Faltam duas semanas para a estreia, mas a trilha sonora da série The New Look já saiu na frente com um novo single de Florence + The Machine: The White Cliffs of Dover, uma escolha que reforça a provável importância que a irmã de Christian Dior (Ben Mendelsohn), Catherine (Maisie Williams) terá na narrativa. Catherine, que lutou contra os nazistas na 2ª Guerra Mundial, era muito ligada à Christian e sua principal herdeira. Portanto, o cover de Florence Welch para o clássico de 1942 é mais do que adequado.


Se você estranhou a orquestração e estilo vocal da cantora é porque ela está sendo fiel à gravação original, feita pela vocalista Vera Lynn há 82 anos. Conhecida como (There’ll Be Bluebirds Over) The White Cliffs of Dover, a canção foi uma das mais populares durante o conflito mundial. Escrita em 1941 por Walter Kent e Nat Burton, ela veio a ser uma das assinaturas da cantora Vera Lynn, despertando uma nostalgia e esperança vividas naqueles anos incertos.
The White Cliffs of Dover foi mesmo uma canção de guerra e para a Guerra. Escrita cerca de um ano depois que as aeronaves da Força Aérea Real enfrentaram a da Luftwaffe alemã, no sul da Inglaterra, ela se refere a um dos cenários mais conhecidos da Inglaterra: os penhascos brancos de Dover. Na época, a Alemanha nazista já havia conquistado grande parte da Europa e em 1941 ainda bombardeava a Grã-Bretanha com frequência. Foi um período de incertezas e medo, cujos filmes como Desejo e Reparação, que também usou a canção na trilha sonora, ressaltou. Isso porque antes de contar com os apoios dos Estados Unidos e União Soviética, a Grã-Bretanha lutava sozinha contra as potências do Eixo na Europa. Foi um período cujas Artes britânicas ressaltavam o heroísmo inglês, com Laurence Olivier estrelando e dirigindo Henrique V e músicos também tentando contribuir.
Nat Burton, que era americano, escreveu sua letra e pediu a Walter Kent que criasse a melodia. A canção era sobre a esperança do fim da Guerra que traria a paz no continente, afinal, os penhascos marcam a fronteira simbólica da Grã-Bretanha com o continente europeu.


Vera Lynn cantava o hit em apresentações para as tropas durante a guerra, mas a canção só ficou conhecida nos Estados Unidos quando, a Orquestra Glenn Miller gravou The White Cliffs of Dover. Sua popularidade nas paradas de sucesso aumentou depois do ataque a Pearl Harbor e a entrada dos americanos na Guerra. A essa altura, foi na voz de Harry Babbitt e a assinatura de Kay Kyser and His Orchestra que mais tocava, não mais a versão de Vera Lynn. Gravações de Kate Smith, Sammy Kaye e Jimmy Dorsey também ficaram populares, mas foi com Louis Prima e sua Orquestra, em 1944, já mais perto do fim da Guerra, que chegou a 9ª posição na parada de sucessos do Harlem.
Após a guerra, já nos anos 1950s, The White Cliffs of Dover continuou a marcar presença no repertório de grandes esrrelas, de Connie Francis, Bing Crosby, Ray Conniff a The Righteous Brothers, entre outros, mas, aos poucos, ficou mais conhecida mesmo na Inglaterra. Até 1995 ainda fazia sucesso, com os covers de artistas mais recentes.
Infelizmente com o tempo houve também controvérsias. Em 2009, a canção foi usada em um álbum anti-imigração pelo Partido Nacional Britânico (BNP), levando a Vera Lynn abrir um processo jurídico por uso sem autorização de sua versão. Aliás, a gravação de Vera Lynn é tão definitiva que a regravação de Florence + The Machine mal a atualizou de alguma maneira. Vera, que foi a vocalista mais popular da Segunda Guerra Mundial em seu país, morreu aos 103 anos em 2020, com fãs sugerindo erguer uma estátua dela nos Penhascos Brancos de Dover como homenagem. Mas sua família elegeu outro local para o memorial que inclui além da cantora “todos aqueles heróis anônimos que divertem em tempos de conflito”, mas a obra ainda não foi inaugurada.



A trilha sonora de The New Look inclui outros covers de sucessos do período da série, incluindo artistas como Lana Del Rey (que canta Blue Skies) e Nick Cave (que interpreta La Vie En Rose, de Edith Piaf), entre outros.
Florence + the Machine cantando The White Cliffs of Dover foi o primeiro single. Aprovado?
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários Adicione o seu