O futuro de And Just Like That

Muitos fãs se dividiram entre se sentir saudosos de Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) e céticos quanto a reencontrá-la agora na casa dos quase 60 anos. Suas confusões amorosas aos 30 tiveram apelo, mas, seis temporadas e dois filmes depois, a história dela estava mais do que contada e resolvida. Ainda assim, And Just Like That deu continuação à série.

O resultado irregular das duas temporadas exibidas na MAX não impediu que, em tempos de cortes e descontinuações, o spin-off (afinal deixaram no passado o original Sex and The City), And Just Like That ganhasse a confirmação de uma terceira temporada. O que mais resta para contarem, é a nossa dúvida. Vamos listar os pontos questionados.

Carrie viúva e em uma casa nova

Em duas temporadas de And Just Like That, acompanhamos um doloroso processo de perdas significativas para Carrie, incluindo a morte de Mr. Big (Chris Noth), a mudança radical de Stanford Blatch (Willie Garson, que faleceu durante as filmagens) para o Japão e finalmente a mudança de apartamento.

Dos três, a mudança de endereço de Carrie tenha sido mais significativa para quem acompanha a série. O apartamento da escritora no Village era um dos cenários icônicos de Sex in the City e, embora a cidade de Nova York fosse o elemento central da trama, era o pequeno estúdio de Carrie que nos encantava igualmente. Mesmo casada, ela manteve o imóvel, o reformou e – quando ficou viúva – voltou para ele.

Quando trouxeram Aidan Shaw (John Corbett) para a história, parecia que fecharia um ciclo romântico importante, pois foi a existência de Big que atrapalhou os dois. Só que, por trauma e princípio, Aidan se recusava a entrar no apartamento onde viveu tantos momentos ruins e Carrie, determinada a recomeçar sua vida com ele, vendeu o imóvel, comprando outro espetacular no lugar. No entanto, nos despedimos dos dois quando rompem o romance uma vez que ele decide ficar longe de Nova York, cuidando do filho problemático. Carrie se recusa a sair de Nova York, Ainda não pode voltar. A terceira temporada terá a personagem solteira, mais do que superada da viuvez e em uma casa gigantesca e nova para chamar de sua.

Novas personagens fixas, algumas que não retornam

Uma das coisas que foram positivas, mas que geraram algum estranhamento, foi a decisão da And Just Like That de trazer personagens novas e fixas na vida de Carrie, Miranda (Cynthia Nixon) e Charlotte (Kristin Davis). Todas, sem exceção, também resolviam a questão de falta de diversidade no elenco, o que foi ótimo.

Não foi sobre as personagens em si que não deu certo, mas o fato de que não queremos saber de ninguém além das três personagens centrais (Kim Cattrall se recusou a voltar, nos privando de Samantha Jones) que atrapalhou a receptividade das ‘novatas’. A divisão foi dar a cada uma das principais um novo espaço onde circulassem pessoas mais diversas.

No caso de Charlotte, os amigos Lisa Todd Waxley (Nicole Ari Parker), que demorou a engatar mas está coerente com o universo rico Upper East Side da série. Já Carrie, mais fechada, trouxe sua vizinha jovem Lisette Alee (Katerina Tannembaum) – que ficou com o estúdio do Village – e a melhor adição de todas, Seema Patel (Sarita Choudhury), sua nova melhor amiga e que é a substituta para Samantha. Foi na subtrama de Miranda Hobbes que ficaram os maiores conflitos.

Depois de tantas idas e vindas com Steve (David Eigenberg) Miranda se apaixona por Che Diaz (Sara Ramirez), e o público não abraçou essa história de amor. Já analisei o que deu errado antes, e não é pelo amor entre duas mulheres, mas a maneira narcisista que Miranda conduziu o romance, mais ainda, quando colocou a “culpa” de tudo em Steve, uma personagem adorada pelas fãs de Sex and The City, sem dar um respeito que todo público feminino esperava para um rompimento tão significativo. O resultado foi uma rejeição à Che, que era divertida, envolvente e poderia trazer muito para And Just Like That. Portanto, sem surpresa, já foi anunciado que para a terceira temporada não teremos mais a comediante e é uma perda incrível porque Sara Ramirez é uma grande atriz.

Outra que não volta é a nova melhor amiga de Miranda, Nya Wallace (Karen Pittman). Outra perda que será muito sentida porque Nya tem tudo a ver com as mulheres da série e passou por uma separação dolorosa, estava se recuperando e tinha encontrado um cara bacana para recomeçar. Ela também não retorna na terceira temporada, mas o motivo é justificável: Karen Pittman tem um papel de destaque em The Morning Show e a série da Apple TV Plus vai gravar no mesmo tempo de And Just Like That, o que fez a atriz optar e ela escolheu certo. E agora?

Os desafios de finalmente contar algo novo

Portanto Miranda é quem terá que trazer as novidades para a próxima etapa, um perigo porque quando ela ganhou protagonismo foi quando a série passou a ter maiores críticas. Carrie sempre foi a líder, seu período de luto foi longo e tirou a alma positiva do universo estabelecido em Sex and the City.

Ter a personagem principal vivendo uma crise justificada e existencial teve impacto em tudo. Sem aquela paixão pela vida, encarando perdas e uma estabilidade material que a permite navegar sem sustos, custou a construção do drama em And Just Like That. A vida de Charlotte tem seus problemas domésticos, mas é perfeita. A vida de Miranda mudou radicalmente, mas foi tão impetuosa (algo que jamais a Miranda tradicional seria) que em vez de trazer novidade, causou estranhamento e Carrie ficou como se estivesse dopada.

O flerte de trazer Aidan para a história foi uma onda nostálgica que foi apreciada pelos fãs, mas já foi descartado também, embora não tenha nada que impedisse Carrie a entrar em um relacionamento a distância.

Dessa forma, quando voltarem a gravar agora em 2024, será efetivamente a primeira vez que And Just Like That deixa Sex and the City no passado e vem nos contar algo completamente novo. As duas perdas do elenco serão sentidas, mas quem sabe agora voltamos a nos apaixonar por Carrie? Fico na torcida.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário