Intriga e Mistério em Slow Horses: Novidades e Tensão Crescente

O trailer de Slow Horses revelava tanta coisa da 4ª temporada, que não ficou exatamente ruim, mas um tanto desnecessário, todo o esforço de criar um grande suspense sobre “a morte de River Cartwright”. Concordam?

Quem lê os livros está em constante tensão sobre o risco de morte do nosso complexo herói, mas River Cartwright não morreu em Slow Horses. Pelo menos ainda não. Dito isso, a temporada volta com uma explosão e várias novidades, precisamos estar atentos a elas.

Aqui em MiscelAna já falei da trama completa da temporada, mas vamos ao que vimos nas telas?

Depois de todo jogo estratégico e confusão da temporada passada, Ingrid Turney efetivamente caiu da Direção do MI5, mas Diana Tarvener mais uma vez foi preterida para a posição e agora é pior, o escolhido está perdido, inseguro e claramente sem a capacidade de exercer a função. Ela vai fazer a vida de Claude Whelan um inferno!

Em Slough House temos duas pessoas novas, saberemos mais delas à frente. Por hora, Louisa ficou próxima de River, e todos sentem falta de Catherine Standish, que efetivamente deixou a equipe.

Começamos imediatamente com uma tentado terrorista em Londres, com a explosão de um shopping e o MI5 inteiro tentando entender motivo e quem está por trás de tudo. Aparentemente sem conexão, temos David Cartwright em avançado processo de demência, o que faz River ficar triste e preocupado. Ele diz a Louisa que há momentos em que o avô nem o reconhece. Parece que testemunhamos um quando River vem visitá-lo e David atira contra ele.

Pois é: o mistério de quem dos pangarés morreu fica nos forçando a acreditar que foi River, mas todos vimos o trailer e sabemos que a menos que a história passe para um flashback, ele está vivo ainda. Achei essa parte do roteiro um tanto irritante, mesmo que em tese bem amarrada. Em tempos de spoilers inevitáveis – e há o livro que estraga tudo também – me senti como se estivesse brincando com uma criança tentando fazer um truque de mágico enquanto via tudo que estava acontecendo.

Dito isso, vamos à “morte de River Cartwright”: ele nos avisa que David anda paranóico, se sentindo perseguido e observado, mas como ele, pensamos se tratar de delírios. Numa noite de chuva ele recebe a visita de alguém, que se apresenta como River (e ouvimos sua voz, nunca vemos seu rosto) e bum! David atira nele. Antes, como vimos, David olha uma foto dele com o neto.

Assustado, David foge e é Jackson Lamb que é destacado para vir reconhecer o corpo de River. Lamb ainda está nojento e intragável, faz a ironia que faltando o rosto (que levou o tiro) é mais difícil, mas reconhece que foi seu agente que foi assassinado. Dali, ele vai imediatamente até a casa de Standish e no vai e vem entre eles, ele a confronta que não apenas já sabia do “assassinato” como está abrigando David. Na verdade, River está vivo – mas desaparecido – e David está confuso, não sabemos ainda o que aconteceu.

O episódio termina com River no interior da França, com um passaporte que parece ser do homem assassinado no seu lugar. O que ele está procurando? Não sabemos ainda, mas tem toda cara de Lamb já tem uma idéia. O que podemos esperar?


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário