Frank Harkness: O Vilão de Slow Horses Temporada 4

A temporada 4 de Slow Horses está um tanto diferente pois as histórias por trás do atentado terrorista assim como a tentativa de assassinato de David Cartwright (Jonathan Pryce) só foram – de alguma forma – explicadas no episódio 4, e a adrenalina só aumenta. A tensão constante e uma ameaça muito real aos personagens que amamos faz com que tudo fique em constante risco o tempo todo.

Agora sabemos quem está por trás da bomba no shopping em Londres e quem quer matar os dois Cartwrights, só não foi verbalizada a última ligação pessoal entre as duas coisas, mesmo que indiretamente.

O grande vilão da hora é o assustador Frank Harkness, interpretado por Hugo Weaving, que está em Londres para resolver seus negócios. A bomba, que matou e feriu tantas pessoas foi uma encomenda de um grupo terrorista islâmico, que está furioso com o fato de que não foi “discreto” o suficiente (ainda não entendo os graus de discrição em ataques como esse) e deixou pontas soltas. Foi para não chamar a atenção que contrataram Harkness e com tanta ponta solta consideram que o contrato não foi cumprido e para encerrá-lo, vão matá-lo ali e agora.

Embora seja bizarro ouvir mercenário discutindo descontos e reembolsos enquanto percebe ao seu lado todo o preparo para sua execução, mas ele consegue na hora H ganhar uma extensão de algumas horas para apagar os traços que possam expor o acordo. Isso significa que os Cartwrights têm que morrer até meia-noite, assim como Sam Chapman, o funcionário de David que esteve em Lavande há décadas atrás e em contato com o vilão.

Isso obviamente não é boa notícia para os pangarés que também estão tentando escapar dos cachorros soltos de Diana Tarvener (Kristin Scott Thomas). Estou falando, ansiedade poderia ter sido o título do episódio. River está num trem voltando da França (depois de escapar por pouco dos estranhos cidadãos de Lavande) e David está perdido em algum lugar em Londres.

Depois de salvar Chapman, Jackson Lamb (Gary Oldman) cobra dele a explicação do que está acontecendo com Cartwright e a história é incompleta: Chapman foi enviado para Les Arbres, um campo de treinamento de mercenários, levando armas e dinheiro em troca de uma jovem grávida, que ele não sabe o nome ou a razão pela qual David tivesse interesse nela. A jovem não queria ter deixado a França, mas a negociação foi feita. Assim que ela pôde, fugiu. Ao ser indagado da reação do avô de River sobre isso, Chapman explicou que ele parecia estar esperando que ela fugisse e não se irritou. Lamb parece ter juntado boa parte do quebra-cabeça aí, nós também não? Voltaremos a isso mais à frente.

Cientes de que Chapman ainda corre risco e que as horas voam, vemos então nossos “heróis” correndo da MI5 enquanto o verdadeiro risco os cerca cada vez mais de perto. De ambos os lados.

Quando é inevitável, Lamb compartilha as verdades com Diana: River (Jack Lowden) foi para a França atrás de quem tentou assassinar seu avô, David estava com Standish (Saskia Reeves) e agora está perdido, mas ninguém realmente acredita nele. Tudo é para ganhar tempo.

Quando Chapman se separa dos pangarés sabemos que ele já era e de fato acaba sendo morto antes de deixar o país, mas David é encontrado muito confuso acreditando que está indo informar ao MI5 dos atentados, mas nem ele sabe muito bem o que está acontecendo. Standish mais uma vez salva o dia (está divertido vê-la em campo e como Lamb confia e gosta dela, mesmo negando o tempo todo). David pode estar agora seguro, mas River segue exposto e o próprio Frank Harkness está em seu encalço.

Como um ótimo thriller de ação, é um nervoso jogo de gato e rato sem que River desconfie todos os riscos. Ele está cismado com a imagem que fotografou em Les Arbres e vai direto para a casa do avô para mexer em suas fotos antigas, localizando e entendendo o que ela é. O problema é que dessa vez ele não consegue enganar Emma Flyte e acaba sendo preso pela MI5.

Sobre as outras pontas soltas. Diana está mal com seu chefe, Claude Wheelan, que não é tão tolo quanto ela esperava, mas ela insiste com ele que o MI5 tem que encobrir o envolvimento de agentes locais para identificar quem está por trás do atentado e os dois divergem sobre como trabalhar. Diana tem mais informações para já estar sacando o que está acontecendo, mas claramente ainda não entendeu como David está no meio de tudo.

Mas nós já sabemos, volto a insistir. Vamos aos spoilers!

A mãe de River é a jovem que David resgatou de Les Arbres fazendo negócios com terroristas para salvá-la. Portanto Harkness que matá-lo por uma vingança extremamente pessoal. Se ainda não associou desculpe revelar mas River Cartwright é filho de Frank Harkness e David fez tudo que pôde para ter seu neto fora das garras dele. Ainda está fazendo. O contrato com o grupo islâmico foi uma oportunidade que Harkness calculou mal para ganhar dinheiro e – uma vez em Londres – acertar as contas com o passado.

Dito tudo isso, ainda não li o livro mais vou me informar: a “independência” de Flyte e empenho de localizar os Cartwrights sem informar Diana só pode significar uma coisa: ela está na equipe de Harkness também.

Que temporada! Ansiosa para a próxima revelação!




Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário