Emily Bronte escreveu O Morro dos Ventos Uivantes há 147 anos, mas ainda hoje o Cinema não acredita ter sua versão definitiva. Ao que parece, todo ator de renome tem que interpretar Hamlet e Heathcliff em algum ponto de sua carreira. O próximo? Jacob Elordi.
Jacob foi anunciado, ao lado de Margot Robbie, para estrelar uma nova adaptação da obra, dirigido pela talentosa Emerald Fennell. O projeto ainda está nos primeiros estágios, mas gera discussão e expectativa. Afinal, Emerald é, goste de seus filmes ou não, uma das diretoras mais interessantes do momento, com dois filmes que conquistaram o público por sua originalidade e ousadia. Seja a segunda temporada de Killing Eve, ou os longas Bela Vingança (Promising Young Woman) – pelo qual ela ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original – e Saltburn, um dos grandes sucessos de 2023, a única coisa que não podemos negar é que ela tem humor, inteligência e originalidade.

Seriam características necessárias para um clássico? O Morro dos Ventos Uivantes é uma obra que continua a ser estudada e admirada por sua complexidade emocional, inovação narrativa, e profundo impacto na literatura ocidental, e é considerado por muitos uma das grandes obras da literatura. Um filme de época é algo que deixa curiosa na visão da diretora.
No mais, entendo sua fixação. A história é sobre o relacionamento turbulento, obsessivo e doentio entre Catherine Earnshaw e o misterioso Heathcliff. Basicamente, dois temas que Emerald adora explorar e os detalhes de como ela vai trabalhar essa adaptação não foram mencionados. Seja como for, agora qualquer projeto assinado por ela agita a indústria.
Tenho uma curiosidade um tanto preconceituosa que é a escalação de Margot para o papel da complexa Cathy. Não por falta de habilidade da atriz, imagina!, mas porque no livro, Cathy é bem mais jovem que ela. Aliás, BEM mais jovem. Ela tem apenas 18 anos quando morre (desculpe o spoiler se você não leu o livro) e Margot hoje tem 34. Jacob, que tem 27, pode se encaixar pois Heathcliff chega até a uma idade avançada, e ele te interpretado um adolescente em Euphoria.

Obviamente, nenhuma das montagens anteriores essa questão da idade foi levada em consideração até porque a profundidade e densidade dos sentimentos dos dois protagonistas, cujo amor é profundo e eterno, mas destrutivo, demandavam uma maturidade artística que talvez os atores mais velhos dominassem mais.
O último filme de Margot Robbie foi o mega sucesso Barbie e atualmente ela está aguardando o nascimento do primeiro filho. Antes de O Morro dos Ventos Uivantes, ela será vista em A Big Bold Beautiful Journey, previsto para maio de 2025. Já Jacob Elordi está escalado para estrelar Frankenstein de Guillermo del Toro (outro grande clássico da literatura).
Como Emerald é rápida entre escrever e produzir, uma vez que seus protagonistas estão definidos, podemos esperar o lançamento para o final de 2025 ou início de 2026. Claro, vamos acompanhar!
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
