Drama e Ação: O que Esperar na Quarta Temporada de Slow Horses

Sou das fãs do primeiro segundo de Slow Horses, a série da Apple TV Plus que chega à sua quarta temporada em setembro de 2024. Haverá muitas reviravoltas, vamos recapitular alguns fatos e personagens importantes?

Os Principais Cavalos na Corrida da Espionagem

  • Jackson Lamb (Gary Oldman): Chefe direto, mal humorado crônico e higienicamente questionável do escritório dos agentes afastasdos ou problemáticos da M5, localizado em Slough House. A função do escritório e o nome da rua ajudam ao apelido de pangarés, ou “slow horses” porque ali estão os agentes “exilados” que trabalhos braçais em vez de serem demitidos.

    Jackson foi um dos agentes mais importantes e efetivos durante a Guerra Fria, mas hoje só dorme, bebe e xinga as pessoas. Finge não querer trabalhar muito, mas mesmo com “preguiça” é acima de todos na esperteza. E, por mais que deteste sua equipe, ele a defende por são “seus pangarés”. Sabemos que não é bem assim…
  • Diana Taverner (Kristin Scott Thomas) é a inescrupulosa, ambiciosa, irritante, arrogante e inimiga de Jackson Lamb. Revoltada por não ser a chefe da MI5, ou seja, “primeira mesa”, como a segunda em comando, ela supervisiona a Slough House e vinha tentando há três temporadas derrubar sua chefe, Ingrid Tierney (Sophie Okonedo) num jogo de xadrez onde sacrificaram muitos peões sem hesitação.

Diana é muito inteligente e é cruel, uma combinação perigosa.

  • River Cartwright (Jack Lowden) é o agente afastado da MI5 na primeira temporada, depois de um erro de seu colega, Spider Webb (Freddie Fox) que acabou na sua conta. Impulsivo, River é excelente, mas ainda longe do perspicácia de Jackson, Ingrid, Diana ou de seu avô ô David Cartwright (Jonathan Pryce), uma antiga figura sênior do MI5, o que lhe oferece um certo nível de proteção e que, no passado, trabalhou com Jackson Lamb.

Quando River souber combinar sua energia com habilidade de analisar informações e criar estratégias, terá mais chances, mas, por hora, está sempre no olho do furacão quase por acidente.

  • Catherine Standish (Saskia Reeves) a secretária é o ponto fraco de Jackson Lamb porque ele se sente culpado por várias das tristezas no passado dela. Ex-alcoolatra, Standish é extremamente inteligente e atenta, embora as pessoas não desconfiem de suas habilidades.

    Com informações truncadas em todas as temporadas, sabemos que Lamb esconde dela como o amado chefe, Charles Partner, foi realmente morto ainda na Guerra Fria. Oficialmente foi suicídio, mas sabemos que foi Lamb que o matou, por ordem de David Cartwright porque Partner era informante duplo para os russos.

    Diana sabe a verdade, mas apenas no final da terceira temporada finalmente Lamb revela pelo menos parte da história real, omitindo sua participação, claro. Revoltada, ela pede demissão e com isso, ao voltarmos à Slow Horses ainda está incerto o seu retorno.

O que rolou até aqui

Em todas as temporadas, menos na segunda, mas ainda assim com um papel relevante, as confusões são provocadas por Diana, apelidada de “Lady Di” por Lamb.

Na primeira temporada, ela envolveu os slow horses na investigação de uma conspiração terrorista de direita, liderada por uma organização supremacista branca que sequestrou um estudante muçulmano e ameaçou decapitá-lo. Na verdade era uma armação que deu errado quando o ex-agente infiltrado de Diana é descoberto por seus companheiros e morto. A equipe, com a ajuda inortodoxa de Lamb, precisa rastrear os terroristas para salvar o refém e também impedir que Diana acabe com a carreira deles.

Na segunda temporada, vivemos um pouco do pânico da Guerra Fria quando russos treinados pela União Soviética parecem ter despertado uma célula adormecida e planejam um ataque terrorista em Londres.



Parte uma vingança contra Lamb e David Cartwright, os russos provocam baixas sentidas na equipe dos slow horses. No final das contas, mais uma vez Diana precisa da vitória dos agentes que tanto destesta para salvar sua carreira e (quase) todos sobrevivem para uma nova aventura.

Na terceira temporada, a mais violenta até o momento, mais uma vez temos operações sujas do MI5 indo parar nas mãos dos pangarés. Um ex-agente da MI5 de Instambul se vira contra a agência quando sua namorada, também agente, é morta de forma suspeita.

Sua vingaça parece um tanto confusa e deixa um rastro de mortes no caminho, ameaçando a vida de Standish que é feita refém. Na verdade, dessa vez Diana não é a responsável, mas pode lucrar com o resultado pois é Ingrid que está tentando cobrir seus passos e manda matar todos os Slow Horses, que, inadvertidamente são tragados mais uma vez para fazer o trabalho sujo e levar a culpa pelos erros. Os pangarés têm mais uma vitória e dessa vez, com Diana celebrando também.

Os ‘segredos’ da quarta temporada

Há vários dramas em meio à ação e a diversão de Slow Horses. Há o dilema de Jackson Lamb, que se sente culpado pelo que teve que fazer como espião, em especial matar seu amigo, Charles Partner. É por conta desse crime que ele pediu para ser demovido de sua função e encostado em Slough House.

Lamb sofre – à sua maneira – por Standish, cuja dependência alcoolica a faz ser uma mulher apagada e triste, sempre olhando para um passado que nunca foi o que imaginou. Ele tenta poupá-la, mas finalmente desfez para ela a imagem perfeita de Charles, na verdade um espião mercenário e duplo.

Com o afastamento de Standish, Lamb perde o elo humano com sua equipe e fica ainda a dúvida se um dia vai explicar e revelar a verdade completa para a secretária, incluindo como Charles realmente morreu.

Para piorar, vemos no trailer que mais uma vez teremos baixas na equipe, isso sempre o abala mais do que revela.

River Cartwright também está com problemas pessoais. Seu avô, que o criou e é seu principal aliado e conselheiro, está com demência, ficando cada dia mais confuso e perigoso. Afinal, sua memória fica vulnerável e ele pode revelar informações impróprias para a Segurança Nacional.

É exatamente o que o antagonista da hora, Frank Harkness (Hugo Weaving), aproveita. O mercenário tem uma questão extremamente pessoal com David que ameaça não apenas o país, mas River também.

A temporada estreia dia 4 de setembro!



Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário