Para os fãs de Rebels, foram dois reencontros emocionantes por diferentes motivos. Rever mocinho e vilão (?) que ficaram lendários na série de animação era motivo de muita ansiedade. E valeu a espera.
Os não iniciados não entendem tanto barulho por um Almirante, mais um que quer dominar a Galáxia, mas Thrawn (Lars Mikkelsen) é mais astuto e estratégico que qualquer outro em Star Wars. Apenas a sagacidade de Ezra Bridger (Eman Esfandi), que se sacrificou para salvar a Galáxia e seus amigos conseguiu literalmente exilar o perigo em um lugar desconhecido por muitos. Porém nesses cinco anos de exílio forçado dentro do Star Destroyer Chimaera no planeta de Peridea. Com tempo nas mãos e confiança em seus asseclas, planejou – como sempre – precisamente como localizar seu sagaz oponente. O coração é o atalho que geralmente coloca tudo em risco. Lembra do disco arranhado de Game of Thrones? Sim, o Amor é a morte do Dever. Uma lição complexa, cuja aplicação traz dor, mágoas e erros.

Como não estamos em Westeros, a frase jamais é dita, mas está nas entrelinhas. Ahsoka (Rosario Dawson) tem um ímpeto de Jon Snow-Ned Stark de sempre fazer o que é certo antes do que sente. Ela sabe, porém, que Sabine Wren, não. Pelo menos, não ainda e não tempo todo. Ela pode ter ajudado Ezra a enganar e tirar Thrawn to circuito, mas jamais desistiu de reencontrar seu amigo. Seus oponentes sabiam dessa possibilidade e jogaram com ela. Estão à frente do jogo.
Pois é, o episódio 6 de Ahsoka, seu antepenúltimo, traz velhos conhecidos e apresentar um novo universo e criaturas para franquia. Novo e Histórico lado a lado, com planos diversos em andamento. Ahsoka (Rosario Dawson) quer impedir a asensão de Thrawn, Sabine quer reencontrar e salvar Ezra, e Baylan Skoll (Ray Stevenson) quer outra coisa inteiramente. Não quer Jedis ou Thrawn, mas “quebrar a roda”. Infelizmente a morte pretamuta de Stevenson não me faz apegar à trajetória de Baylan que forçosamente terá que encontrar um substituto para lider uma revolução paralela.
Ahsoka e Huyang seguem dentro do colossal purrgil que está indo para Peridea e comenta que teme que a escolha de Sabine seja ainda mais arriscada do que ousou revelar aos outros. Todos pensam que ela foi capturada, mas Ahsoka sabe que foi traição. Ela não julga sua aprendiz, mas está incerta das consequências. Afinal, o reencontro espiritual com Anakin Skywalker (Hayden Christensen) a lembraram de como Darth Vader surgiu e o longo e doloroso caminho que percorreu até sua redenção.

Morgan Elsbeth está tranquila em sua viagem e vantagem no jogo. Peridea era o antigo lar dos Dathomiri e também serviu como cemitério de purrgil, nos dando contexto como Thrawn e Ezra foram parar ali e como Ahsoka e Huyang também virão. Apenas Thrawn, o exímio jogador, já antecipa que Ahsoka sobreviveu e não vai deixar de tentar impedi-lo de voltar. É quando percebemos como sua maléfica mente sempre funciona. Já lidera um exército de ‘Night Troopers’, que parecem samurais, liderados pelo capitão Enoch, de rosto dourado e idolatrando Thrawn mais do que apenas o seguindo. A ‘captura’ de Sabine tem utilidade dupla em seus planos (não fica claro como os fez em cinco segundos de reencontro, mas é fantasia e Star Wars, lógica não aplica): ele sabe que ela vai encontrar Ezra e que ele também vai sair de seu esconderijo quando a vê-la, portanto será mais fácil (tentar) eliminá-lo.

E pelo que vemos, é o que acontece. Sabine reencontra o amigo em uma vila habitada pelos Noti, alienígenas parecidos com caranguejos com os quais Ezra aparentemente se integrou para sobreviver. Ele está feliz de encontrá-la e poder “voltar para casa”, mas sua pausa de perguntar “como chegou até ali”? sinaliza que ele captou algo errado no ar. Sabine está tão feliz que baixou suas guardas, mas adia a confissão de que jogou o sacrifício que ele fez no lixo porque sua saudade tirou seu senso de Dever da prioridade.
Com apenas dois episódios para “concluir’, mas com o conhecimento que haverá um filme com Thrawn, a expectativa não é de muitas tramas fechadas. Como será a reação de Ezra quando souber da traição de Sabine? Como vão lidar com a absoluta e certa saída de Baylan com o plano de ver o circo pegar fogo? Prevejo frustração à frente, mas compartilho a empolgação dos fãs por mais uma parte da franquia nos dar conteúdo para viajar em Star Wars.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
