A batalha mais sangrenta de House of the Dragon

A segunda temporada de House of the Dragon estará repleta de batalhas, todas criando muita ansiedade entre os fãs. Parafraseando a frase de Alicent Hightower (Olivia Cooke) no trailer – “A guerra será travada, muitos morrerão e o vencedor acabará por ascender ao trono” – a Guerra será travada, muitas batalhas serão sangrentas e o vencedor tentará acender ao trono. Sim, veremos vitórias e derrotas de ambos os lados, nossos corações vão sofrer. E nenhuma batalha será tão sangrenta como a da Batalha da Margem do Lago.

Quem nos avisou foi o próprio George R. R. Martin no livro Fogo e Sangue e tem que aposte que ela será a maior da temporada, a que encerraria essa parte da série. Será?

O conflito vai envolver grande número de soldados casas em lados opostos, rivalizando algumas das maiores batalhas que vimos em Game of Thrones, incluindo a dos Bastardos.

A batalha, que obviamente ocorreu à margem de um lago, e só deve acontecer mais ao fim da temporada pois o Norte, com os Starks, demoraram um pouco a “chegar” ao sul. No desenho de quem está com quem, a Casa Lannister apoia os Verdes, enquanto as Casa Stark e a maioria dos Senhores das Terras Fluviais, com os Pretos.

A essa altura da história, já teremos tido a maior baixa do lado dos pretos com a morte de Rhaenys (Eve Best), mas Rhaenyra (Emma D’Arcy) já está em King’s Landing, no Trono de Ferro. Aemond (Ewan Mitchell) está em Harrenhall, com Sor Criston Cole (Fabien Frankell), se recuperando. Nesse meio tempo, uma das baixas que testemunharemos é a de Lorde Jason Lannister, que lidera um exército para o leste em apoio a Aegon II Targaryen, mas será morto na Batalha do Ramo Vermelho.

Mesmo abatidos, os soldados dos Lannisters seguem com seu novo comandante ferido, Lord Humfrey Lefford. Os problemas só pioram quando eles chegam perto da costa oeste do Olho de Deus e descobrem que estão em menor número do que os apoiadores da Rainha inimiga. Por isso assumem a defensiva, ficando de costas para o lago, na margem. Humfrey então enviou corvos para pedir ajuda ao Príncipe Aemond, mas a mensagem nem chegou até ele porque os corvos foram abatidos. Para piorar para os verdes, o número de defensores de Rhaenyra ganha mais reforços com a chegada de Sor Garibald Grey, Lord Jon Charlton e o jovem Lord Benjicot Blackwood. Os Lannisters ficaram encurralados.

Um banho de sangue

Porém a posição dos Lannister é tática: podem estar na defensiva, mas era impossível que os oponentes viessem em um ataque direto sem pesadas perdas. Ao mesmo tempo, se elegessem esperar para matar o exército Lannister de fome, Aemond poderia vir pelos céus montado em Vhagar, o que seria ainda pior. A opção foi mesmo avançar.

O ataque começou na madrugada, com os Lannisters resistindo como podiam, mas sendo forçados a voltar para o Olho de Deus. Os corpos vão se acumulando de ambos os lados em uma carnificina. Ter esse reconhecimento de ser sangrenta em um universo onde violência é comum, nos faz entender o quanto essa batalha será gráfica e com potencial de ser uma das mais marcantes, mesmo sem os protagonistas envolvidos. O que é mais importante para quem torce pelos pretos, será uma derrota esmagadora para os Verdes.

Quando a notícia chega à Harrenhall, obviamente a resposta é passional. Aemond e Sor Criston Cole abandonam o castelo, com o Comandante indo para o Sul ao encontro de Lorde Ormund Hightower. O problema é que no caminho, seus homens se assustam com os corpos que encontram e muitos o abandonam. Eventualmente ele é emboscado no que ficou conhecida como a Batalha do Baile do Açougueiro.

Embora os leitores e fãs do livro considerem que essa será uma batalha de destaque em House of the Dragon, eu, particularmente, tenho minhas dúvidas. Ela é interessante estrategicamente, mas não conta com a participação direta de nenhum dos principais de nenhum dos dois lados.

Considero que tenham mais elementos contra do que a favor. Batalhas são caras em termos de produção, e, em uma temporada com menos episódios, essa batalha precisaria ter uma consequência imediata e de peso para justificar o investimento. Embora trágica e interessante, suspeito que a Batalha da Margem do Lago não se encaixaria. Será que estou errada?


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário