O segredo de Lyanna Stark: um amor e o fim de uma Dinastia

Dos vários pontos sem uma explicação plausível em Game of Thrones, um que voltaremos a nos perguntar na segunda temporada de House of the Dragon, quando reencontrarmos os Starks, é muito simples: por que Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen não assumiram que se amavam e que se casaram? Certamente não seriam populares, causariam conflitos com as casas Stark, Baratheon e Martell, mas talvez menos inocentes morreriam por causa dos dois. Mais ainda, talvez não tivessem acelerado o fim da Dinastia Targaryen. E tudo por causa da Profecia do Gelo e Fogo, aparentemente.

O irmão mais velho de Daenerys e Viserys II Targaryen, Rhaegar era o primogênito de Aerys II e Rhaella, foi filho único por muitos anos, tanto que quando os caçulas nasceram, ele já era casado e pai de dois filhos. O casamento aparentemente feliz, unia os Targaryens com os indomáveis Martells de Dorne através da princesa Elia e a linhagem Targaryen estava mais do que assegurada com os filhos dos dois, Rhaenys e Aegon. seguiriam o pai no Iron Throne, além de, claro, Viserys e Daenerys serem suplentes.

Rhaegar, ao contrário de seu pai, era extremamente popular e oficialmente apaixonado por sua esposa. s livros, ele é descrito como sendo “apaixonado” por ela. Tudo mudaria, quando visse Lyanna Stark no Torneio de Harrenhal.

Lyanna, a única filha entre os Starks, tinha alma rebelde, lutava como os irmãos de quem era muito próxima. Brandon, o mais velho, estava noivo de Catelyn Tully. Ned ainda não tinha se comprometido com ninguém, mas desconfiavam que um dia se casaria com Ahsara Dayne, uma das damas de companhia de Elia. Estão entendendo o que o segredo de Lyanna e Rhaeghar causou?

Lyanna chamou a atenção no torneio quando defendeu Howland Reed de agressores, cuidando de seus ferimentos e o levando para o banquete da noite. Na festa, Rhaegar, que amava cantar e tinha talento, fez Lyanna chorar com uma canção melancólica. No dia seguinte, um misterioso cavaleiro entrou no torneio e venceu três combatentes experientes. Todos que leram o livro acreditam que era Lyanna disfaçada e o que reforça a teoria é que como o Rei Aerys II era paranoico, acreditou que o cavaleiro misterioso era seu inimigo e enviou Rhaegar para encontrar e identificar o cavaleiro. Teria sido, mas niguém sabe com certeza, quando o príncipe descobriu que era Lyanna e a protegeu sem revelar sua identidade. Mais ainda, teria se apaixonado. Tanto que, quando Rhaegar ganha o torneiro, em vez de presentear a esposa com a coroa de “rainha do amor e da beleza”, elegeu Lyanna na frente de todos. Um escândalo.

Lyanna era noiva de Robert Baratheon, melhor amigo de Ned, mas um bebarrão mulherengo. O noivado foi combinado por seu pai, portanto não era – do lado dela – por amor. Pois em Harrenhall, os destinos de Fogo (Rhaegar) e Gelo (Lyanna) se cruzaram e, de alguma forma, o príncipe obcecado por lendas e profecias viu na jovem Stark os sinais que precisava. Não importava se ele já era casado e ela noiva: era para ser.

O gesto poderia ser galanteio, educação amor ou uma homenagem sutil para quem ele sabia ser o Cavaleiro misterioso. Foi, imortalizado pelo que aconteceu em seguida. Um ano depois, Lyanna desapareceu e logo surgiram os rumores. deque teria sido sequestrada por Rhaegar (versão de Robert), porque Rhaegar estava obcecado com uma profecia e precisava ter mais um filho (“o dragão tem três cabeças”) e Elia não podia ficar grávida. Na verdade, sabemos que os dois fugiram juntos, que Rhaegar anulou seu primeiro casamento e fez de Lyanna sua esposa. Ela engravidou, teve um filho, mas morreu no parto.

Antes de casar e ter sido mãe, Lyanna jamais tentou explicar ao pai ou irmãos sobre o que estava realmente acontecendo. Enre fugir, casar e ser mãe são precisos alguns meses. Houve tempo. No entanto, sem um bilhete ou notícia, ficou difícil para aqueles homens rudes entenderem as entrelinhas. Brandon Stark (o irmão mais velho de Lyanna e Ned) foi até King’s Landing para exigir a condenação de Rhaegar à morte pelo que fez. Nunca entendi essa estratégia. Ir ao Rei exigir que mate seu filho e herdeiro é traição, portanto quando Aerys II prende Brandon é trágico, porque ele não sabia que Lyanna foi voluntariamente com o amante, mas é lógico. A loucura e crueldade do Rei Louco foi intimar Rickard Stark (pai de Brandon, Ned e Lyanna), a vir falar com ele apenas para ser preso e morto com sadismo. Enquanto Rickard era queimado vivo, Brandon poderia apenas assistir, mas se tentasse salvá-lo, morreria enforcado tentando. Os dois não saíram vivos da sala do trono.

A rebelião levou pelo menos 9 meses e sabia-se que Rhaegar mantinha Lyanna em Dorne, mas foi pessoalmente lutar contra o rebelde. Morreu enfrentando Robert na Batalha do Tridente, suspirando o nome de Lyanna. Ferido, Robert enviou Ned para capital. A essa altura, os Lannisters secretamente mudaram de lado. Aerys II enviou Rhaella (grávida de Daenerys) e Viserys II para Dragonstone, para a segurança deles, mas se recusou a deixar a esposa de Rhaegar, Elia, ou seus filhos saírem. Quando soube da traição de Twyin quis sua cabeça e “queimar todos eles”, o que significava usar fofgo vivo para destruir a cidade e as pessoas. Mas Jaime apunhalou o rei pelas costas. E o Montanha matou os dois filhos de Elia, a violentou e depois a matou. Quando Ned chegou, a violência e o sangue dominavam King’s Lannding e Jaime sentado no Trono de Ferro. Nunca esqueceu a cena.

Sem parar aí, Aerys II exigiu as cabeças de Robert e Ned a Jon Arryn, o Senhor do Vale com quem os dois estudavam. Jon Arryn escolheu o Amor em vez do Dever: salvou seus protegidos. Ned e Robert convocaram seus aliados e a Rebelião de Robert começou. Nem assim Lyanna achou que deveria explicar a verdade. Por exigência do pai de Catelyn para ir contra a Coroa, Ned se casou com a jovem que antes era a noiva de Brandon, sendo que Jon, mesmo muito mais velho, se casou com a irmã de Catelyn, Lysa. No curto período que ficaram juntos depois do casamento, Robb Star foi concebido. Ned foi para batalha com Robert.

O conflito de Ned com a revolução liderada por Robert começou quando o Stark soube das mortes. de Elia e das crianças. Robert ficou satisfeito, mas Ned, indignado. Preferiu ir embora. Chegando a Dorne, localizou a Torre onde estava Lyanna, tendo que lutar com os melhores cavaleiro para chegar até a irmã. Os últimos momentos entre os irmãos é desolador: ela está em seus últimos momentos de vida, sendo que ele sabe da verdade, mas asceita o pedido de Lyanna para mentir sobre tudo, em especial, o nascimento de Aegon, a quem chama de Jon Snow e apresenta como seu.

Robert é coroado Rei e se casa com Cersei Lannister. Ele manda seu irmão, Stannis, matar o jovem Viserys II, a Rainha Rhaella e o beê que ela estava esperando. Rhaella morreu de parto e Viserys e Daenerys fugiram, sendo ajudados por Casas fiéis aos verdadeiros herdeiros. A casa Targaryen foi deposta e Robert jurou os dois de morte. Enuanto isso, em Winterfell, Catelyn fica arrasada quando Ned retorna com um bebê no colo e pede que ela aceite e crie como filho. Jon Snow nunca é aceito por ela, que jamais desconfiou que ali estava um sobrinho. emais ainda, o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro.

Tudo isso e o que aconteceu em Game of Thrones começou com a grande mentira da Rebelião de Robert: tratar um caso de amor como sequestro e estupro. E, embora fãs argumente que “não houve tempo” para que Lyanna e Rhaegar explicassem, sabemos que não é verdade. Brandon Stark estaria morto por ter pedido a cabeça do príncipe herdeiro, mas outras vidas teriam sido poupadas.

Como alguns defensores alegam, ela era nova e a reação de Brandon foi tão imediata que antes que ela chegasse a Dorne o pontapé para as tragédias já tinha sido dado. E, de fato, ninguém tem certeza de quando ela soube o que estava acontecendo, mas ela soube. Tanto que tinha convicção de que Robert mataria seu filho por ser um Targaryen e pediu à Ned que prometesse a proteger o bebê. Também pediu para ser enterrada com o pai e o irmão que morreram por ela.

Um aspecto que reforça a teoria de Robert é o fato de que Lyanna tinha dois guardas protegendo a Torre e com ordens de impedir que Ned chegasse à ela. Lyanna era efetivamente uma prisioneira, concordam?

Mas a história de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark é mesmo de amor e tragédia. Por jamais terem esclarecido a verdade perderam a Coroa, as vidas e muito sangue foi derramado. Ao reencontrar os Starks em House of the Dragon, Cregan pode nos mostrar tanto a tradição e integridade, mantidas por Ned, mas, mais ainda, confirmar a lenda do amor entre Sara Snow e Jacaerys Velaryon. Outro possível segredo que se for confirmado teve menos efeito na história, mas que é diferamente ligada à Lyanna Stark. É uma das minhas maiores curiosidades. É sua?


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário