da obra, colocou figurinos e cenários que fazem a conexão entre Ludwig e Siegfried, com o príncipe usando uniforme militar.
O mistério em torno de sua morte alimentou a lenda de que Ludwig se via em um reino mítico. Afinal, Siegfried também termina sua vida se jogando no lago, logo após a morte de Odette. Para muitos, seria a ligação final de sua vida à obra, afinal, assassinado ou tirando a própria, vida o Rei Cisne teve um destino que só se encontra no mundo da fantasia. Ou em um reino que não tinha espaço para um homem que era obcecado pela beleza.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
