Quem são os cisnes de Truman Capote

Para Truman Capote,um cisne era a personificação do glamour sofisticado no mundo do pós-guerra. Adorável, elegante, calmo. Buscar a simbologia dele não é tarefa difícil: para os celtas era a alma, a essência eterna. Na cultura moderna é frequentemente associado a sabedoria, equilíbrio, graça, beleza interior, , entre outras. Obviamente a beleza também é inegável, afinal, quem era o patinho feio e em que se transformou? O mais elegante dos pássaros. Considerando a fábula infantil, entendemos a razão de Truman – um homem que sempre lutou para se encaixar, aspirar pela transformação – que chamava suas musas no símbolo máximo da natureza enganosa das primeiras aparências.


Outra característica dos cisnes que revelam o quanto a associação de Capote é apurada, eles deslizam pela água deixando apenas uma ondulação para trás, não mergulham na água como outras aves. Sua classe o destaca e por isso as socialites que abraçaram o autor em seu círculo são um exemplo do que ele se referia. No entanto, foi o brutal rompimento entre o escritor e o círculo de amigas que foi um escândalo no final dos anos 1970s em Nova York, graças ao livro que escreveu sobre elas. É o conflito que será retratado na série Capote Versus Os Cisnes.

Já mencionei aqui em linhas gerais o drama: Truman, almejando superar seu clássico A Sangue Frio, começou a trabalhar no que viria a ser seu último livro, Súplicas Atendidas, usando as histórias reais de suas amigas para criticar a hipocrisia e frieza da sociedade americana. Só que, antes do livro ser publicado (ele nunca o finalizou), alguns episódios foram publicados na Esquire e causaram furor. Segredos que iam de assassinato à traição e casamentos de fachada eram fáceis de identificar a personagem real, levando a uma das mulheres a se matar e as outras se sentirem humilhadas. Antes de existir o termo ‘cancelamento’, foi o que os cisnes encontraram como resposta, acelerando um processo autodestrutivo de Capote no final de sua própria vida. Drama na veia!

Portanto, quem eram os Cisnes? Quais as suas histórias? Essas mulheres com estilo, dinheiro, conexões e boa vida eram Lee Radziwill, Marella Agnelli, Gloria Guinness, C.Z. Guest, Slim Keith, Pamela Harriman e Babe Paley. Todas consideradas influencers, deslizando em festas, iates e eventos registrados nas colunas sociais da época. Elegantes e esguias (sempre eram citadas na lista oficial), tinham como costume se encontrar em restaurantes caros de Manhattan para serem vistas e falarem de quem estava sendo visto. Suas vidas privadas continham casos amorosos complicados, ciúmes e dor. Famosas e adoradas, confiaram seus segredos à Truman porque ele era conhecido e tido como boa companhia e conversa animada. Nenhuma identificou o inimigo infiltrado.

Como Truman costumava lembrar depois, ele era um jornalista e um bom repórter jamais perde o faro investigativo ou a sagacidade descritiva de uma situação ou cena. E todas elas eram fascinantes demais para ignorar, ainda mais que com seu crescente uso de álcool e drogas ele estivesse acelerando seu processo autodestrutivo. Como sempre, ele se inspirava em suas amigas para escrever suas histórias, Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tyffany’s) sendo um dos exemplos. O problema de Súplicas Atendidas é que ele não disfarçou em nada de quem estava falando. Eu li o livro, é uma pena pois a acidez e o poder narrativo dele é brilhante como sempre, mas, efetivamente, é fofoca contada por um escritor brilhante.

A série vai focar nos cisnes ofendidos e atingidos mais diretamente pela obra de Truman Capote, que será vivido pelo ator Tom Hollander: Lee Radziwill, C.Z. Guest, Slim Keith, Babe Paley e Anne Woodward. Consideradas ícones de estilo, com looks exclusivos de alta costura, adoravam desfilar seu privilégio social. Vamos entender cada uma aqui.

Slim Keith

Slim Keith é o papel de Diane Lane. O grande problema dela com Truman Capote é que Slim é a personagem Lady Ina Coolbirth no capítulo La Cote Basque 1965, que conta todos os detalhes e fofocas que escandalizaram os cisnes. Enquanto o autor, sob o codinome de P.B. Jones, ouve meio enojado e fascinado os detalhes, assim como nós, leitores, Lady Ina não poupa ninguém, da Princesa Margaret, citada sem disfarces, como outro cisne, Lee Radziwill, irmã de Jacqueline Kennedy, também citada nominalmente.

Tudo começa, assim como a história verdadeira de Ann Woodward, com um jantar para a Duquesa de Windsor, Wallis Simpson. Na história fictícia, Lady Coolbirth foi rejeitada em um evento para Wallis e convida Jones para almoçar no La Cote Basque, onde vai desfilando todas as fofocas de quem está presente ou ausente no restaurante. Descrita como “uma garota grande e alegre casada com um aristocrata inglês”, ficou fácil de identificar Slim como a fonte. Na verdade, Slim Keith foi uma socialite que circulava em Manhattan e Hollywood, tendo sido casada com o diretor de cinema Howard Hawks, depois com o produtor de cinema e teatro Leland Hayward, amiga de Lauren Bacall e na época casada com o banqueiro inglês Sir Kenneth Keith.

Entre as várias taças de champanhe Roederer Cristal, ela fala de todo mundo: Babe Paley e sua irmã Betsey Whitney; Lee Radziwill e Jacqueline Kennedy, assim como de Gloria Vanderbilt e sua amiga Carol Matthau. Se metade da sagacidade da personagem fictícia se aplicar à Slim, será uma grande atuação de Diane Lane.

Babe Paley

Babe Paley, interpretada por Naomi Watts, é meio que a protagonista das cisnes, porque ela foi a única a gerar em Truman Capote algum sentimento de culpa. Babe era a mais elegante (esteve nada menos do que 14 vezes indicada como uma das 10 mais), a mais querida e sofrida também. Criada em uma vida de privilégios e casamentos de interesse, seu segundo marido, o diretor da CBS, Bill Paley (Treat Williams, em seu último trabalho antes de morrer em um acidente de moto), era um notorio mulherengo e teria tido casos com tantas mulheres que até considerou tirar a própria vida.

Em 1974, antes do artigo, ela foi diagnosticada com câncer de pulmão. No capítulo do livro em que é citada, Capote expõe que seu casamento é de fachada e interesse e que Bill teria tido um caso com a mulher de um político – supostamente a segunda mulher de Nelson Rockfeller, Mary, conhecida como Happy, que inclui detalhes escatológicos da noitada.

Babe era uma unamidade entre os amigos, com maneiras impecáveis, infalivelmente educada e elegante. Era a “estrela inquestionável” de qualquer festa.  Os defensores de Capote alegam que ele quis expor Bill e atingiu Babe sem antever as consequências. Ele tentou em vão se explicar à ela, que morreu sem jamais voltar a falar com o escritor ou perdoá-lo.

Lee Radziwill

A irmã de Jackie Kennedy é uma figura que circula em várias histórias, da própria irmã à de Maria Callas, sempre uma coadjuvante, algo que a irritaria profundamente. Ligada à Jackie, mas ambiciosa socialmente (ambas foram amantes de Aristotles Onassis), ela será interpretada por Calista Flockhart e , mesmo citada nominalmente e de maneira não necessariamente simpática no livro (Capote fala de seu ciúmes e competição com a irmã), ela não rompeu com ele.


Os outros cisnes

Ann Woodward

Interpretada por Demi Moore, é a que tem a história mais trágica citada no capítulo La Cote Basque, que foi o que gerou o drama todo. La Cote Basque é o nome do restaurante onde todas elas frequentam e onde o narrador da história escuta sobre o assassinato do marido de “Kate McCloud”, o codinome dado à Ann em Súplicas Atendidas.

Ann, cujo passado de “alpinista social” era mais evidente por ter nascido pobre, trabalhado como ‘dançarina’ e se casado com um milionário, nunca foi aceita pelo grupo por isso. Para piorar, havia o rumor de que teria sido amante do sogro antes de conhecer o marido e sua sogra tinha horror a ela. Viúva, foi protagonista de um dos maiores escândalos da época pois matou “acidentalmente” o marido quando o “confundiu com um bandido que invadiu a casa”. A história mal explicada nunca convenceu a ninguém, apenas à Justiça que a liberou classificando o crime como “acidental”. Tudo tinha acontecido há 20 anos, mas no livro não apenas toda situação pré-casamento como a morte são detalhados novamente, alegando que o crime foi premeditado, mas que a família do falecido pagou à polícia para abafar e assim ficar com os netos, alienando Ann. Esse é o resumo dos resumos, vale entrar em detalhes caso a série explore mais o caso.

O que piora – para Capote – é que dois dias antes do artigo ser publicado na Esquire, Ann foi encontrada morta em sua casa, tendo tomado veneno. Ninguém gostava dela, mas o que ficou para a história é que, de alguma forma, ela soube ou leu antecipadamente a matéria, decidindo tirar a própria vida por vergonha. Se isso não fosse o suficiente, os dois filhos dela viriam a seguir o exemplo décadas depois. A série vai claramente cutucar uma ferida muito delicada, mas dar à Demi Moore um papel fascinante.

C. Z. Guest

A personagem de Chloë Sevigny, Lucy Douglas “C.Z.” Guest, foi uma atriz, escritora e designer que circulava entre as mais bem vestidas, muito fotografada. C.Z chegou a ser pintada por artistas como Diego Rivera, Salvador Dalí, e Andy Warhol, e circulava no jet-set. Em 1947 se casou comum parente do primeiro-ministro britânico Winston Churchill. Outro cisne exposto por sua futilidade no livro.

Gloria Vanderbilt

A mãe do jornalista Anderson Cooper, Gloria Vanderbilt de Cicco Stokowski Lumet Cooper, é citada no artigo por estar com sua amiga de infância, Carol Marcus Saroyan Saroyan (ela se casou com o marido duas vezes) Matthau e descritas como mulheres com quase trinta anos, fúteis e vazias. Gloria, em particular, citada nominalmente, é descrita como uma pessoa de cabeça vazia e vaidosa, que nem reconhece o primeiro marido quando ele a cumprimenta. Essa imagem, segundo Anderson reconheceu, a magoou até o fim de sua vida.

Pamela Churchill Harriman

Curiosamente, para mostrar como é a sociedade, Palema se casou com o filho de Winston Churchill, mas se divorciou dele depois que ele acumulou dívidas e ela acumulou casos. Depois que Lim se separou de Leland Hayward, se casou com ele poucas horas depois que o divórcio ficou oficial. Também teve um caso com o marido de Babe Paley antes do casamento. Que tal para cisne?

Gloria Guiness

Gloria nasceu no México, filha de um pai jornalista e de uma mãe socialite. Rumores a colocavam como espiã nazista durante a guerra, casada quatro vezes antes de se tornar uma Guinness (a família da cerveja), também foi casada com um von Furstenberg e filho de uma princesa egípcia. 

Não era cisne, mas a amiga que o ajudou

Molly Ringwald interpretará a amiga de Truman Capote que o apoiou durante a crise com os Cisnes e esteve com ele na sua morte, a segunda esposa do jornalista Billy Carson, Joanne Carson. Joanne cuidou do escritor até sua morte, e ele está enterrado ao seu lado, no Cemitério Westwood, em Los Angeles.

A série vai despertar muito mais curiosisade sobre aquele período da história. Por hora, esse é um guia básico para acompanhar o drama.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário