A gente curte quando a história é de uma família disfuncional, e, em especial, se a história é verdadeira. Steven Knight, que nos entregou a maravilhosa Peaky Blinders (cujo filme está para começar a ser rodado) assina a próxima série da Netflix que promete nos envolver em 2025: Casa Guinness. Todos os recaps estão aqui.
O foco da série é “a história épica de uma das dinastias mais famosas e duradouras da Europa – a família Guinness”, sim, a que é a dona da cerveja que fabricam. A proposta é reimaginar o período imediatamente após a morte de Sir Benjamin Guinness, o homem responsável pelo sucesso extraordinário da cervejaria, e impacto desse evento nas vidas de seus quatro filhos adultos: Arthur (Anthony Boyle), Edward (Louis Partridge), Anne (Emily Fairn) e Ben (Fionn O’Shea), além de pessoas interligadas com a família como Sean Rafferty (James Norton), Ellen Cochrane (Niamh McCormack), Byron Hughes (Jack Gleeson) e John Potter (Michael McElhatton), entre outros.

Serão oito episódios, rodados especialmente em Dublin e nem saiu do papel, mas Casa Guiness já tem sido comparada à Succession. A família Guinness com sua linhagem nobre , com Condes e Príncipes, tem grande relevância na Irlanda por, claro, por sua cervejaria, mas também presença significativa em bancos, na política e até Igreja. Obviamente é o ramo cervejeiro que vai liderar nosso interesse.
Em 1759, Arthur Guinness usou a herança de 100 libras esterlinas, deixada a ele por seu padrinho, para fundar o negócio da família em St James’s Gate, em Dublin. Em menos de 10 anos, começou a fabricar ‘porter’, que viria a ser conhecida como ‘Guinness’ na década de 1840, e, quando Arthur morreu em 1803, já era o homem mais rico da Irlanda.
A força dos Guinness cresceu ainda mais após a 1ª Guerra Mundial, por conta do vácuo deixado pelos ingleses mortos, traumatizados ou financeiramente arruinados, fazendo com que a família irlandesa ganhasse títulos de nobreza concedidos pela Rainha Vitória. Isso mesmo, são nobres e comerciantes. Porém, nos bastidores, os Guinness sempre foram considerados “complicados” e é provável que a série Casa Guinness enderece a famosa “maldição Guinness”, devida às trágicas mortes por suicídios e assassinatos que marcam a família.
A corrente que vai ser a espinha dorsal da história da Netflix são os herdeiros de Arthur (o mais velho) e vale antecipar alguns fatos.
Qual é a história?
Arthur II (Boyle) terá carreira política como Membro Conservador do Parlamento pela Cidade de Dublin, onde apoia o “sindicalismo construtivo” e na aproximação da Irlanda com a Inglaterra. Eventualmente vende sua parte nos negócios da cervejaria para Edward (Partridge), sendo elevado à nobreza, como Barão Ardilaun, de Ashford, no Condado de Galway. Conhecido por sua filantropia, investiu no paisagismo e transformou a Irlanda em ponto turístico. Arthur era tão famoso que James Joyce o cita várias vezes no clássico Ulysses como excelente exemplo irlandês de respeitabilidade convencional vitoriana.
Ele se casará, por amor, com Lady Olivia Charlotte Hedges-White, filha do Conde de Bantry, no Condado de Cork, mas eles não terão filhos. Seus títulos serão herdados pelos sobrinhos.
Benjamin (O’Shea) se casará com Henrietta, filha do Conde de Howth e se mudara para a Inglaterra, onde será capitão da Royal Horse Guards.
Anne (Fairn) ficará famosa por sua filantropia, se envolvendo em causas que ajudam os pobres e doentes de Dublin, fundando um centro de treinamento para enfermeiras da Igreja da Irlanda. Ela se casa com o Barão William Plunket e tem dois filhos e quatro filhas. Embora felizes, ela sofria de uma doença degenerativa e morre com apenas 50 anos.
Edward (Partridge) é o Guiness a se prestar atenção. O conde de Iveagh (se pronuncia Aivár), é efetivamente que vai conduzir os negócios e será o homem mais rico da Irlanda, mas também um filantropo proeminente, lembrado por ajudar os sem-abrigo em Londres e Dublin.
Nos negócios da família, por não ser o primogênito, começou como diretor administrativo até se tornar presidente do conselho vitalício, comprando a parte das ações de Arthur, isso com apenas 29 anos. Se aposentou aos 40, já multimilionário. Sua esposa, Adelaide Maria, era sua prima de 3º grau e descendente da linha bancária da família Guinness. Eles tiveram três filhos.
De onde conhecemos o elenco?
A grande excitação é a união de tantos bons atores no elenco, que certamente podemos listar de onde você conhece cada um:
Anthony Boyle, o vimos em Manhunt e Masters of the Air.
Louis Partridge, que tem o papel de maior “futuro” entre os irmãos Guinness, estrelou Enola Jones e Pistol.
Emily Fairn está em Mary e George.
Fionn O’Shea está em Masters of the Air e Normal People.
James Norton estrelou McMafia e está em Bob Marley One Love
Niamh McCormack é conhecida por nós em The Witcher.
Jack Gleeson e Michael McElhatton são inesquecíveis como vilões entre vilões em Game of Thrones.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário Adicione o seu