Acima de Qualquer Suspeita: O que mudou na nova versão

Muita gente que leu o livro, viu o filme o reviu (está entre os mais alugados do mês), lembrava da “grande surpresa” em Acima de Qualquer Suspeita (Presumed Innocent), sendo que esse seria – provavelmente – o pior dos desafios da regravação da Apple TV Plus, com um ótimo Jake Gyllenhaal no papel principal. E sim o final mudou do original.

A pergunta de quem matou Carolyn Polhemus (Renate Reinsve) foi respondida bem próxima da versão original, mantendo a culpada dentro de casa. Em vez de Barbara (Ruth Negga), foi Jaden (Chase Infiniti), a filha adolescente de Rusty. Mesmo motivo, mas dessa vez nosso herói tem uma senhora culpa no cartório e honestamente ESSA alteração ficou um tanto esquisita.

 No final das contas, Rusty tem sim um envolvimento direto com a morte da ex-amante. Ele descobriu seu corpo e, assumindo que tivesse sido Barbara que a matou, encobre o crime querendo colocar a culpa em um criminoso já condenado. Obstrução da Justiça, Manipulação e Cumplicidade com o Crime: Rusty não está acima de nenhuma dúvida razoável, apenas a péssima investigação, atrapalhada deliberadamente por ele mesmo, não apresentou provas além das circunstanciais.

Diante dessa opção dos showrunners, se torna ainda mais bizarro saber que haverá uma segunda temporada, afinal agora temos certeza que os Sabichs, contrário dos originais, são um bando de sociopatas egoístas.

A atualização da personalidade e motivações de Carolyn, que agora era apenas uma mulher talentosa, ambiciosa e não a devoradora de homens e calculista do original, foi bem-vinda. Porém, isso reduziu tanto a lista de suspeitos que honestamente, pareceu inverossímil que Rusty tenha escapado com tanta facilidade. Só poderia, e era, de alguma forma, ele. Pobre Tommy Molto (Peter Sarsgaard) que deu o seu melhor e ainda assim perdeu para seu inimigo.

Havia espaço para que Barbara fosse mantida como a verdadeira culpada, mais ainda, parecia que ela estava determinada a ajudar na condenação do marido infiel. Mas aquim vimos uma esposa tentando manter a família unida, chocada genuinamente com a morte de Carolyn e o que ela trouxe à tona, como os sentimentos de Rusty e sua obsessão com a ex-amante.

Todos os outros prováveis ​​suspeitos, incluindo o irritante Tommy Molto , que estava assediando Carolyn, ou Eugenia Milk (Virginia Kull), outra colega que era apaixonada por Rusty e tinha ciúmes de Carolyn, poderiam ter sido uma nova alternativa. Claro que ficou sem sentindo a razão pelo qual Carolyn era uma mãe ausente de Michael Caldwell (Tate Birchmore) e quem efetivamente foi visto circulando perto da casa da promotora foi Kyle Sabich (Kingston Rumi Southwick) e não sua irmã. Ou seja, preferiram “pegadinha” em vez de algo inteligente, comprometendo nosso “herói” que na verdade é um ser horrível e desprezível.

O momento no qual Rusty confronta Barbara a acusando do crime, nos faz querer gritar para ela pegar a mala e zarpar imediatamente daquele ambiente tóxico. Quando então Jaden confessa o que fez, depois de Rusty ter confirmado que o que ele meso tinha feito, eu não entendo mesmo como Barbara ficou. E sim, Rusty longe de estar numa posição de Promotor ilibado traça um plano: os três nunca mais falarão do incidente, afinal Jaden e ele agiram “para defender a família”. Que tenham matado uma mulher inocente e grávida é um mero detalhe.

Poderíamos aceitar a proposta de Rusty e esquecer por completo a série, mas a segunda temporada vai trazer esses assassinos hipócritas investigando um novo caso. Como Acima de Qualquer Suspeita (Presumed Innocent) foi o drama mais assistido do streamer desde seu lançamento em 2019, o erro, claramente, é meu.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário