Os 90 anos da morte de Bonnie e Clyde

É estranho que mesmo que Bonnie Elizabeth Parker tenha vivido apenas 23 anos e Clyde Chestnut “Champion” Barrow apenas 25, mas nessa semana de 23 de maio de 2024, o mundo lembrou a icônica e trágica morte dos dois, há 90 anos. Mais estranho ainda é que – embora tenham sido assaltantes e assassinos – ainda hoje sejam vistos como símbolos de rebeldia. E sim, por nove décadas!

Bonnie Parker e Clyde Barrow, mais conhecidos apenas como Bonnie e Clyde, são famosos por suas façanhas criminosas durante a Grande Depressão nos Estados Unidos. Eles ganharam notoriedade como um casal criminoso que liderou uma gangue que cometeu vários assaltos a bancos, assaltos a pequenas lojas e até assassinatos de 1932 a 1934. E foram fuzilados em uma encruzilhada, depois de terem sido traídos por um comparsa que os entregou para a polícia.

Outlaws romantizados pela mídia

A ideia de um casal romântico em uma onda de crimes capturou a imaginação do público sedento por histórias “reais” e tanto a parceria no crime dos dois como sua história de amor foi sensacionalizada pela mídia da época, tornando Bonnie e Clyde em uma espécie de heróis populares para alguns durante os tempos econômicos difíceis da Grande Depressão.

A história dos dois ganhou a atenção do país quando jornais e outros meios de comunicação cobriram extensivamente suas façanhas, muitas vezes exagerando seus atos e criando uma imagem grandiosa. Fotos de Bonnie e Clyde, especialmente uma foto famosa de Bonnie com um charuto na boca e uma pistola na mão, contribuíram para seu status lendário, uma imagem que foi reproduzida no filme com Faye Dunaway e Warren Beaty.

A atração sobre os dois só cresceu quando a intensa caçada humana pelas agências de aplicação da lei, incluindo o FBI, foi gerando notícias sobre eles. A violência da emboscada que acabou com a vida deles, na Louisiana, em 23 de maio de 1934, os transformou em lendas.

O cinema, claro, adorou a versão romântica e recontada em diversas formas de cultura popular, incluindo filmes, livros e canções. Bonnie e Clyde, de 1967, contribuiu para consolidar a dupla como figuras icônicas da história americana.

Bandidos vistos como rebeldes

Durante a Grande Depressão, muitas pessoas viam Bonnie e Clyde como símbolos de rebelião contra um sistema falho e as aventuras ousadas do grupo era ainda mais atraente porque desafiavam autoridade e – com isso – representavam a zebra do jogo.

O filme dirigido por Arthur Penn reavivou o interesse pelos criminosos de forma determinante. Mas sabe a melhor dica? O filme da Netflix de 2019, The Highwaymen, que retrata a caçada humana do ponto de vista da Lei. Vira outra história!


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário