The Jinx é simplesmente uma aula de narrativa e documentário que humilha o super explorado formato de true crime. A segunda temporada conclui com surpresas, mas, infelizmente, sem resolver a fonte original de tudo: o “desaparecimento” de Kathie McCormack Durst, em 1982. Foi esse mistério que moveu o diretor Andrew Jarecki a fazer um filme mediano e uma série documental espetacular, mas a morte de Robert Durst, em 2022, não deu o fechamento esperado para a família dela.
Ao longo dos absurdos e quase inacreditáveis fatos trágicos na vida de Durst e de pessoas próximas à ele, talvez o desaparecimento a de sua primeira esposa, Kathie, tem tudo para ter sido um dos mais brutais e complexos crimes cometido por ele. Kathie foi vista com vida pela última vez em 31 de dezembro de 1982 e Durst nunca admitiu sua culpa ou deu pistas onde encontrar, como ele mesmo deixou escapar, “onde seu corpo foi enterrado”. Apenas com o sucesso da 1ª temporada de The Jinx que a polícia finalmente admitiu que ela foi assassinada e isso em 2017. Por isso a segunda temporada do documentário, que acompanha a prisão e julgamento de Robert Durst por outro crime, é tão importante.


Dessa vez, sem o depoimento direto do próprio Durst, Jarecki conseguiu criar imagens para cobrir os áudios do processo, além de mesclar com as imagens do julgamento. É fascinante, simples e eficaz. Conhecemos cada personagem bizarro que fez parte do universo de Durst, deixando para o final um dos mais misteriosos que é justamente sua segunda esposa, Debrah Charatan.
Articulada, claramente ciente de tudo que ele fez e quis omitir, Debrah passou pelas duas temporadas como um enigma e hoje, como herdeira de seus bens, é uma figura chave no processo da família de Kathie, os McCormacks, que buscam indenização em um processo de homicídio culposo contra o espólio de Durst. Eles mantinham a esperança de um dia localizar os restos mortais da jovem estudante de medicina, para também entender como foi sua morte, mas, sem Durst, se tornou impossível.
No episódio final da segunda temporada deu um importante passo além. A tragédia não foi apenas provocada pelos crimes ou abusos de Robert Durst, mas a permissividade das pessoas que sabiam de sua psicopatia por décadas, mas lucraram e a omitiram. E com isso, The Jinx comprova sua qualidade acima de qualquer outro do gênero.

Nenhuma das pessoas próximas à Durst parecia acreditar em sua inocência, mas o protegiam ainda assim. Ele só foi condenado pela morte de Susan Berman em 2022 e ela foi assassinada com um tiro na cabeça, em 2001. Ou seja, por pelo menos 20 anos, ele seguiu a vida em liberdade por esse crime. E há a triste ironia de quando “finalmente” a justiça foi feita, veio tarde demais. Como foi em plena pandemia da COVID-19, Durst ficou doente e faleceu meses depois da convicção e com isso, o julgamento foi anulado. Tecnicamente, ele morreu “inocente”.
Dentre os vários “amigos” que lucravam financeiramente com a amizade, o casamento com Debrah Charatan foi sem dúvida a maior incógnita. Sem nenhum pudor, ela herdou o patrimônio de Durst e tem atuado na tentativa de brigar com os McCormacks judicialmente. O romance entre ela e Durst foi o mais transacional possível desde o início. Ela queria dinheiro, ele precisava de uma confidente para substituir Susan Berman, que ele matou dias depois de se casar com Debrah.

Enquanto vimos como os próprios advogados de Durst nem se preocuparam em compartilhar o veredicto com ele antes de irem embora com os US$ 12 milhões que ele lhes pagou para montar uma defesa fraca, Debrah, que vivia com outro homem há 15 anos, ficou sem o menor problema. No confronto final entre ela e o marido, ele percebe que os abutres pegaram tudo, inclusive ela. E como Jarecki brilhantemente nos expõe, ninguém se importou ou se importa com Kathie, nem a família de Durst ou os que sabem de seu destino. Há sugestões de onde o corpo possa ter sido descartado há 42 anos, mas são especulações.
Treze anos depois de seu longa-metragem e oito depois da primeira temporada de The Jinx, Andrew Jarecki não nos deixa esquecer que a vítima original, Kathie, segue sendo ignorada pelos ricos e poderosos. Uma tristeza profunda que faz da série uma pérola a ser vista e revista.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
