Mais próxima de sua conclusão, a série The New Look tomou algumas liberdades históricas a mais com a trágica personagem Vera Nina Arkwright Lombardi, apresentada como “Elsa” Lombardi, cuja triste morte marcou um episódio com cores mais sombrias.
A grande amiga e complexa cúmplice de Coco Chanel (Juliette Binoche) ganhou um protagonismo graças ao carisma inegável da atriz Emily Mortimer. A série se manteve perto da verdade quando mostrou o envolvimento de Elsa, amiga de longa data de Chanel, na atrapalhada missão Operação Cabana Modelo (ModelHut), em Madrid, onde tentavam contatar Winston Chhurchill. No entanto, o pós-guerra, com as duas vivendo juntas em Lausanne é uma parte criativa dos showrunners: a verdadeira Elsa voltou para Roma, graças à ajuda de Chanel e Churchill. Foi na capital romana que faleceu, de forma suspeita, em 1947. The New Look usa sua angústia para mais uma vez reforçar o paralelo entre a estilista e Christian Dior (Ben Mendesholn), outro que testemunhou o trauma de sobreviventes, como sua irmã, Catherine (Maisie Williams). O resultado é emocionante.

Paralelos: o estilo de The New Look
A série da Apple TV Plus e 5% sobre Moda e 95% sobre sobrevivência, nos deixando sem quase nada efetivamente sobre como Dior revolucionou a maneira como as mulheres se vestiam após a 2ª Guerra Mundial. Desde o início colocou Chanel e Dior como antagonistas, pelo menos do lado dela, e voltou no tempo para mostrar os horrores da Guerra e como ambos lidaram com dilemas iguais de forma diferentes.
Amenizando o envolvimento da francesa com os nazistas como se tivesse sido algo “acidental” e motivado para salvar seu sobrinho da execução, o anti-semitismo de Chanel consta da história, igualmente inserido como reação à disputas comerciais. Binoche está estupenda no papel e The New Look funciona como duas séries em uma pois não há nada que aproxime Dior de Chanel, apenas a inveja dela quando ele alcançar a idolatria parecida com a dela. Na série, ela é a anatagonista.
Dior também esbarrou com o dilema de ter seguido trabalhando durante a Guerra, para sustentar a irmã que era da Resistência e depois para ajudá-la quando retorna do Campo de Concentração. E na Paz, o tumulto psicológico de culpas e traumas desfilam em tramas nem sempre bem costuradas.
A luta emocional
A importância de Catherine em todo processo de criação de Dior não está clara em The New Look. Embora Maisie Williams transpareça bem as marcas tramáticas de Catherine, mas não há a forte ligação entre irmãos tão mencionada nas biografias do estilista. Ele é cobrado, ele é dedicado apenas para ser mais cobrado e criticado por sua família.

Mas é a relação de Dior com Catherine que é usada para criar o paralelo com Chanel. As marcas da Guerra parecem ainda mais doloridas quando as pessoas precisavm navegar nas ruínas emocionais deixadas pelo alemães. O passado atormenta Catherine assim como à Elsa e Chanel, de uma forma que não sabem expressar em palavras. Catherine, descobrimos, se condena por ter tido uma atitude covarde de sobrevivência quando uma outra jovem foi punida por uma ação sua na prisão. Chanel se sente culpada por ter usado a volúvel e frágil Elsa.

A verdade sobre a morte de Elsa Lombardi é que foi sempre considerada “misteriosa” e ocorreu em Roma, não na Suiça, com Chanel. As suspeitas são que tenha siso retaliação por ter sido agente dupla ajudando aos britânicos. O que é claro é que ela nunca passou de um apêndice na biografia de Chanel, mesmo tendo sendo sua musa para criar o “estilo inglês” de calça e blaser, ter sido a pessoa que apresentou a francesa à Chanel e sim, depois ter sido a pessoa que a denunciou por espionangem em Madrid. A ter colocado em uma forçada convivência de amizade/chantagem, ter sido vítima dos nazistas e ter se encontrando em um lugar de vida onde era rejeitada por tudo e todos, ressaltou mais uma vez o lado triste e cinzento da sobrevivência. Sua morte no escuro, na solidão e na rejeição humanizou Chanel, mais uma vez indiretamente implicada na tragédia. Parabéns à Emily Mortimer. Ao lado de Juliette Binoche, as duas sequestraram a série e ela fará muita falta.
.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário Adicione o seu