A sufocante realidade de O Mundo Depois de Nós

Um filme que é a adaptação de um best-seller, Leave the World Behind, de Rumaan Alam, produzido por Barack e Michele Obama. estrelado por dois vencedores de Oscar – Julia Roberts e Mahershala Ali – além do indicado Ethan Hawke, obviamente é um filme para se conferir. Mas não necessariamente no final de um domingo, deixe-me avisar porque nas primeiras notas da trilha sonora já sabemos que ficaremos tensos. E não demora.

A família americana classe alta que resolve dar uma fugida da grande cidade, para evitar pessoas, não é necessariamente um plano muito estranho para muita gente. Amanda (Julia Roberts) e Clay (Ethan Hawke) alugam uma casa de férias perto de Nova York, mas, pouco depois de chegarem, algumas coisas estranhas começam a acontecer. Ainda nos primeiros dias, George (Mahershala Ali) e Ruth (Myha’la Herrold) batem na porta e explicam que são os proprietários e que por conta de um blecaute em Manhattan foram obrigados a voltar. A convivência entre eles é tensa, mas a chegada do aparente apocalipse os força união entre eles.

Seria tudo potencialmente apavorante, mas de alguma forma só nos dá nervoso. A verdadeira razão para o caos não é ambiental, pelo menos não apenas e mexe mais com o pânico de um ataque terrorista provocando o pior nas pessoas. Dito isso, um inimigo que não é visto nos leva para aquelas primeiras semanas da pandemia, onde a incerteza sobre o futuro nos pegou de surpresa.

Curiosamente o livro foi justamente publicado em 2020, e nas páginas de Alam, o drama psicológico sobre as duas famílias forçadas conviver em meio ao cataclisma foi mais impactante. De alguma forma, como o gênero não se define entre thriller ou drama ou ficção científica, não chega a fazer uma diferença, nem com o impressionante elenco.

Sem essa conexão, a proposta de avaliar o comportamento humano se perde e tampouco entramos na realidade do que está rolando. E se está buscando algumas horas de distração para fechar o fim de semana espero que tenha ficado bem. Eu não!


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário