O exílio de Jon Snow: definitivo

Fãs de Game of Thrones estavam tão felizes essa semana, o elenco de O Cavaleiro dos 7 Reinos confirmado, imagens do showrunner de A Conquista de Aegon começando a trabalhar, mas, com mercúrio retrógrado combinado com o eclipse solar ainda colocava algum risco no horizonte. E a vítima? Snow. Isso mesmo, o projeto nem saiu do papel e foi cancelado.

“Eu não queria que vazasse que estava sendo desenvolvido. Eu não queria que acontecesse algo onde as pessoas começassem a teorizar, ficando entusiasmadas com isso ou odiando a ideia, quando isso pode nunca acontecer. Porque no desenvolvimento você olha todos os ângulos e vê se vale a pena,” Kit Harington oficializou em uma entrevista sobre o filme Blood for Dust. “Não conseguimos encontrar a história certa para contar. Então, decidimos interromper por enquanto. Pode haver um momento no futuro em que voltaremos a considerar, mas no momento não. Está firmemente na prateleira,” avisou.

Sim, é de partir o coração.

Desde que comentou que Snow, a continuação de Game of Thrones focada apenas em Jon Snow, estava sendo considerada pela MAX, Harington agitou os fãs da franquia, em especial, a grande parcela insatisfeita com a conclusão da história. Obviamente, um tema ultra sensível pois ninguém do elenco criticou os showrunners D.B. Weiss e Daniel Benioff sobre as decisões polêmicas da temporada final, e, mesmo os elogios soaram mais como um constrangido comprometimento com os dois do que realmente concordar com o que vimos. Incluindo Kit Harington, cujos desabafos iniciais depois foram alegados como ironias. Será mesmo?

O fato é que muitos de nós tínhamos esperança que Snow fosse ser as horas a mais que precisávamos para ajustar alguns detalhes soltos, mesmo que não fosse resolver a questão mais complexa que foi a morte de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke).

O arquivamento do projeto, mesmo que “por hora”, confirma a insatisfação e receio da MAX de mexer no vespeiro criado por D&D com a tentativa frustrada dos dois de criar surpresas com a conclusão de GOT. “Acho que sabíamos que seria controverso, acho que esperávamos que fosse um pouco mais 50/50. Acho que você espera uma proporção melhor de… Definitivamente, não queríamos que fosse tão muito ódio. Estávamos preparados para parte disso,” David Benioff reconheceu em uma entrevista em 2024, com D.B. Weiss acrescentando: “Acho que realmente não levei em consideração os efeitos da rede. Os efeitos da rede podem ajudar o programa quando estão trabalhando a seu favor como um ciclo de feedback positivo… É hipócrita amá-lo quando está soprando em seu direção e decidir que é o fim do mundo quando está indo para o outro lado. Mas sim, acho que talvez essa fosse a parte que não havíamos levado em conta, em saber que algumas pessoas iriam gostar e outras as pessoas não.”

Quando anunciado em 2022, Snow era um dos cinco caminhos em estudo para o futuro da franquia, sendo que dois foram confirmados (O Cavaleiro dos 7 Reinos e A Conquista de Aegon), e House of the Dragon ganhou a segunda temporada que estreia em pouco mais de 60 dias. Portanto agora “resta um” que ainda não sabemos, mas que pode ser a parte de animação.

O cancelamento de Snow, assim como o descarte de Bloodmoon, que chegou a ter um piloto gravado, sugere que qualquer referência do universo de Game of Thrones ainda é considerado muito arriscado para ousar chegar perto. Afinal, são apenas cinco anos desde que saiu do ar e a negatividade ainda é muito presente nas redes sociais. Bloodmoon ia abordar a origem dos White Walkers e Snow, claro, mostrar como Jon retomaria sua vida em exílio.

“Foi Kit Harrington quem nos trouxe a ideia”, George R.R. Martin confirmou há 2 anos, “Não posso dizer os nomes dos escritores/showrunners, já que ainda não foi liberado para lançamento, mas Kit os trouxe também, sua própria equipe, e eles são fantásticos,” elogiou o autor.

Então, vamos nos conformar com o que tivemos nas telas e sonhar que um dia, quem sabe, saberemos como Game of Thrones termina nos livros. Pelo visto, jamais saberemos ao certo.

Deixe um comentário