Os 40 anos de um clássico perfeito

Há 40 anos, a dupla Eurythmics lançava o álbum Touch. Nele clássicos como Here Comes The Rain Again e Who’s That Girl marcariam os anos 1980s. Mas, ainda em janeiro de 1983, eles explodiram mudialmente com outra canção (e vídeo): Sweet Dreams.

O principal hit do álbum de mesmo nome, a canção marcou gerações com sua letra simples e atemporal. Sweet Dreams era seu segundo álbum (o primeiro era de dois anos antes), mas definitivo.

Com uma linha de baixo de sintetizador sequenciada sombria e poderosa, a canção explorou a indústria em crescimento dos videoclipes, com um roteiro dramático explorando a ambiguidade sexual de Annie Lennox como uma ditadora que alertava dos problemas sociais que surgiriam da ganância material. Essa foi a estratégia bolada por Dave Stewart, que produziu o álbum e conceituou os vídeos. Dave criou a batida e Annie improvisou o riff do sintetizador. Os dois sabiam instantaneamente que tinham um hit em potencial. E salvou a carreira da dupla.

No original, a música termina com um fade out do teclado, mas ao vivo, Eurythmics para com um “Keep your head up” acústico, conscientemente para passar um sentimento de esperança. Sem surpresa é um dos hinos de uma geração. Perfeito há quatro décadas. E muitas outras à frente!


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário