O “suicídio social” de Truman Capote e a 2ª temporada de Feud

Em 1971, já como um dos mais aclamados e bem sucedidos escritores americanos, Truman Capote esteve no The Dick Cavett Show, onde falou do livro que estava escrevendo e, que, eventualmente, viria a ser seu último. Antecipando o futuro, chamou o livro de “romance póstumo” e que “ou vou matá-lo ou ele vai me matar”. Palavras quase proféticas. Súplicas Atendidas (Answered Prayers) foi publicado com apenas quatro capítulos completados por ele em vida, a revisão e lançamento vieram depois.

Truman Capote, na verdade nascido Truman Streckfus Persons, foi o escritor que “criou” o gênero não-ficção, ou jornalismo literário, que reconta histórias reais sem ser uma biografia. Seu livro mais famoso, À Sangue Frio, foi um deles mas também assinou clássicos como Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tyfanny’s) que foi adaptado para o cinema. Mordaz e sucinto em seu texto, Capote era uma celebridade.

Após alcançar o ápice em 1966, passou a ter “bloqueio de escritor” e problemas com o alcolismo e drogas. Morreu em 1984, aos 59 anos, de câncer de fígado. Há toda a história envolvendo suas cinzas, mas é para outro post. Os últimos dias do escritor foram repletos de drama e justamente por conta de Súplicas Atendidas (Answered Prayers) e esse será o tema da segunda temporada da franquia Feud, de Ryan Murphy.

Feud, um termo que inglês é usado para dipsuta/briga, já explorou a rivalidade de Joan Crawford e Bette Davis e os bastidores do filme O Que Aconteceu com Baby Jane?, nos anos 1960s. Para o showrunner, o tema da série não é sobre a briga em si, mas a dor que geram. E Súplicas Atendidas (Answered Prayers) se encaixa porque é sobre o desentendimento entre Truman Capote e suas amigas socialites, a quem chamava de “cisnes” e que foram “sua fonte de inspiração”.

O romance foi publicado em 1986, mas alguns capítulos foram antecipados por revistas e logo ficou claro quem era quem nas páginas. O suicídio de uma delas, a retaliação e rompimento foram algumas das consequências.

Segundo o escritor, o esboço do livro foi feito ainda em 1958, já com o título final mas onde os principais personagens eram um gigolô sulista manipulador bisexual e sua infeliz amante. A proposta seria na linha de um romance proustiano. O título, aliás, foi tirado de uma suposta afirmação creditada à Santa Teresa de Ávila, a freira carmelita do século XVI, que disse “Mais lágrimas são derramadas por orações respondidas do que por orações não respondidas”.

No meio do caminho, veio À Sangue Frio e o envolvimento de Capote com um dos assassinos, o que acelerou seu processo de auto destruição. A essa altura, o tema de Súplicas Atendidas passou a ser sobre a mistura de classes sociais em situações “inspiradas” em suas experiências como melhor amigo e confidente das socialites femininas mais proeminentes da época. A heroína, Kate McCloud é uma personagem claramente inspirada por Mona von Bismarck, um dos cisnes.

Os cisnes… Truman chamava suas amigas ricas assim: Gloria Vanderbilt, Babe Paley, Slim Keith, Lee Radziwill e Mona Williams. Com elas frequentava os restaurantes e lugares famosos de Nova York, com acesso direto a suas fofocas e segredos. Não poupou nada. Naqueles anos antes de reality shows, livros e revistas eram as fontes de assunto. “Toda literatura é fofoca”, disse Truman em uma entrevista à revista Playboy. “O que é Anna Karenina, ou Guerra e Paz, ou Madame Bovary, senão fofoca?”, provocou. O fato é que, ao criar o gênero “não ficção”, ele começou o problema que testemunhamos até hoje: além de invadir a privacidade das pessoas, ao ‘inventar’ histórias, confunde o que é ficção ou não. No caso dele, muitos consideram que cometeu o suicídio social.

O drama, que vai estar em Capote vs aos Cisnes, começou quando vendeu quatro capítulos (Mojave, La Cote Basque, Unspoiled Monsters e Kate McCloud) para a revista Esquire. Mojave foi o primeiro a ser publicado na edição com pouco alarde. Talvez ele tenha ficado aliviado, mas, meses depois, a publicação de La Cote Basque, em novembro de 1975, causou rebuliço. Isso porque houve um choque entre os amigos e conhecidos de Capote, que reconheceram personagens baseados em si mesmos. Ninguém gostou do que leu. Muitos definiram o livro como “uma bomba atômica”.

Os dois capítulos retratavam as vidas pessoais disfuncionais do círculo do autor, incluindo o chefe da CBS, William S. Paley, sua esposa Babe, que estava com câncer em estágio terminal, assim como Gloria Vanderbilt (mãe do reporter da CNN, Anderson Cooper) que foi retratada como fútil. Também falavam de Happy Rockefeller e Ann Woodward.

No caso dos Paleys, com destalhes até escatológicos, expôs os casos extra conjugais de William, humilhando Babe, a amiga porquem tinha a maior estima e que descreveu em seus diários que “só tinha um defeito: ela era perfeita; caso contrário, ela era perfeita.” Quase à beira da morte, Babe teve seu coração partido pela traição de Capote. Mas ninguém nega que ele foi pior com Ann Woodward.

Muitos alegam que Holly Golightly de Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s) foi parcialmente inspirada em Ann, descrita como uma ex-garota de programa. Aqui, para piorar, teria ‘acidentalmente’ matado seu ex-marido a tiros. Em Súplicas Atendidas (Answered Prayers) Capote descreve toda situação como premeditada. O crime, que tinha sido abafado 20 anos antes, voltou à tona com o livro. Quando poucos dias depois da publicação do capítulo na Esquire Ann Woodward foi encontrada morta por engolir veneno, ficou ainda pior para o autor.

Depois da publicação dos capítulos, houve um “êxodo” social que literalmente baniu Truman Capote do círculo ao qual estava acostumado. Os amigos viraram as costas e pararam de falar com ele. O escritor se afundou nas drogas e bebidas, sem conseguir avançar no livro. Seu mantra entre os novos amigos era “O que eles esperavam? Sou escritor e uso de tudo. Todas aquelas pessoas pensaram que eu estava lá apenas para entretê-los?”.

Mas pelo que parece ele sentiu ter magoado Babe. Ela morreu sem voltar a falar com ele e quando Truman morreu, já fraco, teria chamado sua mãe e sussurrado “Beautiful Babe” e “Answered Prayers”. Suas últimas palavras oficiais.

A série Feud: Capote versus Os Cisnes vai explorar todos esses bastidores, usando como base o best-seller de Laurence Leamer, As Mulheres de Capote. Nele, Leamer conta a história de como Capote ficou amigo com Barbara “Babe” Paley, Gloria Guinness, Marella Agnelli, Slim Hayward, Pamela Churchill, C. Z. Guest e Lee Radziwill, traindo todas por um romance que deixou inacabado. Tom Hollander será Truman Capote, Naomi Watts será Babe Paley, Chloë Sevigny será C.Z. Guest, Demi Moore será Ann Woodward, Diane Lane interpreta Nancy “Slim” Keith, e Calista Flockhart fará Lee Radziwill. Além delas, Molly Ringwald fará Joanne Carson, a ex-mulher de Johnny Carson, que estava com Capote na hora de sua morte. Feud marca também a despedida de Treat Williams, que interpretou William Paley. O ator morreu eum acidente de moto pouco depois de terminar sos trabalhos. Feud: Capote versus Os Cisnes tem Emmy escrito por todos os lados. Imperdível.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário