Quem é quem em Xógun

Com a chegada de Xógun à StarPlus, veremos passear nas telas várias personagens, que, à princípio, soam confusas afinam é uma guerra e ninguém é totalmente transparente. Todos querem algo, por isso vale a cola para ir acompanhando quem é quem.

As descrições abaixo levam em consideração o livro, vamos confirmar se ficarão iguais!

OS HOMENS DE XÓGUN

Anjin/ John Blackthorne

A personagem eternizada por Richard Chamberlain ganha nova ótima na pele de Cosmo Jarvis. John Blackthorne, inspirado em uma pessoa real, é o navegador inglês que sonha explorar águas desconhecidas, acaba chegando ao Japão em um momento delicado de transição política interna. Eventualmente ele percebe que seu destino sempre foi outro e está no local certo e na hora certa também.

Blackthorne será Anjin-san (Piloto em japonês, uma vez que eles não conseguem dizer seu nome) e agirá como conselheiro de comércio exterior e navegação para Toranaga Yoshi (Hiroyuki Sanada), mas sua transformação não será fácil pois terá que escolher entre se manter como europeu ou se transformar como samurai.

Toranaga Yoshi

O protagonista da história, o futuro Xógun, é Toranaga Toshi (Hiroyuki Sanada) e ele é uma mescla de Jon Snow, Ragnar Lothbrok e Ned Stark: não quer ser líder, mas é inevitável.

Toranaga era o favorito de Taiko (quando ele estava vivo) e é o Senhor do Kwanto – a província mais rica do Japão, além de ser “o maior falcoeiro do reino”. Ele nunca perdeu uma batalha porque, como vemos e veremos, é um mestre do caráter humano. Suas estratégias são silenciosas e ele sabe como colocar as peças (pessoas) no tabuleiro enquanto aguarda o melhor momento para agir.

Cercado de pessoas duvidosas, Toranaga confia em poucas pessoas: Mariko Akechi (Anna Sawai) e, depois, em Anjin (Cosmo Jarvis). Ao guiar a transformação do piloto britânico na cultura japonesa, ele mesmo vai se transformando no Xógun.

Nem todas as ações de Toranaga serão vistas como justas, e frequentemente sua vida estará em perigo ou ele colocará outros em risco também. Mas é, sem dúvida, lendário. Na versão de 1980 teve o grande astro Toshiro Mifune no papel, agora tem Hiroyuki Sanada em uma grande atuação.

Ishido Kazunari

A personagem de Takehiro Hira é o principal antagonista da série por causa de sua rivalidade aberta com Toranaga.

De origem simples, é um camponês que se tornou um senhor poderoso, ele cuida da guarda do imperador e do castelo de Osaka e já declarou sua intenção de tirar seu oponente do caminho. Ele vem isolando Toranaga, mas sabe que ele é esperto, portanto tenta agir rapidamente. Há algo a mais no ódio que sente por seu rival: ele é apaixonado por a Ochina No Kata (Fumi Nukaido), mas ela ama justamente Toranaga. Ele ‘precisa’ matar o homem que o bate em tudo.



Spoiler: a derrocabad de Ishido vem por sua insistência em seguir as regras e não perceber a influência dos jesuítas na decisão final do xogunato.

Kashigi Yabushige

Taí nosso Littlefinger em Xógun, mas um menos astuto. Yabu (Tadanobu Asano) é o senhor de Izu e vassalo de Toranaga, mas um homem que prefere estar perto de quem está ganhando, portanto não confiável. Embora em posições muito abaixo, ele sonha em ser Xógun. Suas ambições fazem dele um homem perigoso e nunca é claro a quem ele realmente terá fidelidade.

Hiromatsu

Hiromatsu é o primeiro general de Toranaga, seu vassalo de maior confiança e razão pela qual Toranaga sempre vence no campo de batalha. É o samurai perfeito, sogro de Mariko e um homem importante. Ele se ressente com Toranaga quando não é incluído em seu plano verdadeiro.

Buntaro

Filho de Hiromatsu e marido de Mariko, em um casamento sem amor ou carinho, do lado dela. Na verdade, Mariko foi obrigada a se casar com Buntaro depois que o pai dela causou vergonha à família Akechi e o samurai nunca a deixa esquecer e é um homem abusivo. Ele também é um ágil samurai, importante para as batalhas. Cruel, mas leal a Toranaga.

Padre Martinho Alvito

O encontro do Padre Martinho Alvito (Tommy Bastow) com John Blackthorne foi tenso, afinal representam fés e Reinos opostos. Ele é conhecido como Tsukku e passou a maior parte de sua vida no Japão, por isso entende os locais e domina o idioma. Foi ele que converteu Mariko, mas sua obessão pelo Catolicismo o colocará em posições complexas.

