2024 marca tanto o centenário do nascimento de Truman Capote como seus 40 anos de morte. Capote foi um dos mais importantes escritores americanos do século 20, com um texto preciso e apurado, também mordaz e inventor do gênero não-ficção. Autor de clássicos como À Sangue Frio e Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tyffany’s), ele morreu aos 59, depois de alguns anos numa espiral autodestrutiva que começou em 1975, quando estava trabalhando no que veio a ser seu último livro, Súplicas Atendidas. Os bastidores desse período é o tema da série Capote Versus Os Cisnes.

Por tudo que vimos nos trailers, Tom Hollander será muito criticado ou muito elogiado (eu aposto nos elogios), e certamente terá indicações para muitos prêmios no próximo ano. De físico, voz e gestos ímpares, Truman Capote publicou sua primeira história quando tinha apenas 13 anos, mas amava as celebridades, as festas e a fama. Frequentemente arrogante, dizia que “sempre soube que queria ser escritor e que queria ser rico e famoso.” Alcançando seu objetivo aos 23 anos.
Virou uma personagem facilmente imitada por isso que tantos atores evitavam interpretá-lo. Dos últimos anos, dois se destacaram: Toby Jones (que fisicamente é adequado) em Infamous e, especialmente, Philip Seymour Hoffmann, que ganhou o Oscar de Melhor Ator por interpretá-lo em Capote.

Na época do filme, em 2006, todos se surpreenderam com a escolha do ator para estrelar o longa pois Philip era alto e de reconhecida voz grave. Foi um dos prêmios mais merecidos da Academia nos últimos tempos.
A série da StarPlus, dirigida por Gus Van Sant, vai mostrar o período dos anos 1970s, quando Truman convivia mais em festas do jet-set do que trabalhando. Adorado pelas mulheres ricas e famosas, elas confidenciavam a ele segredos íntimos, todos eles usados no livro que as humilhou e o levou a ser cancelado. O problema foi que, como ele estava atrasado na entrega de Súplicas Atendidas, ele decidiu permitir que a revista Esquire publicasse trechos do romance inacabado. Foi uma decisão catastrófica, em especial depois da publicação de La Côte Basque 1965, pelo qual foi cancelado.
Em seguida seus problemas com álcool e drogas escalaram e sua saúde geral se deteriorou. Morreu ainda ressentido com suas amigas que o descartaram depois da traição. Material perfeito para uma atuação brilhante, concordam?
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário Adicione o seu