As fórmulas de amor no jogo da conquista

As temporadas de filmes temáticos são o que os algoritmos adoram mais do que os humanos: é quando eles usam nossos hábitos e necessidade de escapismo contra nós. Em dezembro pipocam filmes de Natal, que são românticos em geral. Dois meses depois, por conta do hemisfério Norte celebrar o Dia de São Valentim em fevereiro, são as comédias românticas que prevalecem.

Em geral, de custo baixo tanto de produção como de elenco, esses filmes curtos são tudo que qualquer plataforma sonha: geram tráfego, ganham likes e estamos sempre prontas para mais. Dentre todas, a Netflix me parece ser sempre a mais dedicada aos números, com um acervo bem abastecido de qualquer gênero. Em 2024, vieram com Jogos de Amor (Players), um filminho despretensioso que alcança seu objetivo: nos diverte sem compromisso.

As fórmulas de filmes de amor não tem grandes variações, em geral têm um ponto de Cinderella e algumas pitadas de Jane Austen. Os mais ‘atuais’, são alunos aplicados da escola Nora Ephron ou John Hughes. O filme da Netflix aposta nesses dois (enquanto o da Amazon Prime Video, Upgraded, nos dois primeiros).

É engraçado lembrar que estão completando 35 anos desde o lançamento de Harry e Sally e aqui estamos invertendo parte de sua fórmula para mais uma vez contar uma história de amor. Para quem cresceu nos anos 1980s, vai pescar as referências de A Garota de Rosa Choque (Pretty in Pink) também. Se lembrar de Alguém Muito Especial (Some Kind of Wonderful), também vale porque ele foi uma refilmagem de Pretty In Pink, ‘corrigindo’ o final. E se vamos ser justos, todos pegam emprestado de Cyrano de Bergerac, a peça teatral de Edmond Rostand, escrita em 1897. Ou até mesmo de Noite de Reis, de William Shakespeare. Tudo se copia, como a mestre Norah Ephron admitia.

A trama de Jogos de Amor (Players) é sobre um grupo de amigos jornalistas que tem várias jogadas de conquistas para noites sem compromisso, um ajudando ao outro numa estratégia infalível e cheia de regras. Obviamente percebemos que Mack (Gina Rodriguez) e Adam (Damon Wayans Jr.) poderiam ser mais do que amigos, mas contrariando Harry Burns, tentaram no passado, mas o sexo não atrapalhou a amizade dos dois. Isso até que Mack decide se desafiar e conquistar o charmoso correspondente de guerra Nick (Tom Ellis), que desestabiliza qualquer estratégia do grupo.

Não preciso compartilhar detalhes ou até a conclusão, porque a gente sabe qual será e ainda assim fica na torcida. Nessas horas é que vemos como o jogo do algoritmo pode ser imbatível! Mas se nos deixa com o coração aquecido, por que resistir?


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário