O centenário de Eva Marie Saint

Gerações que não sejam apaixonadas por filmes clássicos não associam o nome de Eva Marie Saint às grandes estrelas de Hollywood, pois a atriz sempre teve uma vida discreta. Porém em janeiro de 2024 ela detém o recorde de ser a mais velha atriz viva detentora de um Oscar e a mais antiga premiada ainda viva. Isso mesmo, ao lado de Marlon Brando, foi a vencedora na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em 1954 por Sindicato de Ladrões (On the Waterfront).

É um tanto maldoso reconhecer, mas Eva Marie Saint parecia uma alternativa à Grace Kelly, sua contemporânea que se aposentou de Hollywood quando se casou com o Príncipe Rainier e virou a Princesa de Mônaco. Para mim, é a estrela do meu filme favorito de Alfred Hitchcock: Intriga Internacional (North by Northwest), fazendo um par antológico com Cary Grant em um filme ainda sensacional.

Ao logo de mais de sete décadas, além do Oscar, ganhou um Emmy, interpretou a mãe do Superman, atuou ao lado de lendas do cinema como Paul Newman, Montgomery Clift e Marlon Brando e navegou por dramas, épicos, comédias e super-heróis. Em julho ela completa nada menos do que 100 anos, com saúde, e é considerada um dos últimos elos de um período de ouro do cinema. Uma lenda, de verdade.

Tanto Intriga Internacional como Sindicado dos Ladrões completam importantes aniversários em 2024: 65 anos e 70 anos, respectivamente. Perto do centenário da atriz, obviamente que merecem ser revistos e comentários! Em breve em Miscelana.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário