Toronaga paga caro por silêncio

Não estamos sozinhos quando nos confundimos com as estratégias de guerra de Toronaga em Xógun. O vai-e-vem e o silêncio que guarda de todos acaba custando caro, como sabemos na conclusão do penúltimo episódio da temporada.

A traição

Toronaga sabe de sua vulnerabilidade e depois do terremonto, onde perdeu muitos soldados, depende mais do que nunca de seu irmão, Saeki Nobutatsu, e como não se falam há muito tempo, todos estão apreensivos com o reencontro.

Parece que tudo vai bem entre eles, embora seja clara a inveja de Saeki dos feitos militares do irmão (abrimos o episódio com o primeiro deles, com um Toronaga ainda criança vencendo o exército oponente), e claro, em um jantar constrangedor, ‘descobrimos’ que Saeki se alinhou com o Conselho de Regentes e traiu seu irmão. Toranaga tem que se submeter como prisioneiro e todos seus homens serão condenados com ele. Ninguém entende como Toronaga, mesmo enrolando por um dia para decidir se vai se render ou lutar, aceitou com tanta calma um golpe como esses. Entre os mais ofendidos estão Blackthorne e o filho do xógun, Nagakado, que morre acidentalmente tentando “salvar” o pai.

Nagakado liderava uma emboscada quando escorrega e bate com a cabeça, piorando o cenário para seu pai, ainda sem saber da perda. Saeki sente pelo sobrinho, mas mais ainda porque a tentativa era inútil.

A derrota que parece programada

Até o momento, Toronaga brinca com o destino, mas sempre tem um plano na manga portanto sua submissão não convence ninguém. Ele argumenta que embora haja um mal a ser combatido, ele não o fará sob o risco de dividir o país.

E aqui está o “recado” da abertura do episódio, quando há mais de 46 anos um Toranaga ainda criança, lutava ao lado de Toda Hiromatsu contra as forças de Mizoguchi. Sua vitória começa a criar sua lenda, mas, em vez de um único golpe para executar Mizoguchi após o seppuku do daimyo, Toranaga precisou de múltiplas tentativas para decapitar seu inimigo. Foi uma morte confusa e sangrenta da qual Toranaga não se orgulha. E é claramente o que está acontecendo novamente.

John Blackthorne está ainda mais ofendido pela rendição de Toranaga porque sem ele, seu destino está definido pelos Portugueses, nunca mais verá a sua tripulação e será morto, quando poderia ter escapado facilmente se tivesse tido ajuda.

O triângulo amoroso

Enquanto isso, a tortura emocional de Toda Buntaro de acompanhar a amizade entre Mariko e Blackthorne o está consumindo. Ele pede para matar o inglês, mas Toranaga nega senão teria que matar Mariko também, algo que Buntaro não quer fazer.

Sozinho com a tradutora, Toronaga dá uma dura nela também, e mais uma vez Mariko pede para cometer seppuku, e é negado. Ou seja, por hora, as coisas seguem tensas como estão. Outra que aguarda o tempo para ter o direito de terminar sua vida é a doce Fuji, que não esquece a morte de seu filho e de seu marido. Ninguém está feliz em Xógum!

No final da temporada, semana que vem, teremos o embate que tanto esperamos. Os planos de Toronaga podem mudar agora que perdeu Nagakado e seus aliados estão mais do que justificadamente inseguros. Só saberemos no final. Minhas fichas sempre são em Toronaga.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário