Ryan Gosling se sai bem em drama, comédia ou aventura e isso não é novidade. O que quem cresceu nos anos 1980s está curtindo é que depois de um icônico Ken, o ator vai reviver uma das grandes personagens da TV no seu próximo filme, O Dublê. Se você tem mais de 40 anos talvez lembre mais do nome que a série Conhecida como Duro na Queda. Todas duas são The Fall Guy.

A original foi ao ar entre 1981 e 1986
Quando Duro na Queda (The Fall Guy) estreou na ABC, nos Estados Unidos, o mundo adorava o ator Lee Majors, mais conhecido na época por outra série de sucesso: O Homem de Seis Milhões de Dólares.
Na virada dos anos 1980s, mesmo sendo uma das maiores estrelas mundiais da TV, Lee andava em baixa graças a um escandaloso divórcio de Farrah Fawcett (que estrelava As Panteras) e o sucesso como o homem biônico também não rendia a mesma coisa na audiência. Porém, quando topou comprar a ideia de gravar o piloto de The Fall Guy, criou outro personagem icônica: Colt Seavers, um dublê de Hollywood que trabalha como caçador de recompensas. Sucesso imediato.

Exibida na TV Globo (nas tardes de domingo), até sair do ar (a reprise foi na Rede Record no início dos anos 1990s), Duro na Queda era extremamente divertida por trazer uma série de atores famosos e de outros shows como se Colt Seavers (Lee Majors) fosse o dublê. Por exemplo, esbarrou com a ex-, Farrah, nos bastidores de As Panteras. Também cruzou com Tom Selleck, de Magnum e até levou um soco de Hulk, ou melhor, Lou Ferrigno, estrela de O Incrível Hulk.
A série acompanhava Colt em seus trabalhos extras, onde era acompanhado por seu primo Howard Munson (Douglas Barr) e sua colega, Jody Banks (Heather Thomas), que era quem contratava Colt e Howard, em geral para proteger pessoas juradas de morte por quadrilhas ou caçar criminosos fugitivos da lei.
As inspirações na vida real e sucesso de merchindising
Duro na Queda (The Fall Guy) foi inspirado no filme Hooper – O Homem das Mil Façanhas, de 1978 estrelado por Sally Field e Burt Reynolds. Por sua vez, Hooper era uma homenagem ao famoso ator-dublê Jock Mahoney, padrasto de Sally Field, que mais tarde ela acusou de abuso sexual.
O universo dos dublês sempre encantou Hollywood e até hoje eles têm grande destaque em filmes de ação, tendo inclusive uma categoria exclusiva no prêmio do Sindicato dos Atores. Astros como Steve McQueen, Tom Cruise e o próprio Lee Majors são famosos por não apenas serem amigos de seus dublês, mas de gostarem de gravar eles mesmos as cenas de ação, por isso Colt Seavers ter sido tão bem recebido.


Lee Majors estrelava, produzia e dirigia a série, inclusive cantando o tema de abertura (Unknown Stuntman). O carro que dirigia, uma caminhonete GMC Sierra, fez enorme sucesso de vendas e como as habilidades físicas de Colt incluía acrobacias envolvendo carros, muitas das sequências eram “patrocinadas” pela General Motors que forneceu caminhões especialmente adaptados para as sequências de acrobacias.
A série ficou no ar por cinco anos, sendo cancelada em 1986, mas mantendo uma fiel base de fãs ao longo das décadas.
O reboot nos cinemas como O Dublê
Ainda no início dos anos 2010s, começou a rolar em Hollywood a conversa de que a franquia Duro na Queda (The Fall Guy) iria ser adaptada para o astro Tom Cruise (teria sido perfeito!), mas, ao longo da próxima década, antes de parar em Ryan Gosling em 2024, cogitou-se ter Keanu Reaves, Nicolas Cage, Jason Statham ou Dwayne Johnson como Colt Seavers. Difícil dizer quem seria melhor né?
Ryan Gosling talvez tenha sido a escolha mais efetiva pois Drive teria sido a maior prova de sua habilidade em filmes do gênero.

Na versão que chega aos cinemas, Lee Majors fará uma ponta e a canção título é a mesma da série, agora cantada por Blake Shelton e a atriz Emily Blunt é quem herda a nova versão de Jody Banks, que tem o sobrenome de “Moreno” e agora é a diretora que trabalha com Colt (e é sua namorada também).
Talvez os fãs da série tenham demorado um pouco a associar O Dublê com Duro na Queda porque a tradução de The Fall Guy mudou. Em inglês ela tem um sentido duplo: além de ser literalmente o que o dublê faz – é o cara da queda – quer dizer também que é uma pessoa que é o bode expiatório, ou seja, apontada como culpada quando os responsáveis escapam. O que o trailer deixa claro é que tem todo o potencial de fazer sucesso com as novas gerações. Ryan Gosling e Lee Majors merecem.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
