Rivalidade Atreides vs. Harkonnen: Origens e Consequências

A nova série que promete pegar os fãs de jeito em 2024 é Duna: Profecia a série prequel da trilogia Duna e que vai contar em seis episódios como há 10.000 anos antes da ascensão de Paul Atreides (Timothée Chalamet), as duas irmãs Harkonnen – Valya (Emily Watson) e Tula (Olivia Williams) – combatem forças que ameaçam o futuro da humanidade e estabelecem a lendária seita que se tornará conhecida como Bene Gesserit.

As Bene Gesserit são uma irmandade cujo objetivo principal é a manipulação genética e social para alcançar um futuro que elas consideram mais benéfico para a humanidade. Elas também buscam criar o Kwisatz Haderach, um ser masculino com habilidades mentais e premonitórias extraordinárias, que elas acreditam que será capaz de ver todos os futuros possíveis e, assim, guiar a humanidade de maneira segura e próspera.

Para alcançar esse objetivo, as Bene Gesserit utilizam várias técnicas, incluindo a educação rigorosa, o treinamento físico e mental, e a manipulação política. Elas são conhecidas por suas habilidades em controle mental, leitura de emoções, e manipulação de eventos e pessoas para atingir seus fins. Além disso, as Bene Gesserit mantêm um programa de procriação cuidadosamente controlado, casando membros de famílias nobres para produzir descendentes com as características desejadas.

Entre as Bene Gesserit, Valya e Tula vão obter poder e vingança. Valya é a personagem central, determinada a restaurar o nome e a honra da família Harkonnen, que considera injustamente manchados no passado, Já Tula também está envolvida nos esforços liderados por Valya, compartilhando a mesma determinação e ambição. Juntas, as irmãs Harkonnen são extremamente perigosas e nutrem profundo ressentimento e ódio pela família Atreides.

A Rivalidade das Casas

No universo de Duna, os Atreides e os Harkonnens são como os Montequio e Capuleto de Romeu e Julieta: a aversão mútua é repassada de geração em geração, começando durante a Jihad Butleriana, o conflito dos humanos contra máquinas pensantes. Durante esse período, Xavier Harkonnen, um ancestral de Valya e Tula, foi acusado por seu filho, Vorian, de trair a humanidade e favorecer as máquinas. Vorian passa a adotar o sobrenome de Atreides enquanto os Harkonnen têm a reputação manchada e essa mudança de lado marca o início da longa rivalidade entre a Casa Atreides e a Casa Harkonnen.

Coincidentemente (ou não), a família Atreides prosperou enquanto os Harkonnens estavam no ostracismo. Valya e Tula acreditam que essa ascensão tenha sido alcançada injustamente, alimentando a animosidade que se torna uma força motriz para as irmãs planejarem a aniquilação dos Atreides. Para piorar, Desde Vorian Atreides é visto como um herói da Jihad Butleriana, conhecido por sua honra, integridade e qualidades de liderança. Tudo que elas consideram falso.

Valya Harkonnen: a estrategista da vingança Harkonnen

Valya cresceu ouvindo o ressentimento de sua família à traição de Vorian, transformando ele e seus descendentes inimigos mortaus para os Harkonnen. Nesse jogo de vingança, ela usa seus irmãos no seu projeto de assassinar todos da linhagem Atreides.

Ainda nova (Jessica Barden), se revelou uma estudante promissora da Madre Superiora Raquella Berto-Anirul dentro da Irmandade de Rossak, se destacando em seu treinamento e provando ser uma das Irmãs mais fiéis e talentosas. O treinamento também contou com a colaboração próxima com a Irmã Karee Marques, uma das últimas Feiticeiras de sangue puro, ensinando à Valya sobre drogas e venenos.

Com a confiança que tinha de Raquella, Valya ée uma das poucas a saber do segredo dos computadores da Irmandade, ajuando na negociação com o Imperador Corrino (Mark Strong). Para surpresa de Valya, ela está na Corte quando Vorian Atreides, que ela nem sabia que ainda estava vivo, pede ao Imperador proteção para seu planeta, Kepler.



Vendo uma oportunidade para sua vingança, Valya avisa a Griffin sobre o paradeiro do inimigo deles e ele vai até Kepler, mas lá descobre que Vorian estava exilado em Arrakis, em troca da segurança dos Keplerianos. Indo atrás de Vorian, Griffin é morto por Hyla Atreides, irmã dele, mas Valya guarda ainda maior ódio do herói da Jihad Butleniana.

A Ordem Rossak é suspensa pelo Imperador, mas antes disso a Irmã Dorotea (Camilla Beeput), uma simpatizante do movimento Butleriano e melhor amiga de Valya, toma a droga rossak que a faz reverenda. Depois da notícia da morte de Griffin, Valya decide se tornar a terceira Reverenda Madre e ajudar na reconstrução da Irmandade.

Um casamento político e trágico

Valya descobre um novo ramo extenso da família Atreides que originou em um Vorian com Leronica Tergiet durante a Jihad Butleriana. Ela consegue fazer o casamento de Tula Harkonnen com Orry Atreides, ostensivamente como uma aliança política, mas na verdade era apenas um atentado contra os inimigos e ele é assassinado por Tula na noite de núpcias, por ordens de Valya. O que era inesperado era que Tula realmente amasse Orry.

Dentro da Irmandade há também correntes opostas lutando pelo Poder, com Raquella anunciando que Valya e Dorotea seriam co-líderes. Sem que as outras saibam, Valya usa o poder de Voz para forçar Dorotea a cometer suicídio, sendo assim única Reverenda Madre Superiora da Ordem reunida e rebatizando a ordem como Bene Gesserit.

A essa altura, Tula é alvo de uma tentativa de assassinato tanto por Vorian como pelo irmão de Orry, Willem Atreides, como vingança, mas Valya a salva e passa a manipulá-la para seguir com o projeto de acabar com a linhagem de seus inimigos.

Eventualmente o confronto de irmãos e irmãs é inevitável e Tula e Valya duelam com Vorian e Willem, mas Tula revela estar grávida. A briga é interrompida

Altamente habilidosa, Valya consegue monitorar minúcias em outras pessoas, para detectar emoções ocultas, motivações, agendas ou até mesmo coisas físicas, como armas escondidas, um sotaque falso, cirurgia ou engano em geral. Ela ama Tula e acredita na sua força, por isso a traz para a Irmandade, mas discorda pela simpatia de sua irmã pelos Atreides.

Outra mulher que Valya tem influência é sobre a filha do Imperador, Princesa Inez (Sarah-Sofie Boussnina), que também estava com a Irmandade Rossak.

Trama com densidade e reviravoltas

Se há uma caraterística na adaptação de Duna para os cinemas, que pode estar nos livros (não li) é a complexidade entre antagonistas e mocinhos, pelo menos na ala masculina, virá quando Paul Atreides assumir seu papel cinzento, mas até nisso podemos sugerir uma simplificação: ele é um Harkonnen, mesmo que 50%. E esse gene é o que até agora vem sido dominado pela crueldade, inveja e vingança.

Sim, Paul Atreides é o Kwisatz Haderach que as Besse Gesserit queriam criar: depois de beber e sobreviver a Água da Vida, ele se revela o ser que possui habilidades mentais e físicas extraordinárias, incluindo a capacidade de ver o futuro e acessar memórias ancestrais de ambos os lados de sua linhagem genética. Apenas o Kwisatz Haderach poderia sobreviver, e emerge com poderes ainda mais ampliados.

A história de Paul Atreides como Kwisatz Haderach explora temas complexos de destino, poder e responsabilidade, fazendo dele um dos personagens mais icônicos da literatura de ficção científica. Já a série da MAX, que estreia em novembro (podemos esperar novo trailer em breve), será significativa para entender a raiz de todo drama da Saga. Será que serão como House of the Dragon, que usou as lacunas do livro para nos sugerir outra narrativa? A ver. Eu aposto no carisma de Emily Watson para nos fazer temer e odiar Valya Harkonnen, mas, pelo menos, entendê-la também.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário