35 anos depois, Ryan Murphy reconta o chocante crime dos irmãos Menendez

Ryan Murphy é um gênio. E sabe explorar dois temas bem populares, entre os vários que domina: true crime e conflitos. Monster é a franquia onde reconta a história de criminosos e Feud as de brigas entre famosos.

A primeira temporada de Feud focou nos bastidores da gravação de O que Terá Acontecido à Baby Jane? e o confronto entre as estrelas Joan Crawford e Bette Davis. A segunda temporada vai mostrar a briga entre Truman Capote e suas amigas, a quem chamava de Cisnes. Já Monster foi um sucesso mundial na Netflix, recontando a apavorante história do serial killer Jeffrey Dahmer e vai começar a gravar a segunda temporada. Quem será o personagem? Os sociopatas que chocaram o mundo em 1989: os irmãos Menendez.

Erick e Lyle Menendez foram protagonistas de um familicídio assustador, que começou com o violento assassinato de seus pais, o executivo de entretenimento José Menendez e sua mulher, Mary, que foram mortos em sua casa em Beverly Hills em 20 de agosto de 1989. Segundo os irmãos, eles estavam fora de casa e os encontraram em casa, porém nos meses seguintes os detetives foram percebendo algo estranho.

Na gravação hoje famosa (usada no teaser da Netflix), Lyle ligou para a polícia para relatar que ‘alguém’ havia assassinado seus pais, alegando que ele e Erick descobriam os corpos ao voltar para casa depois de irema o cinema. Porém, assim que passou o funeral, os dois começaram a levar uma vida de excessos sustentada pela herança que receberam. Assim como aqui no Brasil, anos depois, foi o que deixou claro o envolvimento de Suzanne von Richthofen na morte de seus pais, foi essa falta de luto que provocou a desconfiança da polícia. Afinal, ninguém conseguia decifrar quem matou e os irmãos eram os únicos com um motivo aparente: justamente receber a herança.

Sem ter como comprovar, a virada veio com algo inesperado. Angustiado pela culpa, Erik começou um tratamento psicológico e confessou o crime a seu terapeuta em 1990. O fato de que sua conversa foi escutada por uma pessoa (a namorada do médico) permitiu o uso das conversas como prova e isso levou os dois à prisão.

O julgamento virou um evento na TV, com cobertura em todas emissoras. Para choque geral, os irmãos Menendez alegaram abusos físicos, emocionais e até sexuais, algo incomum na época. Segundo eles, o trauma e medo por suas vidas os levou a cometer o assassinato, brutal e premeditado.

A defesa ousada dos irmãos Menendez, liderada pela advogada Leslie Abramson, dividiu o país, mas a promotoria insistiu que o motivo foi pura ganância. Aqui vai o spoiler: em 1996, depois de dois julgamentos, eles foram condenados à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional. Eles quase conseguiram se safar.

A história é perfeita para cinema e séries, tanto que há vários documentários e séries, portanto muitos se perguntam como será essa versão de 2024. Os papéis principais já foram divulgados: José e Kity, serão interpretados por Javier Bardem e Chloe Sevigny, e os irmãos serão interpretados por Cooper Koch e Nicholas Alexander Chavez, interpretando Lyle e Erik Menendez, respectivamente. Anunciaram que Nathan Lane será o jornalista Dominick Dune, que fez a cobertura para a Vanity Fair, mas ainda não confirmaram quem será Leslie Abramson. Em Lei e Ordem ela foi interpretada por Edie Falco. Quem quer que seja, será um papel de destaque!

Claro que vamos acompanhar.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário