Os detalhes da verdadeira Queda da Casa Usher

Antes de mais nada, esse post contém O PRINCIPAL SPOILER de A Queda da Casa Usher, revelado no último episódio. Se ainda não viu a série, recomendo ler depois. Faz diferença saber.

A primeira curiosidade é que existiu uma família chamada Usher. E como ela viveu em Boston por volta dos anos 1600s, teria sido a inspiração para Edgar Allan Poe. O patriarca, Hezekiah Usher liderava uma editora de livros. Na verdade, é conhecido como o primeiro Editor dos Estados Unidos, quando o país ainda era uma Colônia. Tanto que o primeiro livro publicado no país é de sua editora.

Nascido na Inglaterra em 1616, ele foi para Boston por volta de 1645 e se estabeleceu na parte central da cidade, com sua livraria ocupando a parte térrea de sua casa. A vida pessoal é o que teria inspirado Poe, porque foi casado três vezes e teve cinco filhos, todos mortos antes ou logo depois do próprio Usher que protagonizou uma tragédia.

O nome da família foi eternizado pelo escritor americano no livro publicado em 1839, com as personagens fictícias dos irmãos Roderick and Madeline Usher e a estrutura do romance foi mantida na série da Netflix. Há a referência dupla de duas coisas atribuídas aos Ushers. Reza a lenda que Hezekiah um dia flagrou sua esposa com um marinheiro e sua reação foi digna de histórias de horror: enterrou os dois nas paredes de sua casa. Há as duas situações na série da Netflix. Mas no caso da verdadeira casa Usher, quando foi demolida em 1830, dois corpos foram encontrados abraçados em uma das paredes do porão. Mesmo sem fatos comprovando quem eram as pessoas, os rumores viraram lenda e Edgar Allan Poe obviamente tinha conhecimento.

Na série há outro fato inspirado na verdadeira Família Usher. Assim como Madeline e Roderick, havia gêmeos – James Campbell Usher e Agnes Pye Usher eram filhos de uma conhecida da mãe de o escritor, Eliza, que seriam especiais e por isso, escondidos. Certamente a ligação de irmãos foi reaproveitada no livro e na série.

Pronto para rever e achar mais detalhes?

Deixe um comentário