Já é quase seguro dizer que há um filme típico de Gerard Butler, assim como Liam Neeson. Os dois atores são os líderes de um subgênero que funciona há décadas em Hollywood: o do sessentão justiceiro. Enquanto as mulheres acima dos 40 ainda têm menos ofertas, a curva para os homens vem aos 50, com essa opção de fazer bilheteria e se manter em atividade. Não são os primeiros, dificilmente serão os últimos.

No caso de Gerard, Missão de Sobrevivência (Kandahar) muda o cenário, mas mantém a premissa. Ele é o melhor no que faz, enfrenta dezenas de antagonistas e tem pouco tempo para escapar e voltar para sua família. No caso aqui, o agente secreto Tom Harris que aceita uma missão perigosa no Afeganistão que rapidamente vira suicida quando se vê encurralado em meio a um território hostil após ter sua identidade revelada pela TV local. Ele precisa sair do deserto e chegar o mais rápido possível em uma base em Kandahar, fugindo de forças de elite inimigas e de espiões internacionais que querem matá-lo.
A premissa é simples e funciona, graças ao carisma de Gerard, assim como a participação de Travis Fimmell, o eterno “rouba-cena” quando está na tela, mesmo que em uma participação menor.

Já Liam Neeson estrela Vingança a Sangue Frio, que o coloca no papel de um pai vingador, em mais um thriller repleto de cenas violentas, mas uma proposta mais interessante. Enquanto Missão de Sobrevivência (Kandahar) parece explorar mais clichês, Vingança a Sangue Frio (Cold Pursuit), que passou pelos cinemas em 2019 e só chegou à Netflix em novembro de 2023, ensaia algumas “surpresas” na narrativa. Não darei spoilers. Na trama, Nels Coxman (Liam Neeson) tem sua vida virada de cabeça para baixo quando seu filho é assassinado por um traficante de drogas e decide vingá-lo.
São opções para quem quer se distrair com adrenalina. É só uma pena que tantos atores com maiores habilidades fiquem nessa gaveta. Culpa dos negócios? Enquanto ficarem, como estão, liderando os mais vistos, parecem justificados.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