Por entender a cultura local e respeitar a Igreja, dá conselhos precisos a seus superiores, mas nem sempre é escutado. Infelizmente ele vê os japoneses como pessoas inferiores que nunca poderão ser ordenados sacerdotes, mas escreve um dicionário que ajuda que Blackthorne e Toranaga possam se entender e até consegue construir uma catedral em Yedo, mas é eventualmente a favor da força portuguesa no comércio e termina seus dias exilado de seu querido Japão.

Vasco Rodrigues

O português espanhol na série é interpretado por Nestor Carbonell (de The Morning News) é carismático e tem coração. Ao salvar BlackThorne é o primeiro da dar as dicas essenciais de sobrevivência, sendo sempre transparente de duas ações. No livro, ele inicialmente tenta afogar o inglês na tempestade, apenas para ser salvo por ele e por isso o ajuda.

Rodrigues tem uma esposa japonesa que ama sinceramente, mas, assim como Padre Alvito, não vê os japoneses como de iguais com os europeus.

Frei Domingo

Frei Domingo (Joaquim de Almeida) conhece Blackthorne na prisão e, apesar de católico, se entende com o navegante protestante, dando mais importantes dicas de sobrevivência. No livro, Toranaga o mantém vivo até entender como pode usá-lo e descobre que o Frei é sua melhor fonte sobre as atividades dos jesuítas e outros assuntos da política japonesa.

Naga e Sudara


Filhos de Toranaga. Naga não é tão inteligente quanto Sudara, mas é um bom filho, fiel ao pai e obediente. E Sudara ama sua esposa, Genjiko, mas é tão calculista e estratégico como seu pai.

Omi

Omi é paciente no seu plano de tirar seu perigoso tio Yabu do caminho. Ele é o primeiro a perceber o valor em manter Blackthorne vivo (algo de Yabu tira crédito). Principalmente é sua inteligência que o coloca como líder do regimento com Naga. Seu problema está no coração porque se apaixona pela cortesã Kiku, que é dada de presente à Blackthorne por Toranaga. Um senhor desafio.

AS MULHERES DE XÓGUN

Mariko Akechi

A principal personagem feminina da saga e mais ainda da história. Hoje parte da facção que apoia Toranaga, e ela é uma das pessoas de maior confiança dele, casada com o filho de seu principal general.

O passado da família de Mariko uma dimensão trágica à personagem. Seu pai, o general Akechi Jinsai assassinou o ditador Goroda e, como punição, toda sua família foi morta ou condenada a cometer seppuku (harakiri). Mariko, foi a única poupada, mas, na cultura japonesa, excluída do privilégio. Como punição ela foi exilada por oito anos no norte, onde estudou latim, português e se converteu ao catolicismo. No entanto, Mariko é antes de tudo uma samurai e uma das mulheres mais admiradas de todo o Japão.

Sua fidelidade à Toranaga será testada, assim como suas convicções quando ela e Blackthorne se apaixonarem. Sua participação é vital para o xogunato, e, infelizmente, preparem-se para uma das trajetórias mais trágicas e heróicas da saga toda.

Fujiko

A viúva de Uragi, que foi morto por insultar Ishido, não foi autorizada a cometer seppuku e, para piorar (para ela), é dada em casamento para Blackthorne. Só poderá tirar sua própria vida em seis meses, o que ela aceita como compromisso.

Para surpresa mútua, os dois vivem bem juntos e ela se prova corajosa em batalhas. Quando começam a se gostar, é quando o prazo se esgota e o desejo inicial de Fujiko é honrado.

Kiku

A cortesã é desejada por todos os homens, e comprada por Toranaga para acabar com o que vê com a distração de seu filho, Omi. Eventualmente Toranaga a entrega a Blackthorne.

Goyoko

Ela é o “Varys de saia” (sim mais uma referência de Game of Thrones) e é a “dona” de Kiku e, por isso, com acesso a muitos segredos. Muitos deles ela negocia com Toranaga em troca de apoio para ampliar sua rede de gueixas.

Ochiba

A mãe do herdeiro, Yaemon, e ex-consorte do Taiko, ela sempre foi apaixonada por Toranaga. Por isso, quando Yodoko, viúva do Taiko, morre, ela é dada em casamento a ele. Ochiba fará tudo que estiver ao seu alcance para ver seu marido vitorioso, inclusive sacrificando seu filho, Yaemon.

Sazuko

A consorte mais recente de Toranaga, não é brilhante como Mariko, mas é extremamente fiel ao marido e por isso quando Osaka é ocupada e ela é uma das reféns, ele não ataca a cidade, para arriscar a sua morte.

Kiritsubo Toshiko

A consorte número um de Toranaga é Lady KM e mãe de seus herdeiros e é um canal de informações para o marido.

Yuriko

Esposa de Yabu, Yuriko tenta ajudá-lo como pode. É a primeira a sacar a verdadeira estratégia de Toranaga, o que a faz usar de sua inteligência para ajudar ao marido.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário