Um crime complexo de resolver: teorias

Para quem gosta de whudunit – e vocês sabem que faço parte dessa comunidade – Um Assassinato no Fim do Mundo é uma pérola. Chegamos ao quinto episódio e a cada um a tensão é tão bem construída que não há como decifrar ainda qual o motivo dos crimes e quem é o assassino. Quem não quer ser desafiado assim?

Além disso, Emma Corrin brilha como Darby Hart, a jovem detetive amadora e tecchie que é convidada para um retiro de um bilionário na Islândia e vê seu ex-namorado e amor de sua vida, Bill, ser assassinado, precisando decifrar quem o matou enquanto outras mortes vão se multiplicando. Vamos tentar algumas teorias?

Identidade

A teoria mais popular nas redes sociais aposta para uma homenagem ao filme Identidade, de 2003, onde uma série de assassinatos em um motel isolado não eram nada mais do que o delírio de um homem preso em um manicômio.

Como a narrativa não é linear, ainda há a questão de que em algum momento Darby foi atacada pelo psicopata Silver Doe – com Bill – e a última imagem que temos é escura, ao som de um tiro. Depois disso, estamos no “presente”, onde ela está só e recebe o convite. É possível, mas não acredito que os showrunners tenham a mesma conclusão porque seria plágio. Não curto se forem por aí, mas também não há tanta originalidade no mundo. O Iluminado

Outro filme onde crimes e coisas estranhas acontecem em um hotel isolado é O Iluminado e a showrunner Brit Marling citou que usaram muitas coisas visuais do clássico em Um Assassinato no Fim do Mundo. Porém todo lado “espiritual do mal” que conduz a trama do filme de Stanley Kubrick é anulada pela tecnologia que é protagonista da série. O que fica, como Identidade, seria uma pessoa atormentada por influência externa, mas me repito: acho improvável.

1001: Odisséia no Espaço

Voltando às referências de Kubrick, é impossível esquecer que o filme de 50 anos trazia a Inteligência Artificial como antagonista. HAL interfere em toda missão e mata quem considera uma ameaça. Obviamente há uma FORTE possibilidade que algo possa ser espelhado na série da Star Plus, por AI Ray está “ajudando” Darby na investigação. Está mesmo?

Arca de Noé

Há quem aposte que o fim do mundo é tão iminente, ou que já aconteceu, que o teste e a disputa é por quem terá a chance de ficar no bunker de Andy Ronson. Pode justificar outras coisas, como o isolamento e a tempestade de neve, mas não exatamente os crimes que estão acontecendo. Lembremos que Bill descobriu algo, tinha contado à Rohan e ia contar para ela. Rohan chegou a mandar mensagens em código morse para alguém – uma baixa, outra a caminho – mas na sequência, minha primeira suspeita, Sian, também morreu. Alguém está ameaçando Darby e pelo visto tentou afogá-la na piscina aquecida.

Pensemos: AI Ray pode ainda estar envolvido, mas há alguém que fisicamente atacou Darby, então quem quer que esteja matando, ainda tem algo a esconder.

Sexto Sentido

Há as teorias que sugerem que Darcy é como a personagem de Bruce Willis em O Sexto Sentido. Sua alma vagueia querendo ajudar a resolver crimes, mas, na verdade, ela mesma foi assassinada pelo serial killer da argola de prata. Sei não…

Uma hacker aposentada?

Há vários aspectos dos suspeitos mais obvios: Andy e Lee, e, exatamente por isso, têm sido descartados. No momento, finalmente, a suspeitíssima solícita Lee despertou a atenção de Darby. Lee tem um filho com Bill, alega que não tem tempo para hackear como antes, era contra o que seu marido rico simboliza e tem um passaporte argentino que não sabemos se é falso ou se “Lee” é fake. Mas que agora nossa detetive está com medo dela.

Enquanto estamos aqui, falemos de Andy. Sim, ele tem motivos, meios e é ultra suspeito em sua atitude e planos. Seria uma alternativa preguiçosa…

Quem é o serial killer?

Nos flashbacks acompanhamos o romance de Bill e Darby enquanto perseguem um serial killer e depois de terem sido atacados por ele, se separam. A frase que abre a série é com Darby falando que a primeira vítima de um assassino é – em geral – a pessoa mais próxima à ele. O assassino Silver Doe ainda é um mistério, mas certamente descobriremos ao mesmo tempo que o atual assassino, mas essa ligação pode nos promete uma surpresa. Juro, não consigo pensar “qual”, mas claramente teremos.

Há quem sugira que o pai de Darby pode ser o serial killer: a mãe dela “desapareceu”, o assassino tem cheiro de formol e ela tinha a aliança de uma das vítimas.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário