No xadrez de Slow Horses: a batalha das Rainhas

No xadrez, a Rainha é a peça mais poderosa, e ela, diferentemente das outras peças, pode se movimentar em qualquer direção e quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça. Se for capturada, acaba o jogo. E Slow Horses traz as duas rainhas do MI5 usando seus peões, cavalos, bispos e reis em uma partida tensa e vital. Apenas uma se manterá no tabuleiro. Com Sophie Okonedo e Kristin Scott Thomas, é de tirar o fôlego.

A terceira temporada de Slow Horses termina antes da virada de 2024 e trouxe um argumento mais limitado, se quisermos ser honestos e diretos. Agora já sabemos que a ação foi iniciada por uma calculista Diana Taverner (Kristin Scott Thomas), que, para virar a chefe do MI5, atualmente ocupada por Ingrid Tearney (Sophie Okonedo), esquematizou uma série de ações que derrubaria não apenas Ingrid, mas todos seus oponentes. (Ainda) não deu certo, mas em parte porque ela sabia que nunca seria fácil demais. O jogo ainda não acabou.

O plano foi usar uma pedra no caminho de Ingrid, uma decisão que tomou anos antes em Instambul e que revela o quanto a chefe da espionagem britânica é tão ou mais perigosa que a própria Diana. Essa é a base de tudo que vem movimentando os oito episódios da terceira temporada, esse jogo de xadrez entre mulheres inteligentes cujas ambições pessoais colocam em xeque a sororidade e as vidas de inocentes. Jackson Lamb (Gary Oldman) sabe disso, mas, para variar, River Cartwright (Jack Lowden) entra no meio sem perceber o que está acontecendo, atrapalhando tudo.

No episódio 7 a tensão aumentou de forma irreversível. Sentadas diante de um tabuleiro imaginário, Diana e Ingrid finalmente abriram o jogo e tentam derrubar uma à outra sem piedade. No momento, as duas antagonistas são indignas de empatia: Ingrid isolou os jogares em uma situação suicida, mandando matar todos e rindo de Diana, que tem que contar com os “incompetentes” pangarés da Slough House para ter uma chance. Ingrid subestima Lambe. sua equipe, mas Diana não. Ela não gosta deles, mas assim como nós sabe que porque os pangarés são liderados por Lamb, que sempre defende sua equipe, é fácil definir em quem apostar.

Dessa forma, a ação se movimenta porque há alguns anos, Ingrid mandou matar uma agente que ia revelar um uma operação que deu errado. O ex-namorado dessa agente quer vingança e Diana, sem se envolver diretamente, está permitindo que ele tenha acesso aos temidos documentos que podem acabar com a carreira da chefe do MI5. Portanto, Lamb conseguiu finalmente entender o que está acontecendo, mas ele também está cercado e com risco de morrer. O episódio final será sangrento e trágico. Estamos pronto para a jogada final?


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário