O mito e a verdade sobre o ‘garfo no chão’ e a estrela do Michelin

Desde que The Bear estreou, em 2021, fãs comparavam o chef Carmy Berzatto (Jeremy Allen White) com a personagem de Bradley Cooper em Pegando Fogo (Burnt). E tem a ver, os dois são geniais, premiados e traumatizados, com inegáveis problemas de saúde mental e obcecados com as pontuações do guia Michelin. E o fato de que a série colocou uma foto de Adam Jones (Bradley Cooper), deixa em aberto uma porta para uma ponta em um futuro próximo.

Como a terceira temporada de O Urso tem como objetivo pessoal de Carmy a alcançar uma estrela em seu primeiro ano no novo restaurante, a conexão com Pegando Fogo ficou ainda mais clara. No filme, Adam é o chef de duas estrelas do Michelin, um perfeccionista tóxico e neurótico. Se ter uma estrela é quase impossível, ter duas faz dele, como brincam no filme, um Jedi. Carmy quer algo ainda mais complexo: ter sua estrela em apenas alguns meses com o restaurante funcionando.

Qual é a importância de uma estrela Michelin?

O Guia reúne críticas de restaurantes com breves resumos de duas a três linhas , mas um extenso sistema de símbolos que incluem as tão reverenciadas e almejadas estrelas, que têm renome mundial. O máximo que o estabelecimento pode receber são três estrelas, mas os critérios são cinco: a qualidade dos ingredientes, o domínio do sabor e das técnicas culinárias, a personalidade do chef, a relação qualidade-preço e, por fim, a consistência (essa medida em mais de uma visita). Isso mesmo, o ambiente não conta para a estrela. Decoração interior, disposição da mesa ou a qualidade do serviço ganha são representadas pelo símbolo do garfo e da colher.

E como se consegue uma estrela do Michelin?

De acordo com a mitica estabelecida no filme de 2015, os inspetores sempre vão disfarçados e avaliam tudo sem serem percebidos. Nas palavras da personagem Daniel Bruhl, funciona assim: “Ninguém sabe quem eles são. Ninguém. Eles vêm. Eles comem. Eles vão. Mas eles têm hábitos. Um pede o menu degustação, o outro pede à la carte. Sempre. Eles pedem meia garrafa de vinho. Eles pedem água da torneira. Eles são educados. Mas atenção! Eles podem colocar um garfo no chão para ver se você percebe”, ele alerta. Entendeu agora a cena da terceira temporada de The Bear no qual Richie (Ebon Moss-Bachrach) vê o garfo no chão, mas, até onde sabemos, não faz nada para recolhê-lo. Será?

O fato é que além da crítica do Chicago Tribune, que está alucinando a equipe do The Bear, eles já foram avaliados pelo Michelin e agora estão desesperados para saber os resultados.

Claro que você está se perguntando se a lenda do garfo no chão é verdade? Segundo o Guia, não. O serviço é julgado sem pegadinhas, justamente para manter o segredo de quem ou quando estiveram no local. Mas o fato de que a série colocou o garfo no chão criou pra nós uma grande ansiedade para a 4ª temporada.

E o que sabemos dos avaliadores? Eles “tendem a ser geralmente cavalheiros de meia-idade, mas às vezes mulheres também, bem vestidos e educados”. São pelo menos em dupla, que se divide assim: enquanto um avalia as bebidas indo ao bar para pedir uma bebida e esperar pelo outro. À mesa, um pede o menu degustação e outro pede à la carte, acompanhado de meia garrafa de vinho. Não é verdade que sempre pedem para beber água da torneira (nos Estados Unidos ou Europa), em geral pedem água engarrafada.

Ou seja, The Bear pode ainda alcançar sua estrela. Aliás, essa é a minha teoria: Carmy VAI conseguir sua estrela, mas vai perder sua equipe no processo, com Sydney (Ayo Edebiri) virando sua principal concorrência. Será que acerto?


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário